terça-feira, 30 de junho de 2015

Shineray abre primeira montadora fora da China


Governador Paulo Câmara participou de solenidade de inauguração da fábrica (Foto: Mirella Araújo/Folha de Pernambuco)











A chinesa Shineray inaugurou oficialmente, na manhã desta segunda-feira (29), sua primeira montadora fora do país de origem. A unidade fica instalada no Complexo Portuário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, município do Litoral Sul de Pernambuco. A solenidade contou com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), o vice, Raul Henry (PMDB), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões.
Foram investidos R$ 130 milhões na montadora, que terá capacidade de produção total de 250 mil unidades por ano. A princípio, a Shineray vai empregar 250 profissionais em dois turnos de segunda a sexta-feira, mas pode chegar 350 empregos diretos ainda em 2016.
Os veículos de duas e três rodas serão montados na fábrica com peças trazidas da China sobre chassi nacional. A unidade produzirá 20 modelos de veículos ciclomotores, triciclos e quadriciclos já comercializados, além de lançamentos.
Com informações de Tatiana Notaro, da Folha de Pernambuco.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=210175

Dilma diz que é preciso reduzir riscos de fazer negócios no Brasil

A presidente Dilma Rousseff afirmou em entrevista ao Wall Street Journal que um ambiente mais amigável aos negócios é necessário para o Brasil atrair o investimento que precisa para restaurar o crescimento.
“Nós precisamos reduzir os riscos de fazer negócios no Brasil”, disse Dilma em Nova York, onde começou uma vista aos EUA para atrair investidores. Dilma também vai se reunir com o presidente norte-americano Barack Obama em Washington.
A tarefa de Dilma é dificultada pelas fracas condições econômicas no Brasil. A inflação anual está em torno de 8,8% apesar das altas taxas de juros, com a taxa Selic em 13,75%. Economistas preveem uma contração econômica neste ano. No entanto, Dilma afirmou que o Brasil tem fundamentos fortes que devem atrair os investidores de longo prazo.
A presidente e alguns ministros estão em Nova York para apresentar aos investidores um pacote de projetos de infraestrutura que, eles esperam, atrairão os investidores norte-americanos. Dilma disse que mais liberalização do comércio é necessária para estimular companhias brasileiras a aumentar a produtividade.
Dilma deve jantar com Obama hoje à noite e ter reuniões de trabalho em Washington amanhã. Depois ela irá para a Costa Oeste para se reunir com representantes do setor de tecnologia.
(Fonte: Estadão Conteúdo)
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=210170

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Prioridade nos EUA é fechar acordo de padronização, diz ministro Armando

armando-monteiro
Folhapress – O ministro Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) afirmou que a principal meta da pasta durante a visita da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos é fechar um acordo amplo de padronização de normas entre os setores privados brasileiro e americano.
Segundo ele, o setor de cerâmica está com negociação avançada, mas há outras indústrias interessadas, como de máquinas e equipamentos, de luminárias e têxtil. A adaptação brasileira às normas americanas pode aumentar as vendas ao país, que desde o ano passado é o principal destino das exportações brasileiras de manufaturados.
Para o ministro, a meta de dobrar o comércio entre Brasil e Estados Unidos nos próximos dez anos é possível e desejável. “É uma meta muito boa, razoável, mas desafiadora. Não estamos falando de commodities, coisas que a rigor você é comprado.
Mercadoria de maior valor não é algo trivial”, afirmou na noite de sábado (27) ao chegar no hotel St Regis, em Nova York, onde a presidente Dilma e a comitiva de ministros estão hospedados.
Monteiro afirmou que um acordo de bi-tributação, uma demanda antiga da indústria brasileira, não está sendo cogitado no momento diante da complexidade do tema e do momento econômico vivido pelo Brasil.
“Não vemos no curto prazo muita perspectiva. Nossos sistemas são diferentes. O momento não favorece. A questão [do ajuste fiscal] também se coloca”, disse.
Segundo o ministro, o objetivo no momento é conseguir acordos que consigam trazer resultados no curto prazo enquanto um acordo de livre comércio amplo não é negociado entre os dois países.
Além do acerto de convergência de padrões da indústria, o governo quer estabelecer um acordo entre as aduanas para que o sistema brasileiro de “janela única” do comércio exterior possa ser integrado ao dos Estados Unidos, permitindo mais agilidade nas exportações.
Está nos planos do governo ainda fechar acordo na área de patentes e propriedade intelectual, com o início de um projeto piloto.
O ministro não quis falar sobre as investigações da operação Lava Jato e da delação do empreiteira Ricardo Pessoa. As declarações do empreiteiro, que se tornaram públicas na sexta-feira (26), deflagraram uma nova crise no governo.

