quarta-feira, 29 de junho de 2016

Presidente turco faz apelo à "luta comum" no plano internacional após o triplo atentado

Washington condenou o "atroz" atentado e prometeu seu "firme" apoio à Turquia


O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, fez um apelo à "luta comum" no plano internacional após o triplo atentado. "Espero, sinceramente, que o ataque visando ao aeroporto Ataturk seja uma virada para a luta comum a travar, com os países ocidentais à frente, em todo o planeta contra as organizações terroristas", afirma Erdogan em um comunicado.
O primeiro-ministro Benali Yildirim deixou Ancara imediatamente com destino a Istambul, enquanto uma reunião de crise era organizada na capital com vários ministros. Em entrevista coletiva no primeiro dia da cúpula europeia em Bruxelas, o presidente francês, François Hollande, condenou "duramente" o que chamou de "ato abominável".
"Quero condenar duramente esse ataque", declarou Hollande, acrescentando que "esses atos terroristas que acontecem depois de outros têm como consequência deixar a situação ainda mais difícil na Turquia".
Segundo Hollande, trata-se, agora, trabalhar de modo "a conhecer exatamente os autores [do atentado] para que, juntos, possamos fazer tudo que for possível contra o terrorismo, sobretudo, nessa região". "Temos de agir - é o que fazemos também pela Europa e pela França -, coordenar ainda mais nossos serviços e realizar, tanto quanto possível, as ações necessárias contra o terrorismo e os tráficos ilícitos", convocou.
O premiê francês, Manuel Valls, reagiu no mesmo tom. "Horrorizado com o atentado bárbaro no aeroporto de #Istambul. A França com os turcos contra o terrorismo", tuitou.
Washington condenou o "atroz" atentado e prometeu seu "firme" apoio à Turquia. "O aeroporto internacional Ataturk, como o aeroporto de Bruxelas que foi atacado anteriormente este ano, é um símbolo das conexões internacionais e dos laços que nos unem", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, em uma nota. Os consulados americano e francês aconselharam seus cidadãos a não irem à região do aeroporto.
Fonte:http://www.folhape.com.br/geral/mundo/2016/6/presidente-turco-faz-apelo-a-luta-comum-no-plano-internacional-apos-o-triplo-atentado-0195.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário