A chegada dos profissionais ao município é fruto da parceria com o Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Valorização Profissional da Atenção Básica (Foto: Jorge Macrino/Divulgação)
A população do Paulista vai sentir a partir desta segunda-feira (04) uma mudança significativa no atendimento prestado pelos PSFs (Programa de Saúde da Família) da cidade, segundo a prefeitura do município. É que as unidades de atenção básica à saúde ganharam o reforço de 12 novos médicos generalistas. Com a chegada dos novos médicos, a administração municipal recompõe as equipes dos PSFs que estavam desfalcadas desde o ano passado. Algumas unidades, inclusive, chegaram a ficar sem médicos por quase um ano. O caso mais grave diagnosticado pela Secretaria de Saúde foi do PSF do bairro do Alto da Roseira, sem médico há 11 meses.
“Estive em vários bairros da cidade e nesta semana fui ao PSF de Maranguape II, onde moro há 28 anos. Apesar de conhecer a situação atual, fiquei abismado com a dimensão da questão. Na nosso governo, não vai faltar empenho para enfrentar esse tipo de realidade, onde o povo é o que mais sofre”, frisou Matuto. Na última sexta-feira (1º), o prefeito do Paulista, Junior Matuto, recebeu os profissionais e apresentou as diretrizes do plano de governo para área.
A chegada dos profissionais ao município é fruto da parceria com o Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Valorização Profissional da Atenção Básica (Provab). Eles receberão uma bolsa no valor de R$ 8 mil por mês e passam a prestar serviço na cidade por um ano, podendo renovar por igual período. O pagamento será feito pelo Ministério. A parceria não traz ônus para a prefeitura.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=82641
Nenhum comentário :
Postar um comentário