EPISÓDIO SUPERADO

Para Armando Monteiro, a viagem presidencial servirá para relançar as relações entre os dois países. “O episódio da espionagem está totalmente superado”, afirmou à reportagem ainda no Brasil, antes de embarcar para os Estados Unidos. “Nosso foco é fortalecer as relações e aproveitar todas as oportunidades que existem”.
Segundo ele, os acordos de convergência, de facilitação do comércio e de patentes não devem eliminar a necessidade de um acordo de livre comércio, já que em alguns setores há “picos tarifários”. Em média, a tarifa cobrada pelos americanos, contudo, é relativamente baixa, de cerca de 3,5%.
A negociação de um acordo comercial amplo teria de ser feita por meio do Mercosul e, no momento, não está sendo debatida pelo bloco.
LEVY

O ministro Joaquim Levy (Fazenda) não viajou junto com a comitiva da presidente no sábado (27). Em razão de um quadro de embolia pulmonar, sofrido na sexta-feira e que levou o ministro a ser internado, ele embarcou depois de Dilma, em um voo de carreira na noite do mesmo dia.

Levy é um dos principais nomes da visitas da presidente aos Estados Unidos, que pretende atrair investidores americanos para o plano de concessões, anunciado neste mês.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2015/06/28/prioridade-nos-eua-e-fechar-acordo-de-padronizacao-diz-ministro-armando/

Selecionados no ProUni tem até esta segunda para comprovar informações

A perda do prazo ou a não comprovação das informações resultam na reprovação do candidato


Da Agência Brasil

Quem não for pré-selecionado em nenhuma das chamadas, pode participar da lista de espera a partir de 17 de julho. / Foto: Divulgação

Quem não for pré-selecionado em nenhuma das chamadas, pode participar da lista de espera a partir de 17 de julho.

Foto: Divulgação



Esta segunda-feira (29) é o último dia para os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) comprovarem nas instituições de ensino as informações prestadas no momento da inscrição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações resultam na reprovação do candidato. O resultado da primeira chamada foi divulgado no site do ProUni dia 22 de junho.

É responsabilidade do estudante verificar com as instituições de educação superior os horários e local onde deve comparecer. Entre os documentos a serem apresentados estão identidade, comprovantes de residência, rendimento dos estudantes e de integrantes do grupo familiar, além de comprovante conclusão do ensino médio.

O resultado da segunda chamada será divulgado dia 6 de julho. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das chamadas, pode participar da lista de espera a partir de 17 de julho.

A segunda edição de 2015 do ProUni oferece 116.004 bolsas em 856 instituições de ensino superior. Desse total, 68.971 são bolsas integrais e 47.033 parciais.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica e a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

As bolsas integrais do programa são para estudantes com renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos.

Pode se inscrever quem fez a prova da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obteve no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota zero na redação.

Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/educacao/noticia/2015/06/28/selecionados-no-prouni-tem-ate-esta-segunda-para-comprovar-informacoes-187844.php

28% dos brasileiros com mais de 18 anos querem abrir seu próprio negócio

Folhapress – O Data Popular, instituto de pesquisa voltado para as classes C, D e E no Brasil, revelou estudo que indica que 28% da população adulta do país, ou 38,5 milhões de brasileiros com mais de 18 anos, têm intenção de empreender.
Esse percentual era de 23% em 2013, o que significa um crescimento de 22% em dois anos no desejo de ter um negócio próprio. Em nota, o presidente do instituto, Renato Meirelles, afirma: “Os brasileiros enxergam no empreendedorismo uma iniciativa para garantir mais renda e um bom futuro para a família”.
O levantamento ainda mostra que, entre esse grupo, 38% estão se preparando por meio de pesquisa sobre o setor em que deseja atuar, enquanto 28% estão poupando dinheiro para investir e 12% fazem cursos ou estudam para abrir um negócio.
A região Norte tem a maior incidência de futuros empreendedores, com 55% de sua população adulta relatando esse desejo. O Nordeste é a segunda região nesse quesito (33%), seguido por Sul (26%), Centro-Oeste (24%) e Sudeste (24%).
MOTIVAÇÃO
Entre as razões apontadas para ter um negócio próprio, a mais frequente foi o desejo de ganhar mais e crescer profissionalmente (42%), seguido por não querer ter chefe (33%), fazer o que se gosta (16%) e ter flexibilidade de horários (9%).
A pesquisa mostra uma pequena predominância de homens (53%) relatando intenção de empreender. As pessoas entre 18 e 35 anos representam 54% dos futuros empreendedores.
Ainda, metade dos participantes que disseram querer ter um negócio são de classe média, contra 28% de classe alta e 22% de classe baixa. A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 18 de abril e 9 maio, em 140 municípios brasileiros.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2015/06/28/28-dos-brasileiros-com-mais-de-18-anos-querem-abrir-seu-proprio-negocio/

Governo fecha acordo de intercâmbio com a Nasa

O convênio envolverá alunos e pesquisadores das áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.


Da Folhapress

Os estudantes aceitos poderão usar parte da bolsa para bancar o estágio. / Foto: Roberto Stuckert Filho/ PR

Os estudantes aceitos poderão usar parte da bolsa para bancar o estágio.

Foto: Roberto Stuckert Filho/ PR


O governo Dilma Rousseff finaliza um acordo de intercâmbio para estudantes brasileiros com a Nasa, a agência espacial americana, durante a viagem em curso da presidente aos Estados Unidos. O convênio será destinado sobretudo a alunos de graduação inscritos no programa federal Ciência sem Fronteiras, que concede bolsas para brasileiros estudarem no exterior.

Os estudantes aceitos poderão usar parte da bolsa para bancar o estágio. Segundo a reportagem apurou, o governo terá como custo extra uma taxa de administração à Nasa. A presidente tem agenda prevista no Nasa Ames Reserch Center, no Vale do Silício, na Califórnia, no dia 1º de julho (quarta-feira) à tarde. Além dos graduandos do Ciência sem Fronteiras, pós-graduandos bolsistas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) ou da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) também poderão pleitear vagas.

O convênio envolverá alunos e pesquisadores das áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática que estiverem cursando ou prestes a começar intercâmbio em universidades americanas. A seleção será feita segundo critérios de desempenho e notas. A previsão de início dos estágios e o número de bolsas que serão concedidas ainda não estão claros.

Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/politica/noticia/2015/06/28/governo-fecha-acordo-de-intercambio-com-a-nasa-187857.php

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Com homenagens a Louro do Pajeú e Nuca, Fenearte espera movimentar R$ 40 mi

Edição da feira terá cinco mil expositores, com maior participação de municípios do Estados e outros países


Da editoria de Economia

Ceramista Mestre Nuca (foto) é um dos homenageados desta edição. Sua obra vai inspirar a decoração da feira / Foto: Heudes Regis/ JC Imagem

Ceramista Mestre Nuca (foto) é um dos homenageados desta edição. Sua obra vai inspirar a decoração da feira

Foto: Heudes Regis/ JC Imagem

Com expectativa de receber mais de 25 mil pessoas e movimentar R$ 40 milhões em negócios, a XVI Fenearte começa já no próximo dia 2 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, onde segue até o dia 12. A estrutura deste ano inclui mais estantes, estimulado pela maior participação dos municípios pernambucanos e de expositores estrangeiros. Esta edição vai render homenagens ao repentista Louro do Pajeú e ao ceramista Mestre Nuca. 

Os cinco mil expositores estarão distribuídos em 800 espaços distribuídos em uma área de 29 mil metros quadrados. A abertura vai acontecer às 14h do dia 2 e, a partir de então, a feira vai funcionar de segunda a sexta-feira das 14h às 22h e sábado e domingo das 10h às 22h. Os ingressos permanecem com os mesmos valores do ano passado: R$ 10 inteira e R$ 5 meia (segunda a sexta-feira) e R$ 12 inteira e R$ 6 meia (sábado e domingo). Além da bilheteria local, as entradas poderão ser adquiridas também em um quiosque no Shopping Tacaruna. 

Uma das novidades para este ano é a inclusão de representantes de nove novos países na lista de expositores internacionais, que este ano chega a 51. Entre as novidades estão Estados Unidos, Somália, Tanzânia e Ilhas Fiji. 

A área externa irá abrigar a praça de alimentação, onde será instalado um palco que vai receber duas atrações culturais por dia. A Fenearte ainda vai atrair eventos como a Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae, desfiles de moda e oficinas de artesanato para crianças.

Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/pernambuco/noticia/2015/06/25/com-homenagens-a-louro-do-pajeu-e-nuca-fenearte-espera-movimentar-r-40-mi-187461.php

