De passagem por Pernambuco, neste domingo (31), o presidente nacional do PT, Rui Falcão, teceu críticas à aprovação da emenda que inclui na Constituição a permissão de doações eleitorais de empresas.
A proposta, aprovada nesta quarta-feira (27), ainda terá que ser votada em segundo turno na Câmara dos Deputados e, em seguida, segue para o Senado.
Falcão deixou o evento sem falar com a imprensa, mas, segundo a presidente estadual do PT, Teresa Leitão, ele lamentou a aprovação da medida.
Rui Falcão esteve no Recife para participar da segunda etapa do Encontro Estadual do partido para o 5º Congresso Nacional. O encontro foi realizado pelo Diretório Estadual do PT em Pernambuco e contou também com a presença do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE).
Ao se referir sobre a maneira como está sendo votada a reforma política na Câmara dos Deputados, o senador falou em retrocesso. “Acho que tem sido um retrocesso, um desastre, essa questão da possibilidade de financiamento de campanhas eleitorais ou de partidos por parte dos doadores empresariais, é o eixo do problema que nós vivemos hoje, isto está no âmago do problema da corrupção que o congresso nacional se propõe a manter, disse o petista.
Ainda segundo o senador, a luta contra a medida vai continuar. “Vamos trabalhar para ganhar ainda na câmara no segundo turno e vamos trabalhar para no Senado derrotar esta medida”, afirmou.
Durante o encontro, Rui Falcão tratou também sobre a conjuntura política do partido, os desafios para o enfrentamento da crise e uma recomposição da tática do PT.
Nenhum documento oficial foi elaborado durante o evento, que foi realizado no Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Pernambuco (Sindsep), mas o debate serviu de preparação para o V Congresso Nacional do partido, que será realizado de 11 a 13 de junho, em Salvador e contará com a presença da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2015/05/31/presidente-nacional-do-pt-ruy-falcao-lamenta-lamenta-a-aprovacao-do-financiamento-empresarial-de-campanhas/
Nenhum comentário :
Postar um comentário