sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Dilma vai vetar prazo maior para fim de lixões

A presidente Dilma Rousseff vai vetar o dispositivo aprovado na Medida Provisória 651 que prorroga até 2018 o prazo para as cidades transformarem os lixões em aterros sanitários, dando destino adequado a resíduos sólidos. “Há a decisão de vetar”, anunciou nesta quarta (29) o líder governista no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE).
Um acordo foi costurado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) para que a MP 651 fosse aprovada. A medida regulamenta a desoneração da folha de pagamento e reabre o programa de parcelamento de débitos tributários de empresas e pessoas físicas (Refis da Crise). A inclusão dos lixões causou atrito entre a oposição e a base aliada do governo. Por isso, definiu-se que Dilma vetaria o trecho e resgataria o tema em outra medida provisória.
“Para esse artigo, vamos apresentar na MP 656 um dispositivo que prevê a prorrogação por dois anos e garante recursos federais para a implementação da política de resíduos sólidos do Brasil”, afirmou Jucá. O senador sinalizou que a decisão virá acompanhada de mais recursos da União para as prefeituras. “Se nós apenas prorrogarmos o prazo, sem nenhum tipo de ajuda aos municípios para realizarem esses aterros sanitários, nós estaremos apenas postergando o cumprimento de uma lei que não será cumprida.”
Os prefeitos pressionam pela extensão do prazo. A data limite era 2 de agosto deste ano, causando insegurança jurídica para os municípios que descumprissem a determinação de instalar aterros sanitários.
Educação

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado também aprovou ontem um projeto de lei que determina que Estados e municípios só terão acesso a recursos da União para limpeza urbana ou a incentivos e financiamentos de bancos federais se incluírem em seus planos de tratamento de resíduos sólidos campanhas educativas para a população.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

(Fonte: Estadão Conteúdo)
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=187507

Lossio discute com Temer desafios da gestão

Peemedebistas conversaram sobre os desafios da gestão de Dilma para os próximos quatro anos (Foto: Divulgação)










Em encontro em Brasília, nesta quarta-feira (29), o prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), ouviu do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), os desafios da gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) para os próximos quatro anos. A petista foi reeleita no último domingo (26), com 51,64% dos votos válidos.
Lossio, que é dissidente do partido no apoio a Dilma em Pernambuco, ouviu de Temer o compromisso do Governo Federal de continuar com ações que promovam o desenvolvimento de Petrolina.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=187498

OAB-PE na luta contra incitação ao preconceito na web

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.
A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco (OAB-PE), apresentou nesta quinta-feira (30) notícia-crime no Ministério Público Federal para que sejam apurados os casos de incitação ao preconceito propagados pelas redes sociais após a divulgação dos resultados do segundo turno eleitoral, que deu a reeleição para presidente Dilma Rousseff (PT).
Assinados pelo presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, e o conselheiro federal da OAB por Pernambuco, Henrique Mariano, os documentos pedem a apuração e a devida punição dos prováveis autores das mensagens dos crimes de racismo e incitação ao crime, tipificados na Constituição Federal, na Lei nº 9.459, de 1997 e no Código Penal Brasileiro, contra o povo nordestino.
De acordo com o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique, as pessoas precisam ter ciência de que as manifestações nas redes sociais têm consequências jurídicas. Ele lembra que a notícia- crime protocolada nos órgãos competentes não devem impedir que outras ações institucionais da OAB sejam realizadas para coibir a prática de atos equivalentes nas redes sociais.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/10/30/oab-pe-na-luta-contra-incitacao-ao-preconceito-na-web/

Candidatos têm até 4 de novembro para prestar contas ao TRE

Candidatos e partidos políticos têm até 4 de novembro para encaminhar ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE)  as prestações de contas com a arrecadação e os gastos feitos durante o período eleitoral.
As contas somente serão consideradas após a apresentação e validação do extrato da prestação de contas emitido pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), no protocolo do Tribunal.
O candidato que deixar de apresentar as contas à Justiça Eleitoral, ficará sem a certidão de quitação eleitoral, fato que traz sérias implicações, tais como: bloqueio para se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, o candidato não poderá receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, não poderá participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos Estados, dos Territórios, do Distrito Federal ou dos Municípios, ou das respectivas autarquias; não poderá obter passaporte ou carteira de identidade.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/10/30/candidatos-tem-ate-4-de-novembro-para-prestar-contas-ao-tre/

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Lula prega generosidade e exalta programas sociais