Pesquisa aponta 79% de aprovação da atual gestão da OAB-PE


Foto: Edmar Melo/JC Imagem.
Foto: Edmar Melo/JC Imagem.
Em meio às articulações para a campanha eleitoral do novo conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, da seccional de Pernambuco (OAB-PE), pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) sinaliza índice de aprovação de 79% da atual gestão da ordem no Estado. Segundo o levantamento, 10% desaprovaram e 11% não souberam ou não quiseram responder ao questionamento. A pesquisa, realizada entre 21 e 27 de maio, ouviu 400 advogados.
De acordo com o levantamento, a OAB-PE está no caminho certo para 80% dos entrevistados, enquanto 9% disseram que a instituição está no caminho errado; e 11% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa aplicada agora pelo Ipespe ouviu advogados da capital e interior, selecionados de forma aleatória, com margem de erro de 5%. Levando-se em consideração principalmente os dois primeiros anos da gestão – 2013 e 2014 -, os questionamentos foram feitos em torno de pontos específicos de ações realizadas.
A luta em defesa das prerrogativas do advogado; a estruturação de estacionamentos nos fóruns; a elevação do teto dos honorários advocatícios; e a realização de convênios que se revertem em bens e descontos para os advogados foram alguns dos pontos da pesquisa, avaliados positivamente.
TEMAS SOCIAIS – A pesquisa também avaliou qual o posicionamento dos entrevistados em relação à participação da OAB-PE nos temas de interesse social, a exemplo do ajuizamento de ação civil pública cobrando melhorias no sistema penitenciário; e a campanha de combate à corrupção.
A maioria dos entrevistados pelo Ipespe avalia que a atual direção da OAB-PE trabalha de forma democrática e demonstra proximidade com a classe.
ELEIÇÕES – As eleições para escolher o novo conselho da OAB-PE acontecem no dia 18de novembro. Cerca de 25 mil advogados devem participar do pleito. Atualmente, dois pré-candidatos já estão com os nomes postos.
O atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da seccional Pernambuco (OAB-PE), Pedro Henrique Reynaldo, declara apoio a Ronnie Preuss Duarte, que atualmente preside a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape).
O coordenador do movimento A Ordem É Para Todos, Jefferson Calaça, também se lançou como candidato da oposição para disputar a presidência da OAB. Desde o início do ano, o grupo opositor vem articulando encontros e tecendo críticas à atual gestão.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2015/06/25/pesquisa-aponta-79-de-aprovacao-da-atual-gestao-da-oab-pe/

Senadores se reúnem com Dilma para discutir reforma


Renan Calheiros esteve presente na reunião com a presidente nesta quinta (25) (Foto: Jonas Pereira/ Agência Senado)










Agência Brasil (Brasília) – O presidente do Senado, Renan Calheiros, e os senadores Jorge Viana (PT-AC) e Romero Jucá (PMDB-RR) se reuniram nesta quinta-feira (25) com a presidenta Dilma Rousseff (PT) para discutir a tramitação da reforma política, aprovada pela Câmara dos Deputados este mês. O Senado instalou uma comissão para conduzir as discussões sobre a reforma e quer votar algumas mudanças antes do recesso parlamentar.
Na quarta (24), os senadores estiveram com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandovski, e ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tratar do mesmo tema. Segundo Renan, a mobilização entre os Poderes é fundamental para que a reforma política seja levada adiante.
“Trocamos pontos de vista, falamos um pouco do andamento da discussão e pedimos apoio da presidenta, que consideramos importante e fundamental para que a gente possa avançar nesse calendário”, disse. Segundo ele, o grupo também vai ouvir contribuições dos ex-presidentes da República e de entidades da sociedade como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A primeira reunião da comissão do Senado está marcada para a próxima terça-feira (30) e a previsão é votar algumas propostas antes do recesso parlamentar, que começa no dia 17 de julho. Jucá, relator da comissão, disse que a ideia é que algumas mudanças já entrem em vigor nas eleições municipais de 2016.
O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, disse que a presidenta recebeu as propostas dos senadores “com muito entusiasmo”, e que o Executivo dará o apoio e subsídios que forem solicitados pela comissão no debate da reforma política no Senado.
“A presidenta Dilma acolheu com muito entusiasmo o que ouviu dos senadores, não só pelo diálogo interpoderes e interinstitucional que eles estão promovendo, mas também por estarem construindo uma proposta suprapartidária, e buscando centrar em aspectos fundamentais que possam baratear o custo das campanhas eleitorais, melhorar a transparência, melhorar a eficiência do sistema eleitoral. São agendas indispensáveis para o aprimoramento da democracia brasileira”, disse o ministro.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=209838

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Dilma: Brasil não pode aceitar ser o 25º lugar no comércio internacional


