Brasília – O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) está
intensificando a partir deste ano o trabalho de promoção do país no
exterior, visando a atrair os turistas estrangeiros, principalmente
devido a megaeventos que vão ocorrer até 2016, como a Copa das
Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. A previsão é que no ano
da Copa (2014) visitem o Brasil 7,2 milhões de turistas, sendo que no
ano passado estiveram no país 5,433 milhões de estrangeiros. Com
informações da Agência Brasil.
O presidente da Embratur, Flávio Dino, destaca que está previsto o
trabalho de promoção do Brasil em 25 feiras internacionais este ano.
“São eventos onde os expositores levam seus produtos para serem vendidos
na indústria turística de outros países, por isso o Brasil faz presença
para apoiar a comercialização do turismo interno.”
Com o Ministério do Turismo, a Embratur vai participar ainda de 14
eventos em 13 mercados, além de outras ações por meio de parcerias que
desenvolve com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com a
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil). A Embratur apoia financeiramente o MRE em promoções
culturais no exterior, repassando recursos para embaixadas, segundo
Flávio Dino. As campanhas de publicidade e a utilização da mídia digital
como veículos de divulgação entram também com destaque na rotina do
instituto, que era antes denominado Empresa Brasileira de Turismo.
Para Flávio Dino, o país vive “uma boa situação, ao conjugar
democracia política, crescimento econômico e distribuição de renda, e
tem uma boa posição no mundo na atualidade”. “Junto a esses fatores, a
situação cambial ajuda muito também [a incrementar o turismo]”,
destacou.
O Ministério do Turismo e a Embratur trabalham também para melhorar a
preparação do país para receber os turistas, com a realização de cursos
destinados a operadores da área. Segundo Flávio Dino, no exterior, um
foco importante é que o Brasil “seja visto por todas as potencialidades
que oferece e não apenas pelos recursos naturais que atraem a atenção do
mundo”. “Isso é feito com o treinamento de operadores que comercializam
o produto final para o Brasil.”
As maiores queixas dos turistas consultados se referem à situação das
estradas brasileiras, às deficiências de sinalização e à mobilidade
urbana.
A ampliação de voos internacionais é outro ponto que está na agenda
do Ministério do Turismo e da Embratur. Para isso, está sendo
desenvolvido um programa de incentivo a voos fretados, já tendo sido
lançado edital para fazer contratações. “Quanto mais oferta de assentos,
menores serão os preços, atraindo mais visitantes.”
O orçamento do instituto, incluindo os contingenciamentos anuais, vem
oscilando em torno de R$ 200 milhões ao ano, mas conta com suporte do
Ministério do Turismo, o que garante resultados importantes. O turismo é
um setor movimentado especialmente pela iniciativa privada, lembra o
presidente da Embratur. “O governo apenas formula políticas, mas na
ponta está o empresariado, por isso é importante o trabalho de apoio
institucional para otimização dos resultados.”
O setor mostra mundialmente uma característica predominante de fluxo
intrarregional. “O europeu costuma viajar mais dentro da Europa [83% das
viagens], e na América do Sul também se verifica essa tendência”,
ressaltou Flávio Dino. Cerca de 50% do turismo brasileiro são
provenientes do próprio continente. Flávio Dino acredita que é possível
aumentar os números da região para o Brasil.
Ele prevê que vai aumentar muito o fluxo de turistas da América do
Sul para o Brasil em 2014, pois a última Copa no continente ocorreu em
1978, na Argentina. Os países vizinhos deverão ter cinco ou seis
seleções na Copa, por isso deverão vir muito mais turistas em 2014, por
causa da tradição do futebol e de outros traços culturais da região.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=25050
Nenhum comentário :
Postar um comentário