sábado, 4 de agosto de 2012

Senador ganharia do deputado, no segunto turno



Para 15% dos eleitores do Recife, os dois candidatos não teriam seus votos


A segunda pesquisa de intenções de voto Folha/TV Globo/Ibope mostra que ainda existe uma polarização entre os candidatos a prefeito do Recife, senador Humberto Costa (PT) e o deputado Mendonça Filho (DEM). Com uma diferença de 15 pontos percentuais na estimulada - em que aparecem os nomes de todos os postulantes -, o petista e o democrata seriam os protagonistas do segundo turno, neste momento. Sendo assim, a sondagem avaliou quem poderia vencer o pleito. Humberto ganharia com 45%, enquanto Mendonça seria a opção de 35% dos eleitores. De acordo com a pesquisa, 15% dos entrevistados votariam nulo ou em branco, enquanto 5% responderam que ainda não sabem quem escolher na hipótese de segundo turno.

Humberto Costa tem maior vantagem entre o público feminino. De acordo com a pesquisa, 46% das mulheres votariam nele. Sua maior inserção é entre os jovens de 16 a 24 anos (56%). 

Avaliando o grau de escolaridade, é possível perceber que o eleitorado que possui ensino médio é o que mais daria votos ao candidato do PT (48%). O petista também tem a preferência daqueles que têm renda familiar de um a dois salários mínimos. Deste eleitorado, 49% declararam que votariam em Humberto Costa numa eventual disputa direta com Mendonça Filho.

Os menores índices de intenções de voto do petista foram registrados entre os eleitores com mais de 50 anos (39%), os que têm escolaridade até a 4º série do ensino fundamental (41%) e dentre aqueles que recebem mais de cinco salários mínimos (40%). Entre o eleitorado masculino, Humberto recebeu 45% de intenções de voto.

Por outro lado, o candidato democrata também mostrou que tem maior inserção entre o público feminino. Das mulheres entrevistadas, 35% declararam preferência por Mendonça se ele concorrer com Humberto Costa. Conhecido por ter um perfil mais conservador, Mendonça seria a melhor opção para eleitores com 50 anos ou mais. Nesta faixa etária, o democrata tem 37% da preferência do eleitorado. Aqueles que estudaram até a 4ª série do Ensino Fundamental é o que mais se identificaria com ex-governador (41%). No quesito renda familiar, Mendonça seria o preferido dos que ganham até um salário mínimo (40%).

O candidato do DEM teria menos votos entre o público que tem a faixa etária de 30 a 39 anos (32%); dos que possuem ensino superior (31%) e entre aqueles que têm renda familiar de dois a cinco salários (32%). No público masculino, o democrata receberia o voto de 34% dos eleitores. 




Nenhum comentário :

Postar um comentário