Brasília - DF, 24/06/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante Cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Exportações. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Presidenta Dilma Rousseff durante Cerimônia de lançamento do PNE. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Agência Brasil – A presidenta Dilma Rouseff disse hoje (24), durante o lançamento do Plano Nacional de Exportações (PNE), que o Brasil não pode aceitar ser apenas o 25º colocado no ranking de comércio mundial. Segundo ela, o Brasil precisa aproveitar o câmbio favorável às exportações para fortalecer o setor. O anúncio do novo plano é umas das medidas do governo para tentar recuperar a economia.
“O plano é parte estratégica da nossa agenda de voltar a crescer. Vamos implementar, em parceria com o setor produtivo, conjunto de medidas para ampliar e dinamizar nossas exportações. Potencial para isso não falta à sétima economia do mundo. Mas a sétima economia no mundo não pode aceitar ocupar 25º lugar no comércio internacional”, disse a presidenta em discurso durante o lançamento do pacote.
O novo plano de exportações terá vigência até 2018 e está baseado em cinco estratégias: acesso a mercados; promoção comercial; facilitação de comércio; financiamento de garantias à exportações; e aperfeiçoamento do sistema tributário relacionado ao comércio exterior.
Dilma destacou medidas comerciais e diplomáticas para ampliar mercados e diversificar as vendas brasileiras para o exterior. “A palavra de ordem é aumentar nossa participação no comércio mundial. Com câmbio favorável às exportações, com ação diplomática incisiva, com ação comercial determinada e com as medidas desse plano vamos fazer do comércio exterior elemento central da nossa agenda de competitividade da nossa economia”.
Entre as ações, Dilma destacou as viagens e missões comerciais a outros países e as visitas internacionais ao Brasil como oportunidades de acertos de acordos tarifários e gestões junto à Organização Mundial do Comércio para derrubar barreiras ao comércio de produtos brasileiros. “Vamos trabalhar para superar barreiras impostas às nossas exportações de bens e serviços, sejam as tradicionais, sejam aquelas que usam de elementos regulatórios para criar processos de contenção de ampliação das exportações”, explicou.
A presidenta destacou mais de uma vez durante o discurso a importância do mercado interno para a economia brasileira, que sustentou as políticas econômicas de seu primeiro mandato. Segundo Dilma, investir agora na ampliação do comércio internacional não significa negligenciar o mercado doméstico.
“Mercados internos fazem a diferença, funcionam com âncora, mas funcionam também como plataformas de lançamento. Vamos continuar trabalhando para ampliar o mercado interno, vamos continuar atuando para consolidá-lo, mas queremos que ele se transforme numa plataforma de lançamento das empresas, produtos e empresários para o mundo. Não há contradição entre a ampliação do mercado interno e a nossa conquista de mercados internacionais, pelo contrário, há uma complementariedade”, argumentou.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2015/06/24/dilma-brasil-nao-pode-aceitar-ser-o-25o-lugar-no-comercio-internacional/

Alepe debate redução da maioridade penal em audiência pública


Deputado federal propôs discutir, em audiência pública, a redução da maioridade penal (Foto: Wídio Joffre)
Aprovada na comissão especial que trata do tema, a redução da maioridade penal no País será discutida, em audiência pública, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na próxima segunda-feira (29), às 10h, no plenário da Casa. A iniciativa tem como objetivo tirar uma posição do Estado à proposta de reduzir a idade penal de 18 para 16 anos.
A proposta para a realização da audiência é do deputado federal Tadeu Alencar (PSB), que se empenha para reverter a tendência majoritária na Câmara dos Deputados em favor da PEC 171/93. Foram convidados para a reunião representantes de diversas entidades da sociedade civil, magistratura, governo e demais setores ligados à criança e ao adolescente, além de parlamentares.
A audiência pública contará, ainda, com a presença da ex-ministra dos Direitos Humanos, deputada Maria do Rosário (PT-RS), que, assim como Tadeu Alencar, integra a Comissão Especial que analisa a proposta e é contrária à redução.
“Pernambuco sempre foi um Estado de vanguarda na defesa dos direitos humanos, da democracia e da liberdade. Com a audiência pública, podemos tirar uma posição fechada contra a redução e dar um exemplo para o País”, afirmou Tadeu. Na semana passada, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), assinou uma carta pública, junto com mais seis governantes nordestinos, posicionando-se contra a aprovação da PEC.
A PEC 171 foi apresentada na Câmara em 1993, pelo então deputado Benedito Domingos (PP-DF), mas somente este ano foi resgatada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e colocada em discussão numa comissão especial criada por ele. No entanto, repetindo o que fez na tramitação da reforma política, o próprio Cunha atropelou o processo e antecipou a votação da matéria em plenário, sem que o colegiado tivesse esgotado o prazo para debate e análise. A proposta deverá ser votada no plenário em primeiro turno no dia 30 de junho, um dia após a audiência pública em Pernambuco.
“Ainda que venha a ser aprovada em plenário, a PEC passará por um segundo turno na Câmara e dois turnos no Senado. Isso nos dá tempo e esperança de reverter a tendência e evitar que se cometa esse terrível erro, que é a redução da maioridade penal”, explicou Tadeu Alencar.
O deputado defende, ainda, um aprimoramento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a criação de políticas públicas modernas e eficazes em áreas como educação, saúde, cultura, empregos, lazer e esportes, como fórmulas para prevenir e combater o envolvimento de jovens com a criminalidade. “Apenas reduzir a idade penal não é solução, é preciso combater a impunidade. É curar a infecção, e não apenas reduzir a febre”, completou.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=209732

