Brasília
– Os brasileiros estão mais preocupados com o meio ambiente, segundo
pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e
Estatística (Ibope), a pedido da Confederação Nacional da Indústria
(CNI). Segundo os pesquisadores, que ouviram mais de 2 mil entrevistados
com 16 anos ou mais, o índice de pessoas preocupadas com o assunto
passou de 80%, em 2010, para 94%, em 2011. Com informações da Agência
Brasil.
Para mais da metade dos entrevistados, o problema mais grave é o
desmatamento, seguido pela poluição das águas e pelas mudanças
climáticas. “Cinquenta e três por cento dos entrevistados defendem que o
desmatamento da Amazônia seja a prioridade do Brasil entre as questões
relativas ao meio ambiente”, diz o levantamento.
O documento ainda mostra que não há consenso da população sobre o
maior responsável pela poluição ambiental. Quando questionados sobre a
responsabilidade pelo aquecimento global, 38% dos entrevistados elegeram
a indústria; mais de 20% apontaram o cidadão como o grande vilão
ambiental; e, para 18% dos entrevistados, os governos tiveram a maior
parcela de responsabilidade.
Ainda de acordo com a pesquisa, “a população não percebe grandes
alterações, nos últimos anos, nas ações das empresas, do governo e da
população em geral em prol da preservação ambiental”. Apesar disso, 71%
dos entrevistados disseram evitar o desperdício de água e quase 60%
garantem economizar energia.
A maioria dos brasileiros também disse estar disposta a pagar mais
caro por produtos ambientalmente corretos, mas “apenas 18% efetivamente
modificam seu consumo em prol do meio ambiente”.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=24961
Nenhum comentário :
Postar um comentário