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou nesta quarta-feira um vídeo no seu perfil oficial do Facebook com discurso de união dos brasileiros após a eleição. O vídeo foca nos programas sociais, com menção ao Bolsa Família. Lula fala especialmente sobre “generosidade” e contra o “preconceito”. “É um equívoco das pessoas que se opõem às políticas sociais. As pessoas deveriam agradecer a Deus essas políticas sociais, porque elas elevaram a vida das pessoas”, diz o ex-presidente.
Levando o discurso da sua sucessora reeleita Dilma Rousseff (PT) para um tom de maior apelo popular, Lula falou contra o “ódio” que, segundo ele, prejudica o processo de inclusão social. “Fico imaginando como sofre a pessoa com ódio, acho que nem dorme, que tem úlcera. Pode até estar doente porque não é possível. Se eu pudesse falar para essas pessoas que têm preconceito, eu diria ‘ó, felicidade ou a gente reparte ou a gente perde, porque não é possível a gente ser feliz sozinho’.” E faz um convite às pessoas “preconceituosas” para que abram “sua cabeça, seu coração e sua alma” e deem chances aos outros de “terem o que você já tem”.
Em um tom informal, de conversa com o internauta, e vestindo uma camiseta vermelha com a estrela símbolo do PT, Lula destacou conquistas dos últimos 12 anos de governo petista, em especial o combate à miséria e inclusão por meio do Bolsa Família. Ele disse que a oposição criticou o programa, mas que foi ele que permitiu a mudança social do País. Citou o caso de São Paulo, Estado mais rico do País e onde, décadas atrás, havia dezenas de crianças pedindo esmola nos semáforos. “Hoje o que é que tem na periferia de São Paulo, pedindo, tem malabarista, fazendo arte pra gente lá, um monte de coisa fantástica”, contrapôs. “Mudou o cenário. A miséria absoluta acabou, as pessoas criaram um pouco de cidadania e quem ganhou mais com isso? A classe média.”
Lula citou também, ainda que brevemente, a regulamentação profissional de empregados domésticos, um feito do governo Dilma. “A patroa não tem que ficar com raiva, tem que ficar feliz porque a pessoa progrediu”, disse, reforçando o discurso positivo de união. “A repartição dos espaços públicos para toda a sociedade, sem diferença de classe social, é uma conquista de toda a democracia”, completou.
O ex-presidente associou a postura contra os programas sociais de parte da população à falta de generosidade e explicou o que considera ser o papel do Estado. “Cabe ao Estado estender a primeira mão, cabe à sociedade estender a segunda mão, para a gente tirar todo mundo de baixo e fazer subir um degrau, depois subir dois, depois subir três. De repente, está todo mundo vivendo um padrão de vida decente e digno nesse País”, disse Lula. Para o ex-presidente, ver a entrada de 40 milhões de brasileiros na classe média deveria ser motivo de alegria para todos, a não ser que haja preconceito. “Mais generosidade e menos preconceito vai fazer bem imenso a esse País”, afirmou.
(Fonte: Estadão Conteúdo)
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=187431