Dilma diz que Lula tem direito a fazer críticas ao governo e ao PT


Dilma Rousseff durante Comemoração do Dia Olímpico no Rio de Janeiro (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)










A presidente Dilma Rousseff evitou aprofundar comentários sobre as duras críticas públicas feitas ao governo e ao PT pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em palestra em seu instituto, nessa segunda (22), Lula disse que o partido está “velho e viciado em poder” e que “só pensa em cargos”.
“Acho que todo mundo tem direito de criticar, ainda mais o presidente Lula, que é muito criticado por vocês”, alfinetou Dilma na única pergunta que respondeu a jornalistas no Rio, após participar das comemorações do Dia Olímpico e de uma reunião com o comitê Rio 2016, com o governador fluminense Luiz Fernando Pezão e com o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Em um rápido pronunciamento, Dilma informou que a presidente do Magazine Luiza, a empresária Luiza Trajano, assumirá uma vaga no Conselho Público Olímpico, instância máxima da Autoridade Pública Olímpica (APO), formada por representantes dos governos federal, estadual e municipal. Luiza assume o lugar que foi do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, representando o governo federal.
“Estamos indicando uma mulher empreendedora, batalhadora e com grande capacidade”, descreveu Dilma antes de anunciar o nome de Luiza Trajano.
Sem dar detalhes da reunião sobre os Jogos Olímpicos de 2016, a presidente afirmou apenas que o grupo resolverá os problemas acumulados para a competição. “Conseguimos acumular a discussão sobre eficiência de todo o processo, gerenciando as próximas etapas. Olhamos os desafios e definimos o que fazer”, disse Dilma, que volta para Brasília. A presidente tem uma reunião marcada com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, às 16h.
(Fonte: Estadão Conteúdo)
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=209749

terça-feira, 23 de junho de 2015

Feliz São João!



O vereador Robson Leite deseja a população de Jaboatão dos Guararapes um ótimo São João




Prevenir é o melhor remédio
Fogos de artifício, balões coloridos, bombinhas. No São João, o céu se enche de luzes e cores, mas também de muitos perigos. É durante os festejos juninos que acontece um grande número de acidentes.

As queimaduras são os ferimentos mais graves. E as crianças, as maiores vítimas, que também sofrem com problemas alérgicos. Saiba como agir nesses casos, fazendo os primeiros-socorros, e aprenda alguns cuidados preventivos básicos.

Como agir em casos de queimaduras

* Elas devem ser tratadas imediatamente a fim de aliviar a dor e evitar a infecção;
* Se as roupas pegarem fogo, mantenha a pessoa parada, deitando-a e fazendo ela rolar no chao até o fogo apagar. Nao deixe-a correr. Use também um cobertor para cessar as chamas;

* Retire da área queimada as roupas justas, sutiãs, cintos, anéis e relógios antes que a área atingida comece a inchar;

* Em casos de queimaduras superficiais, nas quais apenas a pele é afetada, apresentando vermelhidão, inchaço e bolhas, mergulhe a área queimada em uma bacia com vinagre durante meia hora para evitar formação de bolhas e cicatrizes;

* Se não tiver vinagre, ponha a área queimada debaixo de água fria corrente ou mergulhe-a em água fria durante pelo menos 10 minutos para esfriar a pele. Em seguida, cubra a queimadura com uma compressa de gaze esterilizada ou com um pano de tecido de algodão limpo e recém-passado a ferro (fronha, lençol, fralda ou lenço, embebido numa solução de bicarbonato de sódio, soro fisiológico ou substância anti-séptica (mercúrio cromo, mertiolate), enfaixando sem apertar o local. Não use tecidos sintéticos ou felpudos;

* Se a queimadura tiver mais que um palmo, procure um médico imediatamente, pois existe perigo de infecção;

* Se a pessoa perder a consciência, vire-a colocando-a na posição lateral;

* Assim que prestar os primeiros-socorros, deve-se levar a vítima ao hospital.
Nunca faça

* Mexer ou colocar a mão na queimadura;

* Furar bolhas ou arrancar a pele;

* Remover pedaços de roupas que tenham grudado na pele;

* Passar cremes, loções, manteiga, pasta de dente, pó de café, terra, gelo ou óleo sobre a queimadura. Essas substâncias dificultam o trabalho médico e aumentam a dor.

