segunda-feira, 4 de março de 2013

Mercado de olho na maioria feminina


Por Kleber Nunes
Da Folha de Pernambuco

Elas são mais de 97,3 milhões da população brasileira (51% do total), segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Presentes em todos os setores da sociedade, especialmente no mercado, as mulheres, cada vez mais exigentes, têm provocado uma verdadeira revolução nos empreendimentos econômicos. Muitos empresários têm optado pela mudança radical dos seus negócios, colocando-os exclusivamente para atender ao universo feminino e incrementar o faturamento. Outros, de olho no potencial dessa demanda, que procura produtos e serviços diferenciados, já nascem apostando na segmentação para o sucesso da empresa.


Há quase um mês, o Recife conta com um centro especializado em atendimento estético e de saúde para a mulher. Em um só lugar, o empresário Guilherme Ruas conseguiu juntar cinco grandes franquias que oferecem produtos e serviços exclusivos para o público feminino, mais um salão de beleza com artigos importados, equipamentos de ponta e tratamentos modernos. O Centro da Mulher, em Casa Forte, conta ainda com um diferencial: o Auto Spa Express, um lavajato ecológico, ou seja, que não faz uso de água, apenas de produtos químicos, exclusivo para as clientes.

“Em vez de ter que aturar a presença de muitos homens reunidos conversando sobre futebol e bebendo, no Centro da Mulher, elas encontram uma estrutura pensada para atender às suas necessidades em pouco tempo, enquanto esperam o carro ficar pronto”, afirma a gerente geral do estabelecimento, Gabriela Falcão. Ela conta que a ideia nasceu depois de uma viagem a São Paulo no ano passado. “Achamos muito boa e identificamos que aqui não existia nada igual. E ouvindo algumas mulheres, vimos que elas tinham essa necessidade“, explica.

O Centro da Mulher oferece pacotes com dez sessões a partir de R$ 528. No Salão de Beleza Miss Hollywood, os serviços vão de R$ 35, como manicure, a R$ 700, que é o preço para aplicação de megahair com tela. A lavagem completa do carro no Auto Spa Express custa R$ 36. “Todos os serviços são personalizados para atender a necessidade de cada mulher. Nossa intenção é oferecer mais do que um tratamento capilar, por exemplo. É fazer com que elas se sintam bem consigo mesmas em um ambiente feito exclusivamente para elas”, ressalta Gabriela Falcão.

A chance de poder encontrar em um só lugar tratamentos estéticos como depilação, limpeza de pele e peeling, além de nutricionista, uma academia com personal trainer e ainda sair com o carro limpo foi o que atraiu a estudante Larissa Bittencourt, 21. “Fiquei surpresa com a estrutura, não só o salão, mas todo o centro. Perdia tempo em ter que arrumar o cabelo em um lugar, fazer tratamento de pele em outro. E a ideia do lavajato atende justamente ao que eu preciso. Era horrível colocar o carro para lavar e ter que voltar de táxi por não ter onde ficar. Enfim, este centro resolveu os meus problemas e o de várias mulheres”, comenta a cliente.

Mesmo com pouco tempo no mercado, a gerente geral do Centro da Mulher, Gabriela Falcão, diz que os planos são de abrir uma filial no prazo máximo de dois anos, e ampliar o trabalho social da empresa que oferece cursos profissionalizantes gratuitos para adolescentes atendidas pelo Abrigo Lar de Maria, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. “Queremos primeiro sentir melhor o mercado aqui na Zona Norte, mas já estudamos levar nosso negócio para a Zona Sul e a outras áreas da Capital, pois acreditamos no crescimento da demanda”, adianta.


Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=82575

Nenhum comentário :

Postar um comentário