sexta-feira, 29 de abril de 2016

Quatro mortes por H1N1 no Estado

Óbitos ocorreram no Recife, sendo dois deles homens com mais de 50 anos residentes em Boa Viagem


Pedro Ventura/ Agência Brasília
Só em 2016, houve 52 casos para a influenza


Quatro mortes foram confirmadas pela gripe H1N1 em Pernambuco. Esses são os primeiros óbitos relacionados ao vírus no Estado este ano. Todos foram notificados no Recife. Em 2015, não houve registro de morte para a doença.
De acordo como boletim divulgado na tarde de ontem, pela Secretaria Estadual de Saúde, até 23 de abril foram registrados 238 casos de Síndrome Respiratória Aguda Gripal (SRAG), com 19 confirmações de influenza A H1N1. No mesmo período do ano passado, foram notificados 342 casos de SRAG. Também não houve confirmação. Só em 2016, houve 52 casos para a influenza.
Ao todo, foram notificados 20 casos de SRAG que evoluíram para óbito, incluindo os quatro por H1N1. Das quatro pessoas que morreram vítimas da SRAG com confirmação para H1N1, dois são homens, residentes do bairro de Boa Viagem, na Zona Sul, e duas mulheres, de 16 e 41 anos, moradoras dos bairros da Cohab, na Zona Sul, e Campo Grande, Zona Norte.
“Os óbitos dos homens, que têm mais de 50 anos, aconteceram em março, em hospitais da rede privada. Um deles tinha doenças pré-existentes, como diabetes e tabagismo. O outro ainda não temos informações”, disse a secretária-executiva de Vigilância à Saúde, Cristiane Penaforte.
No caso das mulheres, detalhou, uma delas foi uma jovem do sexo feminino de 16 anos, que faleceu no Hospital das Clínicas, em abril. A outra vítima, de 41 anos, também morreu este mês, em uma unidade de saúde particular. Segundo Cristiane, as duas adoeceram em março. “Por ser muito recente, ainda não conversamos com a família. Por esse motivo, não sabemos se elas têm histórico de comorbidades”, disse.
Campanha
O Dia D da 18ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza começa amanhã. A abertura será dentro do evento Saúde em Todo Lugar, realizado na Rua Itapeva, na Imbiribeira. Serão disponibilizados 166 pontos de vacinação em toda a Capital A meta é vacinar pelo menos 80% do público-alvo, composto por mais de 365 mil pessoas. “A campanha tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação”, reforçou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. 
 

Fonte:http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/4/quatro-mortes-por-h1n1-no-estado-0548.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário