sexta-feira, 29 de maio de 2015

Crise? Que crise? Mais de 20 empresas globais deverão se instalar próximo ao complexo automotivo da Jeep


Dilma e Paulo no banco da frente. Ministro vai atrás. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas.
Sem alarde, o grupo Fiat divulgou que, dos fornecedores que já abastecem o Polo Automotivo Jeep a partir de outros estados do Brasil, 11 já demonstraram interesse em se instalar em Pernambuco num raio entre 15 e 20 quilômetros da fábrica Jeep.
Um mês após a sua inauguração, a FCA – Fiat Chrysler Automobiles informou que está em negociações avançadas com mais de 20 empresas fornecedoras de peças e serviços para que instalem unidades de produção nas proximidades da planta de Goiana.
“O processo dá continuidade à estratégia de localização de componentes da produção da Jeep.Deste modo, vamos acelerar e reforçar a pernambucanização de nossa cadeia de fornecedores, contribuindo de modo decisivo para a industrialização da Zona da Mata Norte e de Pernambuco”, afirma Antonio Damião, diretor de gestão de Projetos Estratégicos da Fiat Chrysler Automobiles (FCA).
“Em primeiro lugar, estamos selecionando as linhas de produtos que queremos atrair para nosso entorno, bem como definindo quais fornecedores de primeiro, segundo e terceiro nível terão papel essencial. Por fim, consideramos estratégico atrair empresas especialistas em manutenção com padrão de classe mundial, para dar suporte a todo o polo e seus fornecedores”, adianta Damião.
Os principais processos de material direto incluem injeção de peças plásticas, co-injeção, extrusão, peças estampadas, conjuntos soldados, pintura, conjuntos extrudados de borracha, montagens, estocagem e sequenciamento.
Os serviços de manutenção diferenciada serão voltados para ferramentas (estampos e moldes de peças plásticas), equipamentos, dispositivos, embalagens e racks, predial e utilidades, peças de reposição, centro de usinagem, centro de try out (prensas e injetoras), sala metrológica e placas PLC (Controlador Lógico Programável).
Mais emprego e renda

Segundo a empresa, existe a expectativa de geração de aproximadamente 1 mil empregos durante a construção civil dos Complexos Industriais, Logístico e de Serviços, sendo que 40% dessas pessoas estarão dedicadas às obras dos galpões para os fornecedores Jeep.
No caso dos fornecedores da fábrica, a previsão é de geração de mais de 1,5 mil empregos diretos entre o final de 2016 e o primeiro trimestre de 2017, nos fornecedores da fábrica Jeep;
“Mais de 90% desta força de trabalho será de moradores da região da Zona da Mata Norte”, diz a empresa.
Os investimentos em equipamentos estão estimados em R$ 300 milhões (somente de fornecedores da Jeep).
De acordo com os números da Fiat, existe a previsão de investimentos em construção civil da ordem de R$ 150 milhões (galpões e estruturas destinadas aos fornecedores Jeep).
Quem são os novos players
Hutchinson
Multinacional francesa com presença nos mercados da Europa, Ásia, América do Norte, América do Sul e África, a Hutchinson possui três unidades de produção no Brasil. Para o Polo Automotivo Jeep, a empresa fornece sistemas de vedação de carroceria (guarnições estáticas e dinâmicas), sistemas de gerenciamento de fluidos de baixa pressão (mangueiras de radiador e mangueiras de servo-freio) e sistemas de gerenciamento de fluidos de alta pressão (mangueiras de ar-condicionado).

Benteler
Com atuação em 38 países, a alemã Benteler possui seis plantas industriais no Brasil nas quais trabalham cerca de 2,3 mil pessoas. Em Pernambuco, a nova indústria fornecerá sistemas de chassis, estruturas e sistemas de motor e exaustão.

Sofir
A Sofir do Brasil integra o grupo italiano Sofir, que atua na Europa desde 1970 e veio ao mercado brasileiro para montar uma oficina mecânica (Caldeiraria , Usinagem e Montagem) em Contagem (MG) e atender demandas de fabricação, montagem e recuperação de prensas mecânicas e hidráulicas. Participa do projeto da Jeep em Pernambuco desde 2011 com a instalação das linhas de prensas Komatsu.

Usimequi
Empresa pernambucana fundada em 2007 especializada em soluções em usinagem de peças com flexibilidade e precisão. Sua nova unidade oferecerá serviços de usinagem em geral, serviços de manutenção de estampos e moldes de injeção, tratamento térmico para temperas e soldas especiais e projetos e desenvolvimento para otimização de máquinas e equipamentos de produção de peças e componentes.

Baterias Moura
A Moura é uma empresa pernambucana que fabrica baterias para carros desde 1957 , sendo líder na América do Sul e a marca mais lembrada por brasileiros. Com capacidade produtiva de oito milhões de baterias ao ano, possui mais de 70 centros de distribuição no Brasil e Cone Sul, além de quatro mil funcionários.

Comau
A Comau é uma empresa do grupo FCA e líder mundial no desenvolvimento de sistemas de produção automatizados. Está presente em 17 países no mundo com mais de 14 mil empregados. Somente no Brasil, presta serviços especializados de manutenção em mais de 20 clientes de grande porte em mais de 55 centros de negócio.

Hexagon Metrology
Empresa multinacional suíça provedora de soluções tecnológicas para Metrologia Dimensional. Possui cerca de 15 mil funcionários em 46 países. No Polo Automotivo Jeep, está presente no Communication Center, Funilaria, Prensas e Parque de Fornecedores interno (Supplier Park 1), além de fornecer serviços de medição no Centro de Componentes.

Sulbras e Belga
Grupo nacional com origem no Rio Grande do Sul, presente em cinco locais no Brasil. O grupo Sulbras e Belga é fabricante de componentes plásticos injetados, e no Polo Automotivo Jeep fornece inicialmente “carrier plates” para módulos de portas e co-injeção do Módulo Front End. O grupo também é especialista em projeto e construção de moldes de injeção de plásticos, bem como modificações, reparações e manutenções destes moldes.

Autometal e Nakayone
A CIE Automotive, multinacional de origem espanhola, detentora da Nakayone e Autometal, atua no mercado automobilístico em diversas tecnologias. Desenvolve e produz itens nas mais variadas tecnologias: alumínio, plástico, estampados , forjados , usinados , fundidos e teto solar. Possui mais de 80 plantas distribuídas está presente em mais de 30 países.

Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2015/05/28/crise-que-crise-mais-de-20-empresas-globais-deverao-se-instalar-proximo-ao-complexo-automotivo-da-jeep/

Nenhum comentário :

Postar um comentário