quarta-feira, 13 de abril de 2016

UTI pediátrica do Procape deve ser fechada

Decisão foi anunciada na última segunda, pelo gerente médico da UTI e pela direção do pronto socorro


Por falta de médicos, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), em Santo Amaro, na área Central do Recife, deverá ser fechada. O hospital, que é referência em emergência cardiológica, é ligado à Universidade de Pernambuco (UPE).
Segundo o sindicato da categoria, a decisão foi divulgada, na última segunda-feira (11), pelo gerente médico da UTI e pela direção do Procape. De acordo com o sindicato, não há atendimento na UTI pediátrica nas quintas-feiras pela manhã e aos domingos.
Discordando da decisão, os servidores realizam um ato, nesta terça (12), em frente à unidade de saúde. O objetivo é não permitir o fechamento. Ao todo, três crianças ainda estão na UTI. Elas devem ser transferidas ao Hospital Barão de Lucena que, segundo os pais, não teria estrutura para receber os pacientes.
As crianças - do Piauí, de Alagoas e de Pernambuco - seguem internadas no Procape, em estado grave. Os pais, no entanto, pretendem procurar o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para evitar a transferência dos filhos.
Por meio de nota, a diretoria Procape informou que a unidade permanecerá fechada até o fim do mês. Das três crianças internadas, duas serão transferidas para o Hospital das Clínicas. A outra paciente será avaliada por uma equipe médica que avaliará se ela será transferida para a enfermaria ou se permanecerá na UTI. Caso haja a necessidade da permanência da paciente na UTI, ela será encaminhada para o hospital que tiver leito vago de acordo com a Central de Regulação de Leitos.

A diretoria do Procape ainda reforçou que o fechamento do serviço foi resultado da falta de cardiologista pediátrico. O profissional da especialidade entrou de licença médica. "A diretoria trabalha para disponibilizar um outro médico do próprio quadro do hospital ou suspender as férias de um outro profissional da especialidade. Providências estão sendo tomadas para reverter esta situação”.

Fonte:http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/4/uti-pediatrica-do-procape-deve-ser-fechada-0232.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário