Os passageiros que utilizam o Terminal Integrado da PE-015 acompanharam a análise da qualidade da fumaça expelida pelos ônibus que transitam pela estação. Ao longo do dia, uma equipe do Programa Despoluir, vinculado à Confederação Nacional do Transporte, está aferindo a emissão de poluentes dos coletivos e sensibilizando a população sobre a importância da utilização do transporte público. De acordo com a coordenação do programa, com o trabalho, 13 toneladas de dióxido de carbono deixaram de ser emitidos no estado em 2015.
Coordenador do Despoluir em Pernambuco, André Galvão defende que houve grandes avanços na diminuição de poluentes por parte da frota de ônibus no estado. “Temos cerca de três mil coletivos e todos são analisados num período de seis em seis meses. Estimamos que, no ano passado, evitamos que 13 toneladas de gases poluentes fossem soltos no meio ambiente por meio do nosso trabalho de prevenção”.
Segundo Galvão, as empresas de ônibus contratam a equipe que vistoria a frota e entrega relatórios aprovando ou não a situação de cada veículo. Para ele, esse trabalho contribui com a valorização da utilização do transporte público. “Muitas pessoas usam os ônibus diariamente e essas ações possibilitam melhorias para a população”, comentou.
Para alguns passageiros, a ação é positiva. “Sou alérgica e essa fumaça toda me incomoda muito. Fico muito mal com o cheiro e já cheguei a passar mal várias vezes. Essa fumaça preta incomoda e é só mais um problema que enfrentamos diariamente quando utilizamos o transporte público”, afirmou a dona de casa, Lucicleide Alves, de 42 anos.
Segundo o agente administrativo, Jorge Carneiro, 51, a diminuição de fumaça melhora a vida de todos. “Eu uso ônibus diariamente e fico muito incomodado com a fumaça que vem toda no nosso rosto, imagine quem mora próximo a um desses terminais e convivem com a fumaça o tempo todo. Saúde em primeiro lugar”, finalizou.
Fonte:http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/6/populacao-acompanha-a-analise-da-qualidade-da-fumaca-em-onibus-0165.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário