sábado, 4 de fevereiro de 2012

Ações para barrar os viadutos

A licitação da obra dos quatro viadutos da Avenida Agamenon Magalhães será em março, mas os moradores que residem nas vias do entorno ainda não se conformaram com o projeto e entraram com duas ações: uma no Ministério Público Federal e outra no Ministério Público de Pernambuco. Elas questionam a ausência de um estudo de circulação nas vias do entorno para saber quais os impactos da obra para a cidade e ainda a razão dos projetos terem sido bancados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE).

Os documentos já foram entregues e anexados a eles, um abaixo-assinado com 100 assinaturas. “A gente acha muito estranho que a Urbana, que é parte interessada, tenha participado da elaboração do projeto”, revelou a moradora Valéria Moura. Já em relação ao estudo de circulação de tráfego, os moradores querem um posicionamento da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) se o projeto do governo do estado trará ou não benefícios para o tráfego. “A Prefeitura do Recife não vem se posicionando sobre essa questão e a gente quer que o Ministério Público solicite à CTTU um estudo confirmado se será benéfica ou não a obra”, afirmou Valéria Moura.


De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura do Recife, a CTTU só irá se pronunciar quando for provocada pelos ministérios públicos Federal e Estadual. O secretário-executivo de Mobilidade Urbana da Secretaria das Cidades, Flávio Figueiredo, confirmou que os projetos foram bancados pela Urbana.


“É a contrapartida dos empresários. O estado está investindo na infraestrutura e eles pagaram a execução do projeto. Foi um convênio assinado pelo estado e publicado no Diario Oficial”, revelou. A elaboração do projeto custou R$ 1 milhão. Os empresários também haviam bancado o projeto anterior feito pela equipe do urbanista Jaime Lerner do corredor Norte/Sul, que previa um elevado por cima do canal, mas que foi descartado para executar o novo projeto dos viadutos.


Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2012/02/04/vidaurbana1_0.asp

Nenhum comentário :

Postar um comentário