segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Os desafios da Chesf


Por Rochelli Dantas
Da Folha de Pernambuco

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), subsidiária de maior lucro do Sistema Eletrobras, será indenizada em R$ 6,7 bilhões pelo Ministério de Minas e Energia por ter aceitado antecipar a renovação das concessões de suas usinas de 2015 para 2013.

A concessionária poderá escolher se quer receber o valor à vista ou em parcelas mensais a serem pagas até o vencimento do contrato de concessão. O valor é tão alto quanto os desafios.

O pagamento da indenização foi uma das condições impostas pela presidente Dilma Rousseff para baratear a conta de energia para o consumidor final a partir de janeiro de 2013.

Ainda há muito o que fazer. Segundo o presidente da Companhia, João Bosco de Almeida, ainda não há como estimar quais estratégias devem ser adotadas para reduzir o preço da energia, mas, a partir de agora, começam a ser feitos os estudos de viabilidade, levando em consideração o caixa da empresa e os valores propostos a serem pagos pela União. Tem mais.

Com o valor da indenização em caixa, cabe a companhia tirar do papel os projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis. Como já havia anunciado o presidente da estatal, as prioridades serão as fontes de energia eólica e solar.


Nenhum comentário :

Postar um comentário