Importante

* Se o paciente está se queixando de dor, quer dizer que a queimadura não é tão grave. Quanto menor a dor, mais profunda é a queimadura, porque houve destruição das terminações nervosas. O tecido pode estar necrosado;

* Os pacientes com grandes áreas queimaduras devem ser reidratados imediatamente. Enquanto não chegar no hospital, deverá tomar bastante água, sob o risco de ter insuficiência renal aguda.
Como evitar queimaduras

* Nunca acenda fogo com álcool. Deixe frascos de álcool longe de chamas até para realimentar as fogueiras;

* Não deixe as crianças próximas às fogueiras, principalmente quando estiver iniciando o fogo;

* Não apontar fogos de artifício para dentro de janelas ou para lugares com pessoas;

* Não utilizar fogos em ambientes fechados como apartamentos ou elevadores;

* As crianças somente devem utilizar fogos acompanhadas de adultos. Dê preferência aos que não precisam ser acesos, a exemplo do 'traque de massa'.

Para onde levar uma vítima de queimaduras no Recife

* Hospital da Restauração (Unidade de Queimados)
End.: Avenida Agamenom Magalhães, s/n, Derby
Tel.: 3421.5444

* Hospital São Marcos
End.: Avenida Portugal, 46/74, Boa Vista
Tels.: 3423.3432 / 3423.4246

* Clínica de Queimados
End.: Avenida Agamenom Magalhães, 141, Derby
Tels.: 3423.2644 / 3423.0703

* Hospital das Clínicas - Apesar de não haver uma unidade de atendimento específica a queimados, é possível recorrer ao Departamento de Cirurgia Plástica para as cirurgias reconstrutivas. O Departamento funciona às terças, quartas e quintas, a partir das 7h, no Campus da UFPE.

End.: Avenida professor Morais Rêgo, s/n, Cidade Universitária
Tels.: 3454.3511 / 3454.3633

http://www2.uol.com.br/JC/saojoao/cuidados.htm

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Deputados devem votar último ponto do ajuste fiscal na próxima quarta

O pacote de ajuste fiscal do governo federal está mais perto de ser finalizado. Na Câmara, os deputados devem votar na próxima quarta (24) o último ponto do ajuste – o projeto que diminui a desoneração da folha de pagamento (PL863/2015).
O projeto do governo aumenta de 1% ou 2% para 2,5% ou 4,5% as alíquotas incidentes sobre a receita bruta de empresas de 56 setores da economia que deixaram de contribuir com 20% da folha de pagamentos para o INSS. Se o ponto for aprovado, a expectativa do governo é economizar cerca de R$ 12,4 bilhões com o aumento das alíquotas, quase metade dos R$ 25,2 bilhões previstos com a desoneração para 2015.
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, visitou gabinetes de deputados semana passada para buscar aliados na aprovação do projeto na Câmara.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2015/06/21/deputados-devem-votar-ultimo-ponto-do-ajuste-fiscal-na-proxima-quarta/

Portal da Transparência da Alepe sai, enfim, do papel


Alepe ganhou Portal da Transparência. Foto: JC/Imagem
Alepe ganhou Portal da Transparência. Foto: JC/Imagem
Após três anos da Lei de Acesso à Informação ser aprovada, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), enfim, tirou do papel o seu Portal da Transparência. O órgão público era o único no Estado que ainda não contava com o instrumento para divulgar os gastos.
A criação do portal abre uma janela para o acesso a informações administrativas e orçamentárias. No portal, hospedado no site reformulado da Casa Joaquim Nabuco, constam informações sobre os salários dos deputados, verbas indenizatórias, lista de servidores e comissionados (sem dados sobre remuneração) e dados da gestão.
Reformulado, site da Alepe inseriu Portal da Transparência. Imagem: reprodução do site.
Reformulado, site da Alepe inseriu Portal da Transparência. Imagem: reprodução do site.
A demora pela criação de um portal era alvo constante das críticas de parlamentares e de cobranças da sociedade. No início do mandato, o primeiro secretário da Alepe, Diogo Moraes (PSB), se comprometeu a executar o projeto. A ferramenta entrou no ar semana passada, logo após o lançamento da folha de pagamento do mês de junho.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2015/06/21/portal-da-transparencia-da-alepe-sai-enfim-do-papel/

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Frente Mista em Defesa do Artesão é lançada

