quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Em alusão ao Outubro Rosa, prevenção e cuidado para as servidoras da Prefeitura do Jaboatão

Exames de mamografia foram realizados no pátio da Prefeitura e comemoram também o Dia do Servidor, que é celebrado no dia 28 de outubro



Foto:Marcelo Ferreira

O câncer de mama é uma doença que acomete milhões de mulheres por ano em todo o mundo. O auto-exame é uma das maneiras mais eficientes para a prevenção e o diagnóstico precoce, o que pode aumentar as chances de cura se identificado no início. A Prefeitura do Jaboatão, em alusão ao Dia do Servidor e ao Outubro Rosa, disponibilizou, nesta terça-feira (27), exames de mamografia para as servidoras. A ação é realizada numa parceria das secretarias Executivas de Administração, Gestão de Pessoas e Previdência e de Promoção da Saúde. Oitenta exames foram  realizados no total.

A servidora da secretaria Executiva do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Maria Severina da Silva, aproveitou a oportunidade para deixar o exame em dia. “É muito importante para nós mulheres fazer esse exame, mas temos dificuldades de realizar pela correria do dia a dia. Foi uma oportunidade muito legal e todas as servidoras foram contempladas”, avaliou.

Já a servidora da secretaria de Promoção da Saúde, Maria Aparecida dos Santos, alertou as mulheres a realizarem o exame. “As mulheres precisam procurar sempre o médico para saber se está tudo bem. A gente vê o que tem por fora, mas não sabemos o que tem por dentro. É preciso cuidar logo para não se prolongar caso esteja doente. Adorei essa iniciativa e já fiz meu exame”, reforçou.

Doença
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A proporção de câncer de mama em homens e mulheres é de 1:100 - ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença. No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.
 
Assim sendo, todas as mulheres, e não só aquelas que podem possuir fatores de risco, devem ser estimuladas à realização de exame clínico e mamografia como exame de rotina após os 35 anos de idade. A prevenção ainda é um dos maiores fatores para o diagnóstico precoce. Conhecer o seu corpo ajuda a identificar alterações e pode trazer mais eficácia no tratamento, se diagnosticado no início. 

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/secretaria-municipal-de-assuntos-juridicos-e-administracao/2015/10/27/NWS,419708,52,547,JABOATAO,2132-EM-ALUSAO-OUTUBRO-ROSA-PREVENCAO-CUIDADO-SERVIDORAS-PREFEITURA-JABOATAO.aspx

Nenhum comentário :

Postar um comentário