A advogada do secretário estadual das Cidades, Humberto Costa (PT), Marília Fragoso, acaba de informar que o Ministério Público pedirá à Justiça a absolvição do petista no processo em que ele é acusado de envolvimento na ‘máfia dos vampiros’ quando dirigia o Ministério da Saúde (janeiro de 2003 a julho de 2005). Segundo ela, o MP opinou por inocentar Humberto por absoluta falta de provas.
A denúncia foi feita em 2006 pelo procurador da República no Distrito Federal, Gustavo Pessanha, que acusou o petista por corrupção e formação de quadrilha na tal ‘máfia dos vampiros’. A representação foi fundamentada na Operação Vampiro, da Polícia Federal, que investigou o envolvimento de empresários e funcionários do Ministério da Saúde na compra superfaturada de medicamentos que atuam no processo de coagulação do sangue, os hemoderivados. Segundo a advogada, o MP pediu a absolvição porque até mesmo “testemunhas de acusação acabaram elogiando a postura, a conduta e honestidade do ministro”. “O MP, que é o titular da ação penal, não teve outra saída se não pedir a absolvição, reconhecendo, ele próprio, que a denúncia é improcedente”, disse.
Marília Fragoso explicou que ao longo de “quatro anos de luta” conseguiu desmembrar o processo que envolvia um grande numero de denunciados. Com isso, Humberto passou a responder separadamente ao processo que foi, inclusive, transferido para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, sediado no Recife.
O relator é o desembargador Geraldo Apoliano. Como ele está de férias, o parecer com o pedido de absolvição deve ir para as mãos de um juiz substituto. Humberto esperava o resultado do julgamento para voltar a pensar em voos mais altos na política. Na época, a denúncia acabou por comprometer sua candidatura ao governo do estado, abrindo espaço para a vitória de Eduardo Campos (PSB). Agora, deve ganhar fòlego novo para pleitear cargos majoritários. Hoje ele é um dos cotados do PT para concorrer ao Senado.
Em 2006, em plena campanha para o governo do estado, Humberto disse, em nota, que estranhava o fato de a denúncia ter sido feita tão próximo ao dia da eleição (era a semana do 1º turno). Para ele, tudo reforçava a tese de que existia um complô contra a sua candidatura e contra a reeleição de Lula a presidente da República.
Na nota, Humberto acusava o procurador de usar “dois pesos e duas medidas” no caso. Disse ainda estranhar o fato de Pessanha não ter levado em conta as denúncias de participação na ‘máfia dos vampiros’ de pessoas ligadas ao ex- governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), como o ex-secretário de Saúde, Guilherme Robalinho. A nota dizia ainda que o petista estava “sereno e confiante de que vai poder provar na Justiça que não tem nada a ver com o caso”. Se depender do Ministério Público, ele já está livre da acusação. Hoje, às 19h, Humberto dará coletiva, no Sindsep.
Blog da Folha: Governo anuncia recursos para recuperação de prédios-caixão
O governador Eduardo Campos e o secretário das Cidades, Humberto Costa assinam amanhã (26), no Palácio do Campo das Princesas, o Termo de Cooperação Técnica com o Governo Federal de aporte de recursos para recuperação de prédios-caixão. O Termo assegura investimentos da ordem de R$ 172 milhões para Pernambuco visando a solução dos problemas dos prédios de alvenaria na Região Metropolitana do Recife.
Máfia dos vampiros // MPF declarou não haver provas para incriminar Humberto Costa Jailson da Paz // Diario de Pernambuco
Emocionado, Humberto desabafou: "É difícil descrever o que passei nesses quatro anos. A dor que sofremos é impagável" . Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O Ministério Público Federal (MPF) sinalizou ontem para a derrubada do único empecilho para o secretário estadual das Cidades, Humberto Costa, entrar na briga do PT por uma vaga ao Senado na chapa do governador Eduardo Campos (PSB).