Por Amanda Figueirôa
Do Site Roberta Jungmann
Com iniciativa da Câmara dos Deputados e o Senado Federal, foi lançada nesta quarta (17), no Salão Nobre do Congresso, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Artesão e Apoio do Artesanato Brasileiro, que terá como presidente o deputado Givaldo Vieira (PT-ES).
O objetivo, segundo o senador Humberto Costa, é valorizar e dar “todas as condições para os profissionais do artesanato, que trabalham com a cultura e a tradição da população”, além de atender às principais reivindicações da Confederação Nacional dos Artesãos (CNARTS).
O reconhecimento da profissão de artesão é uma das prioridades da Frente Parlamentar, por meio da aprovação do PL 7755/2010.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=209262

Dilma veta PL de aposentadoria do Congresso

A presidente Dilma Rousseff vetou na nesta quarta-feira (17), oficialmente, o Projeto de Lei de Conversão 4/2015 aprovado pelo Congresso a respeito do fator previdenciário. Em nota, o Planalto informa, entretanto, que será editada Medida Provisória que assegura a regra de 85 pontos (idade+tempo de contribuição para mulheres) 95 pontos (idade+tempo de contribuição para homens), que fora aprovada pelo Congresso Nacional.
“Ao mesmo tempo, introduz a regra da progressividade, baseada na mudança de expectativa de vida e ao fazê-lo visa garantir a sustentabilidade da Previdência Social”, cita a nota.
A decisão pelo veto já era esperada.
(Fonte: Estadão Conteúdo)

Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=209315

Comissão aprova redução da maioridade apenas em crimes hediondos

Do Portal da Câmara dos Deputados
Foi aprovado há pouco, por 21 votos a 6, o relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF) na comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. A votação ocorreu quatro horas e meia após o início da reunião. Foi aprovado também, em votação simbólica, um destaque do deputado Wewerton Rocha (PDT-MA) que aperfeiçoa a estrutura do sistema socioeducativo.
Bessa alterou o texto para prever que a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos ocorra apenas nos casos de crimes hediondos (como estupro e latrocínio), lesão corporal grave e roubo qualificado (quando há sequestro ou participação de dois ou mais criminosos, entre outras circunstâncias). Segundo o texto, as penas previstas serão cumpridas pelos adolescentes em ambiente separado dos adultos.
Orientaram favoravelmente à redução da maioridade penal partidos como PMDB, PSDB, DEM, PR, PP e PTB, e foram contra PT, PSB, PPS, PDT e PCdoB.
O resultado foi muito comemorado pelos integrantes da Frente Parlamentar da Segurança Pública. Por outro lado, imediatamente após o anúncio da aprovação, manifestantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), contrários à proposta, voltaram a gritar palavras de ordem e reiniciaram um apitaço no corredor das comissões.
Os deputados favoráveis à PEC saíram da reunião em direção ao Salão Verde e ao Plenário da Câmara cantando “Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”, e o Departamento de Polícia Legislativa teve muito trabalho para evitar um confronto com os estudantes, que responderam gritando “fascistas, racistas, não passarão”.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=209317

terça-feira, 16 de junho de 2015

Otimista, Humberto destaca capacidades de Pernambuco para atrair hub da Latam


Paulo se reúne com bancada federal nesta segunda. Foto: Roberto Pereira/Sei
Paulo se reúne com bancada federal nesta segunda. Foto: Roberto Pereira/Sei
Após reuniões estratégicas com representantes da Secretaria de Aviação Civil e Ministério da Defesa, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, mostrou-se confiante na capacidade técnica de Pernambuco para atrair o hub (centro de conexões de voos) da Latam. O petista participou nesta segunda-feira (15) do encontro convocado pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).
Segundo Humberto, Pernambuco tem boas chances de garantir o hub. “Há uma série de atrativos técnicos e logísticos que nos colocam à frente dos nossos concorrentes. As perspectivas são muito boas”, disse Humberto.
Apesar das diferenças políticas, o senador reconheceu a articulação política desprendida por Paulo Câmara para atrair o projeto. “O governador Paulo Câmara tem se empenhado pessoalmente para garantir o empreendimento e creio que todas as forças políticas do Estado estão unidas para que o centro de conexões seja instalado em nosso Estado”, disse o senador.
Pernambuco disputa o hub com Ceará e Rio Grande do Norte. O empreendimento vai contabilizar investimentos de US$ 1,3 bilhão (cerca de R$ 4 bilhões). A escolha da Latam deve ser anunciada até o fim do ano para que a companhia inicie a operação em dezembro de 2016. A expectativa do setor aeronáutico brasileiro é de que o novo centro de voos crie entre 8 mil e 12 mil empregos diretos e indiretos.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2015/06/15/otimista-humberto-destaca-capacidades-de-pernambuco-para-atrair-hub-da-latam/