As vendas de fim de ano cresceram 2% em relação ano de 2012, com pouca diferença entre shoppings, que tiveram aumento de 2,3%, e comércio tradicional, que aumentou o faturamento em 1,8%. Esse foi o resultado mostrado no levantamento realizado pelo Centro de Pesquisa (Cepesq) do Instituto Fecomércio, que ouviu 416 empresários e gerentes na primeira semana deste ano, na cidade do Recife, em áreas do comércio tradicional e nos principais centro de compras.
Para 47,6% dos empresários e gerentes, as vendas foram maiores, contra 37,7% que admitiram queda e pouco mais de 14% que tiveram vendas iguais as do final de 2011. “Mesmo com as vendas de fim de ano crescendo pouco em relação ao ano passado, os empresários estão muito otimistas quanto a 2013. Mais de 90% esperam crescimento contra menos de 5% que admitem faturamento em queda no ano em curso”, explicou o consultor da Fecomércio, Luiz Kehrle.
A opinião de empresários e gerentes reflete em parte o ânimo dos varejistas, que naturalmente são propensos a acreditar que os bons resultados vão continuar. “Mas em parte decorre da economia encontrar-se em uma trajetória de retomada do crescimento, que embora muito tênue se diferencia de um quadro de contração, tal como o que se registrou ao início do ano passado”, completou o também consultor da instituição, José Fernando de Menezes.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=72534
Nenhum comentário :
Postar um comentário