Emocionado, Humberto desabafou: "É difícil descrever o que passei nesses quatro anos. A dor que sofremos é impagável" . Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press Depois de indiciar o ex-ministro da Saúde no caso Máfia dos Vampiros, em 2006, o próprio MPF declarou não existirem provas que incriminem o petista. A notícia, embora falte o posicionamento final da Justiça sobre o processo, mudou o rumo da disputa interna do partido por uma vaga ao Senado. O deputado federal Maurício Rands, da mesma tendência de Humberto, a Construindo um Novo Brasil (CNB), renunciou a sua pré-candidatura e anunciou apoio ao secretário estadual. O ex-prefeito do Recife João Paulo já avisou que está na briga pela vaga que pode ser do PT.
A sentença favorável a Humberto Costa foi comemorada por um ato político promovido pela CNB, no Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco (Sindsep). Mais de 100 pessoas, entre deputados, vereadores e militantes, aguardaram por quase duas horas a chegada do secretário das Cidades de Petrolina. "Me sinto como alguém de volta para o jogo", avaliou Humberto, ovacionado pela plateia aos gritos de "ô, ô, ô, Humberto senador". O discurso improvisado foi um desabafo. Logo nos primeiros instantes, baixou a cabeça e chorou. A poucos metros, a mãe dele, Enedina Costa Lima, 79, também se emocionou. Humberto confessou ter confiança na sua absolvição pelo pleno do Tribunal Regional Federal - 5ª Região (TRF5).
"É difícil descrever o que passei nesses quatro anos. A dor que sofremos é impagável", comentou, acrescentando já ter ingressado com processos contra políticos e algumas revistas nacionais. A seu ver, é uma forma de tentar varrer do cenário político quem age recorrendo a calúnias. Ele não citou nomes, mas, segundo aliados, era um recado para integrantes da hoje oposição ao governo do estado, como ex-governador José Mendonça Filho (DEM).
Embora condicione uma possível candidatura ao Senado à decisão do PT, Humberto deixou claroque toparia o desafio caso fosse escolhido. "Não tenho obsessão em ser majoritário, mas posso ajudar no processo para reeleger o governador Eduardo Campos", disse. Se o secretário foi comedido, o contrário ocorreu com os líderes da CNB que discursaram. Todos afirmaram que a sentença da procuradora Regina Coeli Campos de Meneses era um ato de coragem ao reconhecer um erro do passado e, ao mesmo tempo, argumentaram ser preciso resgatar a carreira política de Humberto. "Existe uma dívida do estado com Humberto, que teve uma história de disputas majoritárias interrompida por acusações falsas", disse Maurício Rands.
Nesse sentido, tanto Rands quanto Dilson Peixoto fizeram apelo para outras tendências do PT, num recado a João Paulo, que avaliem bem a trajetória de Humberto. Dilson adiantou que a CNB oficializará à presidência estadual do PT o nome do secretário estadual para as prévias. Mas não descartou entendimentos com o grupo do ex-prefeito do Recife, João Paulo. http://www.diariodepernambuco.com.br/politica/
O ex-ministro da Saúde e atual secretário das Cidades, Humberto Costa (PT), foi absolvido pelo Ministério Público das acusações de participação na Operação Vampiro.
Leia o que divulgaram alguns blogs e assista ao vídeo do secretário das Cidades, Humberto Costa.
MPF pede absolvição de Humberto Costa na Operação Vampiro
O Ministério Público Federal pediu, nesta quinta-feira (25), a absolvição do ex-ministro da Saúde, Humberto Costa, da acusação de ter participado da chamada Operação Vampiro. De acordo com a procuradora federal Regina Coeli Campos Meneses, os indícios que serviram de base para o recebimento da denúncia contra Humberto não foram comprovados.
"Ocorre que, iniciada a fase judicial e realizada a instrução do feito, chega-se à conclusão de que aqueles indícios que serviram de suporte para o recebimento da denúncia não restaram comprovados nesta fase do processo", afirmou o documento assinado pela procuradora.
A Operação Vampiro foi o nome dado a uma ação da Polícia Federal, em 2004, que descobriu irregularidades no setor de hemoderivados do Ministério da Saúde.
