O estudo Oeste Metropolitano: Realidades e desafios para o desenvolvimento regional sustentável, lançado pela Agência Condepe/Fidem, traz dados ambientais preocupantes e serve de alerta para os gestores públicos.
Cinco dos 11 municípios do Oeste da Região Metropolitana do Recife não atualizaram a Lei de Uso e Ocupação do Solo, fundamental para disciplinar as construções. E assim proteger nascentes e margens de rios, por exemplo.
Estão com essa pendência Araçoiaba, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Paudalho e São Lourenço da Mata.
Estão atualizadas as cidades de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Paulista e Recife.
A pesquisa da Condepe/Fidem mostra que apenas Recife e Cabo de Santo Agostinho possuem legislações específicas sobre meio ambiente.
Os demais municípios terão que correr contra o ritmo acelerado da economia se pretendem, de fato, adotar o desenvolvimento sustentável como padrão.
A região, com grande potencial de crescimento e impulsionada pelo projeto da Cidade da Copa, em São Lourenço, possui 31 reservas ecológicas.
Dessas reservas, duas são parques estaduais, oito são florestas urbanas e 21, refúgios da vida silvestre.
Fonte:http://blogs.diariodepernambuco.com.br/meioambiente/index.php/2011/11/no-quesito-meio-ambiente-municipios-andam-devagar/
Nenhum comentário :
Postar um comentário