Representante brasileiro no I Congresso de Comissões de Saúde dos Parlamentos das Américas, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, assinou, em nome do Congresso Nacional do Brasil, a chamada Declaração de Paracas, documento final do encontro ocorrido, de quarta (3) até essa sexta-feira (5), na cidade peruana de mesmo nome.
O texto representa um avanço na articulação dos parlamentares do continente em favor de assegurar cobertura e acesso universais dos cidadãos americanos à saúde, reconhecidos no documento como um “direito humano fundamental”. “A saúde é um requisito para o crescimento econômico com equidade, inclusão e coesão social”, atesta a declaração.
O documento propõe, ainda, um especial “enfoque de interculturalidade aos povos originários, afrodescendentes e populações em situação de vulnerabilidade”.
“Foi um encontro muito importante. Todos tomamos conhecimento dos nossos problemas comuns e saímos de Paracas convencidos de que os parlamentos têm de atuar ativamente para a criação de serviços de saúde integrais, adequados, oportunos e de qualidade para as nossas populações”, disse Humberto.
Os países subscreveram o compromisso de avançar no acesso e na cobertura universais dos cidadãos aos serviços de saúde. Atualmente, apenas o Brasil, em toda a América Latina e Caribe, assegura um modelo dessa natureza por meio do SUS. “Estamos criando uma Rede Parlamentar para estreitar vínculos e implementar políticas de saúde que tragam soluções coletivas e integradas para os nossos países”, afirmou o petista.
O líder do PT no Senado volta ao Brasil na manhã deste domingo (7). Na próxima semana, Humberto vai propor ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, medidas a serem adotadas com a finalidade de viabilizar a aplicação imediata de alguns pontos da Declaração.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=208325
Nenhum comentário :
Postar um comentário