Levantamento realizado pela Controladoria Geral da União (CGU), que mediu o índice de transparência pública em Estados e municípios brasileiros – o Escala Brasil Transparente (EBT) –, aponta a capital pernambucana como a mais transparente do Nordeste. Além disso, segundo o estudo, o Recife obteve o quarto lugar entre as capitais brasileiras e ficou em nono lugar quando comparada a todos os 492 municípios analisados pelo levantamento.
Os entes avaliados receberam uma nota de 0 a 10 pontos, calculada pela soma da regulamentação da Lei de Acesso (25%) e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão (75%).
Não é a primeira vez que o Recife figura positivamente nesse tipo de avaliação. Em maio de 2014, a capital pernambucana foi apontada a mais transparente em relação aos gastos públicos, segundo avaliação da ONG Contas Abertas.
O Recife teve seu Portal da Transparência lançado em abril de 2013 e dispõe, entre outros pontos, de informações das receitas, despesas, licitações, contratos, servidores e demonstrativos fiscais e dados da gestão, como os salários de todos os servidores.
Segundo os dados da CGU, o Recife ficou atrás de São Paulo (10), Curitiba (9,31) e Brasília (8,89). Fortaleza figura no quinto lugar, com 8,61 pontos.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=206734
Nenhum comentário :
Postar um comentário