Segundo a procuradora "é dever do Ministério Público, da mesma forma em que promove a ação penal, entendendo que não há provas suficientes para um juízo condenatório, pedir a absolvição. A função do Ministério Público não se restringe a de mero acusador, pois, em ambas hipóteses de resultado (condenação e absolvição), tem a obrigação de zelar pela aplicação da Lei e dos direitos e garantias fundamentais do acusado".
fonte:http://pe360graus.globo.com
Blog da Folha: Humberto é absolvido pelo Ministério Público
O ex-ministro da Saúde e atual secretário das Cidades, Humberto Costa (PT), foi absolvido pelo Ministério Público das acusações de participação na Operação Vampiro. Segundo o parecer da Procuradoria Regional da 5ª Região, não existem provas do envolvimento de petista, que na campanha de 2006 para governador foi fortamente atacado pelo seu suposto envolvimento com a "Máfia do Sangue". “Ocorre que, iniciada a fase judicial e realizada a instrução do feito, chega-se à conclusão de que aqueles indícios que serviram de suporte para o recebimento da denúncia não restaram comprovados nesta fase do processo”, afirmou o documento assinado pela procuradora Regina Coeli Campos de Meneses.
Blog da Folha:http://www.folhape.com.br/index.php/noticias-geral/553190?task=view
Blog do Jamildo
http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/
Humberto diz ter renascido depois de parecer do ministério público e que já está processando os que lhe difamaram
No dia 13 de fevereiro o bloco Rolenur organizado por Eron lá em Jaboatão velho sai pelas ruas, a banda Versões do Forró e o DJ Anjinho fizeram a festa.
Todos os requerimentos já foram aprovados em plenário.
O inicio das obras só depende da prefeitura.
Aqui estão alguns Requerimentos, a partir da semana que vem colocaremos gradativamente todos os requerimentos já aprovados.
Robson Leite
Vereador.
Requerimento N. º/ 2009
Senhor Presidente
Senhores Vereadores:
Requeiro à Mesa, ouvido o Plenário na forma regimental, para que seja feito veemente apelo, ao Exmo. Sr. Elias Gomes da Silva, no sentido de determinar ao setor competente da Municipalidade, que realize os serviços de pavimentação e drenagem das Ruas Bernardino Costa Lopes, José Veríssimo, Eduardo Paulo, Julio Afrânio Pessoa, Julio César Ribeiro, Jose Pereira, Artur Nabatino, Henrique Maximiniano, Teixeira de Souza e José Geraldo de Abreu, localizadas no Bairro da UR 6– 3º Distrito do Município Jaboatão dos Guararapes.
JUSTIFICATIVA:
É importante salientar que as Ruas Bernardino Costa Lopes, José Veríssimo, Eduardo Paulo, Julio Afrânio Pessoa, Julio César Ribeiro, Jose Pereira, Artur Nabatino, Henrique Maximiniano, Teixeira de Souza e José Geraldo de Abreu, localizadas no Bairro da UR 6, encontra-se em péssimo estado de conservação, por não ser pavimentada, por isso, vem trazendo grande transtorno para os moradores, que residem naquela localidade. Haja vista, a dificuldade de acesso às residências em conseqüência dos buracos, principalmente no período do inverno. Sendo mais do que justo e necessário à realização dos serviços, ora pleiteado.
Sala das Sessões da Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes, em 20 de Maio de 2009.
Requeiro à Mesa, ouvido o Plenário na forma regimental, para que seja feito veemente apelo, ao Exmo. Sr. Elias Gomes da Silva, no sentido de determinar ao setor competente da Municipalidade, que realize os serviços de pavimentação e drenagem, da Rua do Sossego, localizada no Bairro da UR 6 (Parque Recreio) – 3º Distrito do Município Jaboatão dos Guararapes.
JUSTIFICATIVA:
É importante salientar que a Rua do Sossego, localizada no Bairro da UR6 (Parque Recreio) é a principal via de acesso entre os bairros de UR6 e UR11 ao bairro de Marcos Freire. Em decorrência da via pública não ser pavimentada, vem trazendo grande transtorno para os moradores, pois dificulta a locomoção das pessoas e veículos que se deslocam até a estação do trem em Marcos Freire.
