terça-feira, 13 de setembro de 2016

Minc indica "Pequeno Segredo" para concorrer ao Oscar

Expectativa era a seleção do pernambucano "Aquarius", dirigido por Kleber Mendonça Filho


O longa-metragem "Pequeno Segredo" será o representante brasileiro na disputa por uma vaga no Oscar de melhor filme estrangeiro. A expectativa era a seleção do pernambucano "Aquarius", dirigido por Kleber Mendonça Filho. O anúncio foi feito pelo Ministério da Cultura (MinC), nesta segunda-feira (12), em evento na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
A comissão responsável pela indicação foi composta por nove profissionais de diferentes setores da cadeia produtiva do audiovisual: Adriana Scorzelli Rattes, Bruno Barreto, Carla Camurati, George Torquato Firmeza, Luiz Alberto Rodrigues, Marcos Petrucelli, Paulo de Tarso Basto Menelau, Silvia Maria Sachs Rabello e Sylvia Regina Bahiense Naves.
As polêmicas em relação à escolha começaram quando o crítico Marcos Petrucelli foi selecionado pela comissão, formada pelo Secretário do Audiovisual, o economista pernambucano Alfredo Bertini (ex-Cine PE). Nas redes sociais, Petrucelli atacou Kleber e a equipe de "Aquarius" desde o momento em que o filme estreou em maio, no Festival de Cannes - ocasião em que fizeram um protesto contra o afastamento da então presidente Dilma Rousseff. O ministro da cultura, Marcelo Calero, também criticou o ato feito na França, em que o cineasta, atores e produtores seguraram cartazes que diziam que "O Brasil sofreu um golpe de estado".
Nas semanas seguintes, pessoas do meio do cinema nacional responderam às escolhas comissão através de críticas. Os cineastas: Aly Muritiba ("Para Minha Amada Morta"), Anna Muylaert ("Mãe Só Há Uma") e o pernambucano Gabriel Mascaro ("Boi Neon") não inscreveram seus filmes na disputa, como forma de se posicionar sobre as mudanças políticas no País (obras que foram elogiadas quando entraram em cartaz). Além disso, dois integrantes do comitê original (o diretor Guilherme Fiúza Zenha e a atriz Ingra Lyberato) decidiram abandonar a comissão - foram substituídos pelos cineastas Bruno Barreto e Carla Camurati.
Fonte:http://www.folhape.com.br/cultura/2016/9/minc-indica-pequeno-segredo-para-concorrer-ao-oscar-0129.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário