Programa federal é destinado a pessoas com deficiência, com objetivo de inserção social
Foto: Valter Andrade
A Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu em Jaboatão dos Guararapes, o primeiro encontro em Pernambuco sobre o programa federal "Viver Sem Limites". Trata-se do conjunto de iniciativas para que as pessoas com deficiência sejam incluídas na sociedade, com atenção especial àquelas que se encontram em situação de pobreza extrema. O objetivo do programa é promover a cidadania, autonomia e fortalecer a participação dessas pessoas, eliminando barreiras e permitindo o acesso aos bens e serviços disponíveis a toda população.
A abertura do evento aconteceu nesta sexta-feira (01º/03), na faculdade Guararapes, Piedade, e reuniu gestores municipais da Região Metropolitana do Recife. A intenção é que todos conheçam as ações e façam adesão ao projeto.
A palestra de apresentação do "Viver Sem Limites" foi realizada por Anderson Correia, representante da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que, na ocasião, explicou todo o processo de criação e execução do programa. Segundo ele, o trabalho é baseado em quatro eixos: acesso à Educação, acessibilidade, atenção à saúde e inclusão social. A exemplo de oferecer transporte escolar acessível e salas de aulas multifuncionais.
Representando o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, a secretária de Desenvolvimento Social, Karla Menezes, destacou o momento de fundamental relevância para que a inclusão social seja assegurada a todos. “São passos como esse que estão sendo dados, entre as esferas Federal, Municipal e Estadual, que contribuem para que possamos trabalhar em conjunto e beneficiem as políticas públicas para as pessoas com deficiência”.
Menezes ressaltou que a cidade já informou à Secretaria Nacional o interesse em aderir ao “Viver Sem Limites” e que será criado um programa municipal, o “Viver Plenamente”. “Incluímos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2013 a criação desse trabalho integrado, que terá vinculo com a Secretaria Nacional, o que reforça o nosso compromisso em ampliar o atendimento”, assegurou a secretária.
O encontro em Jaboatão sobre o “Viver Sem Limites”, seguiu pela tarde e vai até amanhã, sábado (02/03). Os conselhos municipais das pessoas com deficiência também participam dos debates, que são abertos ao público.
O PROGRAMA
Uma equipe enviada pela Secretaria Nacional está visitando todo o País. Como forma de reconhecimento pelas atividades praticadas, Jaboatão foi o município de Pernambuco escolhido para sediar o encontro. Após a coleta dos dados pelas cidades brasileiras, a equipe da Secretaria Nacional fará, em dezembro, outra reunião para definir novas diretrizes.
O Plano Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi lançado em 2011, por meio do Decreto N° 7.612. Até 2014, a previsão é que sejam investimentos de R$ 7,6 milhões.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2013/03/01/NWS,415297,52,554,JABOATAO,2132-JABOATAO-SEDIA-ENCONTRO-SOBRE-VIVER-LIMITES.aspx
Nenhum comentário :
Postar um comentário