Com o objetivo de aprofundar as investigações sobre a espionagem eletrônica realizada pelo governo dos Estados Unidos, o deputado federal Fernando Ferro (PT) iniciou um processo de coleta de assinaturas para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o petista afirmou que o colegiado, caso instalado, terá a competência para revelar mais detalhes desse caso, que envolve outros países da América Latina.
“O nosso Governo já manifestou, por diversas maneiras, a sua inconformidade, a sua rejeição e a sua reação a essa atividade de espionagem, promovida pelos Estados Unidos, através da internet.E nós estamos diante de um desafio muito grande, que é o de discutir o nosso sistema de comunicação”, defendeu.
Apesar de ainda estar uma fase muito inicial, a iniciativa do deputado Fernando Ferro é muito bem vistas pelos seus pares e tem grande chance de passar na Câmara. Caso o Executivo encampe a proposta, a CPI tem tudo para sair ainda neste semestre.
O caso da espionagem americana chegou ao conhecimento público após denúncia realizada pelo ex-consultor de informática Edward Snowden. Ele trabalhava em uma empresa prestadora de serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA) e é acusado de espionagem pelo governo dos Estados Unidos.
Nenhum comentário :
Postar um comentário