A certeza de final feliz ninguém tem. Mas chegar em 2012 com o nome consolidado e com chances reais de vencer a disputa pelas prefeituras de seus respectivos municípios é o objetivo de todos. O melhor, então, é começar a escrever essa história com antecedência. É isso que estão fazendo alguns dos prováveis candidatos às eleições municipais na Região Metropolitana do Recife (RMR). As articulações, apesar das limitações impostas pela Justiça Eleitoral, estão a todo vapor. A demarcação de terreno acontece nos bastidores dos partidos, em festas de aniversário ou no legado construído ao longo do tempo, a exemplo do deputado estadual Sérgio Leite (PT). O petista pretende disputar pela terceira vez a Prefeitura de Paulista.
“Temos uma intenção de voto muito alta. O sentimento das pessoas é de que poderemos governar Paulista de modo diferente”, frisou. Esse cenário favorável definido por Sérgio lhe garante a vantagem de ser o único candidato definido pelo PT na Região Metropolitana. Uma situação diferente vive seu irmão, o vereador de Jaboatão dos Guararapes Robson Leite (PT). Mesmo disposto a entrar na briga pela prefeitura da cidade, ele depende de uma decisão do partido.
Criado em um ambiente onde sempre se respirou política, o economista Adilson Gomes Filho, filho do secretário-geral do PSB, Adilson Gomes, e auxiliar do governador Eduardo Campos (PSB), não esconde o desejo de ser candidato. Cauteloso, Dilsinho, como é conhecido, deixa claro que seu nome foi indicado na última reunião do diretório local do PSB. “Os outros partidos da base devem fazer suas indicações. Estamos trabalhando para construir uma proposta de consenso e em condições de vitória”, observou.
“Essa possibilidade não tenho como negar”, disse o deputado estadual Betinho Gomes (PSDB) sobre a hipótese de ser candidato à Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. “Estamos buscando construir uma aliança e a chapa de vereadores. Nos próximos meses, iremos discutir com a sociedade e as lideranças uma proposta de programa de governo que atenda as demandas da população”, destacou o tucano.
Saiba mais
Betinho Gomes (PSDB)
Deputado estadual, concorreu à Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho em 2008 pelo PSDB, mas não obteve sucesso. Na disputa de 2012, deverá ter como principal adversário o candidato do atual prefeito Lula Cabral (PTB). Entre os prováveis concorrentes especula-se os nomes do vice-prefeito José Ivaldo Gomes; do presidente da Câmara, Gessé Valério (PTB); da secretária municipal de Assistência Social, Edna Gomes,
ou o sobrinho do prefeito, Abel Neto.
Sérgio Leite (PT)
Deputado estadual, vai tentar pela terceira vez conquistar a Prefeitura de Paulista. Na última eleição, perdeu a disputa para o prefeito Yves Ribeiro (PSB), reeleito para o mandato. Outro adversário dele no município é o ex-prefeito Antônio Speck.
Miriam Lacerda (DEM)
Ex-deputada estadual, esposa do deputado estadual e ex-prefeito de Caruaru Tony Gel (DEM). Em 2010, foi candidata a vice-governadora na chapa do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Miriam deverá enfrentar o prefeito José Queiroz (PDT), candidato à reeleição pela base governista.
Odacy Amorim (PSB)
Ex-prefeito de Petrolina, deputado estadual. Foi eleito vice-prefeito do município na chapa de Fernando Bezerra Coelho em 2004. Assumiu o comando da cidade com o afastamento do prefeito para assumir a Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico. Em 2012, pretende disputar a eleição contra o atual prefeito Júlio Lóssio (PMDB). Especula-se que o deputado federal Fernando Bezerra Filho poderá brigar com Odacy pela indicação do PSB para disputar o cargo.
Robson Leite (PT)
Vereador de Jaboatão dos Guararapes, eleito para o primeiro mandato. Na disputa pela prefeitura do município em 2012 deverá enfrentar o prefeito
Elias Gomes (PSDB), candidato à reeleição.
A indicação dele depende de uma decisão do PT. Outro nome do partido é do secretário de Turismo do Recife, André Campos, que disputou o cargo em 2008.
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/07/24/politica3_0.asp