O primeiro negro eleito presidente da maior nação do mundo é também o primeiro a garantir a reeleição (Foto:Reprodução/Internet)
Do Folhape
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu até nossa última atualização, 303 votos no Colégio Eleitoral, contra 206 de seu adversário republicano, Mitt Romney, segundo a apuração provisória elaborada pela imprensa americana com dados do cômputo parcial. No voto popular, o presidente tinha 56.129.652, e Romney 54.674.214.
Como são necessários 270 dos 538 votos do Colégio Eleitoral para eleger o presidente dos Estados Unidos, não há mais nenhuma chance de virada para o republicano.
Obama anunciou sua vitória no Twitter com a mensagem “mais quatro anos”, e agradeceu a seus eleitores.
“Estamos todos juntos. É por isso que fizemos campanha, isso é o que somos. Obrigado”, afirmou o governante em mensagem na qual assina com suas iniciais.
A mensagem do democrata Obama foi retuitada 90 mil vezes em poucos minutos.
Em seguida, o presidente postou uma foto na qual é visto abraçando sua esposa, Michelle, e que os usuários da rede social reenviaram 242 mil vezes.
O presidente obteve a vitória em vários estados antes considerados “indecisos” (sem tendência clara entre democratas e republicanos), entre eles Iowa, New Hampshire e Ohio.
Desde 1960, nenhum presidente chegou à Casa Branca sem vencer em Ohio, que tem 18 votos no Colégio Eleitoral.
Ainda resta saber o resultado em outros estados cruciais, como Flórida e Virgínia.
Em Chicago, onde está o quartel-general da campanha democrata e onde Obama fará hoje um discurso no centro de convenções McCormick Place, houve grande euforia após o anúncio da vitória do presidente.
Em 2008, quando ganhou o pleito que o transformou no primeiro presidente negro da história dos EUA, Obama recebeu 365 votos no Colégio Eleitoral, contra 173 de seu então concorrente, o republicano John McCain.
Nenhum comentário :
Postar um comentário