Em meio às articulações para a campanha eleitoral do novo conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, da seccional de Pernambuco (OAB-PE), pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) sinaliza índice de aprovação de 79% da atual gestão da ordem no Estado. Segundo o levantamento, 10% desaprovaram e 11% não souberam ou não quiseram responder ao questionamento. A pesquisa, realizada entre 21 e 27 de maio, ouviu 400 advogados.
De acordo com o levantamento, a OAB-PE está no caminho certo para 80% dos entrevistados, enquanto 9% disseram que a instituição está no caminho errado; e 11% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa aplicada agora pelo Ipespe ouviu advogados da capital e interior, selecionados de forma aleatória, com margem de erro de 5%. Levando-se em consideração principalmente os dois primeiros anos da gestão – 2013 e 2014 -, os questionamentos foram feitos em torno de pontos específicos de ações realizadas.
A luta em defesa das prerrogativas do advogado; a estruturação de estacionamentos nos fóruns; a elevação do teto dos honorários advocatícios; e a realização de convênios que se revertem em bens e descontos para os advogados foram alguns dos pontos da pesquisa, avaliados positivamente.
TEMAS SOCIAIS – A pesquisa também avaliou qual o posicionamento dos entrevistados em relação à participação da OAB-PE nos temas de interesse social, a exemplo do ajuizamento de ação civil pública cobrando melhorias no sistema penitenciário; e a campanha de combate à corrupção.
A maioria dos entrevistados pelo Ipespe avalia que a atual direção da OAB-PE trabalha de forma democrática e demonstra proximidade com a classe.
ELEIÇÕES – As eleições para escolher o novo conselho da OAB-PE acontecem no dia 18de novembro. Cerca de 25 mil advogados devem participar do pleito. Atualmente, dois pré-candidatos já estão com os nomes postos.
O atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da seccional Pernambuco (OAB-PE), Pedro Henrique Reynaldo, declara apoio a Ronnie Preuss Duarte, que atualmente preside a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape).
O coordenador do movimento A Ordem É Para Todos, Jefferson Calaça, também se lançou como candidato da oposição para disputar a presidência da OAB. Desde o início do ano, o grupo opositor vem articulando encontros e tecendo críticas à atual gestão.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2015/06/25/pesquisa-aponta-79-de-aprovacao-da-atual-gestao-da-oab-pe/
Nenhum comentário :
Postar um comentário