As jornalistas Camilla Figueiredo e Débora Britto lançam, nesta terça-feira (27), o documentário “Padre Henrique: o silêncio que grita”, durante sessão solene que irá homenagear os 75 anos do Padre Henrique, na Câmara Municipal do Recife, às 9h.
A sessão faz parte de uma série de homenagens propostas em comemoração aos 75 anos de vida de Padre Henrique no próximo dia 28. Além disso, será fixada uma placa no Pátio da Câmara com o objetivo de reverenciar a importância que o auxiliar direto de Dom Hélder Câmara teve para a história do Recife e do Estado de Pernambuco.
A proposta é da série é de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT).
Padre Antônio Henrique foi assassinado no dia 27 de maio de 1969 e seu corpo, acredita-se que ainda com vida, foi deixado no campus da UFPE. Em suas mãos, ainda foram encontrados pedaços de grama, sinais da tortura que durou toda a madrugada. Embora o crime não tenha sido solucionado, há indagações de que a morte do jovem sacerdote católico tenha sido, na verdade, um recado enviado ao Arcebispo de Olinda e Recife na época, Dom Hélder Câmara.
Documentário
“Padre Henrique: o silêncio que grita” é um curta-metragem de 19 minutos sobre o assassinato, em 1969, do Padre Antônio Henrique Pereira. O documentário foi roteirizado e dirigido por Camilla Figueiredo e Débora Britto, com orientação da professora Adriana Santana, do Departamento de Comunicação da UFPE. Taciana Oliveira e Herivelton Oliveira, da Zest Comunicação, fizeram a montagem e edição. Os alunos de Cinema da UFPE Lucas Simões, Lucas Caminha e Gibran Spindola participaram da direção de fotografia e captação de som. A produção ficou a cargo de Lorena Alburquerque, da Zest Comunicação e ex-aluna de Rádio, TV e Internet da UFPE.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=221166
Nenhum comentário :
Postar um comentário