A pavimentação deste logradouro irá facilitar o acesso e saída às residências de Marcos Freire e bairros adjacentes, mantendo a fluidez do sistema viário, haja vista que no período das chuvas a população sofre com os alagamentos. Sendo mais do que justo e necessário à realização dos serviços, ora pleiteado.
Sala das Sessões da Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes, em 30 de março de 2009.
Requeiro à Mesa, ouvido o Plenário na forma regimental, para que seja feito veemente apelo, ao Exmo. Sr. Elias Gomes da Silva, no sentido de determinar ao setor competente da Municipalidade, que realize os serviços de saneamento básico, com canaletas e pavimentação, das Ruas Santa Rita, Minha Deusa e Taquarai , localizadas na Minha Deusa Bairro UR 6 – 3º Distrito do Município Jaboatão dos Guararapes.
JUSTIFICATIVA:
É importante salientar que as Ruas Santa Rita, Minha Deusa e Taquarai , localizadas na Minha Deusa Bairro UR 6, encontra-se em péssimo estado de conservação, por não ser pavimentada, por isso, vem trazendo grande transtorno para os moradores, que residem naquela localidade. Haja vista, a dificuldade de acesso às residências em conseqüência dos buracos, principalmente no período das chuvas. Sendo mais do que justo e necessário à realização dos serviços, ora pleiteado.
Sala das Sessões da Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes, em 03 de fevereiro de 2009.
Requeiro à Mesa, ouvido o Plenário na forma regimental, para que seja feito veemente apelo, ao Exmo. Sr. Elias Gomes da Silva, no sentido de determinar ao setor competente da Municipalidade, que realize os serviços de saneamento básico, com canaletas e pavimentação, das Ruas Onze, Doze, Treze, Quatorze, Quinze e Dezesseis, localizadas no Bairro de UR 11 – 3º Distrito do Município Jaboatão dos Guararapes.
JUSTIFICATIVA:
É importante salientar que as Ruas Onze, Doze, Treze, Quatorze, Quinze e Dezesseis, localizadas no Bairro da UR11, encontra-se em péssimo estado de conservação, por não ser pavimentada, por isso, vem trazendo grande transtorno para os moradores, que residem naquela localidade. Haja vista, a dificuldade de acesso às residências em conseqüência dos buracos e dos constantes alagamentos, principalmente no período das chuvas. Sendo mais do que justo e necessário à realização dos serviços, ora pleiteado.
Sala das Sessões da Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes, em 03 de fevereiro de 2009.
Ementa: Altera o Projeto de Lei Orçamentária nº 1257-2009
Incluir no Município Jaboatão dos Guararapes a requalificação da Feira de Prazeres (MERCADO PÚBLICO DE PRAZERES).
Justificativa da Emenda
Assegurar ao Município de Jaboatão dos Guararapes, que tem uma população estimada em 2007 pelo IBGE, de 391433 habitantes, a requalificação de Equipamentos Públicos Urbano e espaços públicos visando à melhoria da qualidade vida dos munícipes.
Identificação do Projeto/Atividade a ser Acrescido(a)/Alterado(a):
Unidade Orçamentária
Código: 123
Denominação: Secretaria das Cidades - Administração Direta
Programa
Código: 0643
Denominação: PROGRAMA HABITABILIDADE PERNAMBUCO
Projeto/Atividade
Código: 3011
Denominação: Requalificação e Construção de Equipamentos Urbanos e Espaços Públicos
Ementa: Altera o Projeto de Lei Orçamentária nº 1257-2009
Incluir no Município Jaboatão dos Guararapes no Programa Habitabilidade de Pernambuco, na Ação, de Requalificação e Construção de Equipamentos Urbanos
Justificativa da Emenda
A ação objetiva melhorar o trânsito e o aspecto urbanístico com Pavimentação e Drenagem das Ruas Onze, Doze, Treze, Quatorze, Quinze, Dezesseis, Dezessete, Caldas Barbosa, Henriqueta Lisboa e Matias Aires Ramos, no bairro - UR11, Jaboatão dos Guararapes, que tem uma população estimada em 2007 pelo IBGE de 391433.
Identificação do Projeto/Atividade a ser Acrescido(a)/Alterado(a):
Unidade Orçamentária
Código: 123
Denominação: Secretaria das Cidades - Administração Direta
Programa
Código: 0643
Denominação: PROGRAMA HABITABILIDADE PERNAMBUCO
Projeto/Atividade
Código: 3011
Denominação: Requalificação e Construção de Equipamentos Urbanos e Espaços Públicos
Ementa: Altera o Projeto de Lei Orçamentária nº 1257-2009
Incluir no Município Jaboatão dos Guararapes no Projeto Escola Aberta Potencializando uma Cultura de Paz.
Justificativa da Emenda
Assegurar a Escola Antonio Correia de Oliveira Andrade, no Município de Jaboatão dos Guararapes, que tem uma população estimada em 2007 pelo IBGE, de 391433 habitantes a inserção, de forma interdisciplinar, da Educação em Direitos Humanos (EDH), Ética e cidadania, na Rede Publica de Ensino.
Identificação do Projeto/Atividade a ser Acrescido(a)/Alterado(a):
Unidade Orçamentária
Código: 108
Denominação: Secretaria de Educação - Administração Direta
Programa
Código: 0493
Denominação: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Projeto/Atividade
Código: 2227
Denominação: Escola Aberta Potencializando uma Cultura de Paz
Ementa: Altera o Projeto de Lei Orçamentária nº 1257-2009
Incluir o Município de Jaboatão dos Guararapes, na Ampliação da Cobertura dos Serviços de Abastecimento de água, como parte da ampliação em todo estado
Justificativa da Emenda
Assegurar ao Município de Jaboatão dos Guararapes, que tem uma população estimada em 2007 pelo IBGE, de 391433 habitantes melhoria no abastecimento de água dos bairros UR-6, UR-11, Zumbi do Pacheco e Loteamento Edmar de Oliveira.
Identificação do Projeto/Atividade a ser Acrescido(a)/Alterado(a):
Unidade Orçamentária
Código: 115
Denominação: Secretaria de Recursos Hidricos - Administração Direta
Programa
Código: 0607
Denominação: PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS
Projeto/Atividade
Código: 3203
Denominação: Ampliação da Cobertura dos Serviços de Abastecimento de Água
Ementa: Altera o Projeto de Lei Orçamentária nº 1257-2009
Incluir o Município de Jaboatão dos Guararapes, no Programa de Habitabilidade de Pernambuco, para Construção de Academias da Cidade.
Justificativa da Emenda
Assegurar ao Município de Jaboatão dos Guararapes, que tem uma população estimada em 2007 pelo IBGE, de 391433 habitantes a construção das Academias da cidades em Barra de Jangada, na Rua Criciúma - Em frente ao Colégio Preferencial, na UR11Praça da UR11, no Curado III e nos Loteamentos Santa Luzia - Santo Antônio - Santa Inêz - Bela Vista.
Identificação do Projeto/Atividade a ser Acrescido(a)/Alterado(a):
Unidade Orçamentária
Código: 123
Denominação: Secretaria das Cidades - Administração Direta
Terça feira dia 16 foi à vez do grupo carnavalesco Pinto do Dia dar seu show nas comunidades da UR – 11 e UR – 06, foi uma festa sadia onde todos puderam se divertir, idosos, adultos e crianças puderam fazer seu carnaval junto com o Pinto do Dia.
Robson Leite também estava presente para prestigiar a brincadeira o Senhor Célio Gomes é o presidente do Pinto do Dia que faz a alegria do carnaval da comunidade há 16 anos.
Assistam aos vídeos e vejam como foi à brincadeira.
Ontem dia 11 de fevereiro o bloco do Colégio Pontual fez a festa nas ruas da comunidade da UR – 11 e UR – 06. Os estudantes mostraram que tinha o frevo nos pés e os pais ao ficaram atrás.
A festa dos alunos correu na mais tranquila paz, todos se divertiram, pularam, dançaram, foi uma festa bonita de se ver.