As origens da família nordestina e a sandice do preconceito pós-eleições

unnamed
Nesta quarta-feira (hoje), o médico e pesquisador Candido Pinheiro Koren de Lima, também fundador do Sistema Hapvida Saúde, discutiu a “Origem do Povo Nordestino”, na Academia Pernambucana de Medicina, no Derby, trazendo uma análise desse estudo com o preconceito contra os nordestinos, que se espalhou pelo país depois da reeleição de Dilma, vitoriosa na região.
Até agora, Pinheiro já lançou três obras: “Simões Colaço”, “Os Liras o nome e o sangue – uma charada familiar no Pernambuco Colonial” e “Albuquerque: A herança de Jerônimo, o Torto”. A pesquisa para produção dos livros foi possível graças à captação de recursos via Lei Rouanet (Ministério da Cultura), com o patrocínio do Hapvida.
Metade da tiragem de cada um dos dez volumes (ao todo, 500 exemplares de cada título), que compõem a “Coleção Borges da Fonseca”, será distribuída gratuitamente para instituições de ensino, institutos históricos, universidades e para promoção dos estudos genealógicos, tanto no Brasil como em Portugal e na Espanha. Antônio José Vitoriano Borges da Fonseca nasceu no Recife, em 1718. Foi governador e capitão-geral da capitania do Ceará, no período entre 1765-1782. Borges da Fonseca morreu em abril de 1786 e foi sepultado no Mosteiro de São Bento de Olinda.
Veja abaixo:
Por Candido Pinheiro, médico e pesquisador
Do período colonial aos dias de hoje, milhares de histórias permeiam a genealogia de famílias que contribuíram para a formação do povo nordestino. Em recente pesquisa, que resultou em dez volumes da Coleção Borges da Fonseca, fiz um minucioso e completo estudo, realizado nos últimos 20 anos, traçando os entroncamentos das famílias brasileiras, sobretudo as do Nordeste, que perpetuam raízes mundo afora, através de seus descendentes.
A formação do nosso povo é marcada por influências de diversas culturas, costumes e religiões que foram responsáveis por definir quem somos. Aspectos e ligações que podem até mesmo nos surpreender, como o fato de termos uma origem que nos enlaça com o povo judeu.
Com a pesquisa, constatei, também, que 97% da população nordestina, do período colonial e da atualidade, portam em si, ainda, o sangue negro muçulmano da África do Norte e muçulmano semita. Ao lado disto, 80% possuem o sangue indígena e 2% do sangue negro subsaariano escravo.
A formação do homem nordestino, aliás, é basicamente igual a de todo o homem brasileiro, com diferença apenas nas influências das imigrações mais recentes , como a alemã, a japonesa e a italiana, que chegaram a diferentes pontos do país, fixando suas raízes e deixando suas marcas. São brasileiros que constituem famílias e disseminam suas origens diversas pelo Brasil e pelo mundo.
E quem, afinal, é o homem nordestino? É essa heterogeneidade de todos os povos que aqui se misturaram desde a colonização e esse conjunto que forma um povo mestiço. É a essência de todo e qualquer brasileiro, inclusive. Não há razão para preconceitos, sequer achar que algum pedaço do Brasil é diferente quanto à sua gente.
Não se pode admitir aversão a qualquer povo, como estamos vendo, agora, com o fim das eleições presidenciais no Brasil. Preconceito, infelizmente, existe desde que somos gente. Sempre existiu e sempre vai haver. Porque nós nascemos e fomos criados como brancos, mas a grande surpresa é descobrirmos que não há pureza racial.
E tanto o Sul-Sudeste quanto o Nordeste são marcados na nossa história por dificuldades. Por aqui, além de climáticas, muitas vezes, a problemática foi política. O Nordeste tinha um contingente enorme de pessoas que estavam na miséria. O que Dilma Rousseff fez foi justiça, pois deu a quem mais necessitava.
Por que não fizeram antes? Poderia ter sido o PSDB ou outro partido a fazê-lo, mas isso não aconteceu. Todo esse preconceito disseminado após a eleição da presidenta Dilma é basicamente uma sandice. O povo mostrou nas urnas ser grato. Não sou nem nunca fui eleitor do PT ou da presidenta, mas há de se reconhecer o que ela fez.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/10/29/origens-da-familia-nordestina-e-sandice-preconceito-pos-eleicoes/

Pernambuco receberá R$ 87,5 mi em projetos industriais, gerando 1.307 postos de trabalho


Foto: Arte NE10.
Foto: Arte NE10.
O Conselho Estadual de Políticas Industrial, Comercial e de Serviços (Condic) se reuniu nesta quarta-feira (29) para analisar projetos de concessão de incentivos fiscais de empreendimentos interessados em se implantar ou ampliar as atividades em Pernambuco. No terceiro encontro do ano foram aprovados 30 projetos, sendo 17 indústrias, dez importadoras e três centrais de distribuição. Uma quarta reunião deve ser realizada em dezembro.
Os investimentos nas indústrias totalizam R$ 87,5 milhões, sendo R$ R$ 53,2 milhões destinados ao interior e R$ 34,3 milhões para a Região Metropolitana do Recife (RMR). Estes investimentos projetam a geração de 1.307 postos de trabalho, dos quais 655 no interior do Estado e 652 na RMR.
Ao todo, 11 municípios foram contemplados, sendo sete no interior e quatro no Grande Recife, são eles: Escada, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Venturosa, Limoeiro, Petrolina, Chã Grande, Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata.
Das doze Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco, seis foram contempladas: RMR, Mata Sul, Agreste Central, Agreste Setentrional, Agreste Meridional e Sertão do São Francisco.
“Este ano, em três reuniões, já anunciamos mais de R$ 1,2 bilhão em investimentos através de 69 projetos industriais. Desse montante, R$ 863,2 milhões (72% do total) seguirão rumo ao interior de Pernambuco. São números representativos e que animam nossa economia com a geração de 8.747 novas oportunidades de emprego”, afirmou o secretário de Desenvolvimento de Pernambuco, Márcio Stefanni Monteiro Morais.
As três empresas mais geradoras de empregos são a Maje Indústria e Comércio de Materiais Elétricos, que funciona em São Lourenço da Mata e passará por uma ampliação e deve gerar mais 321 postos de trabalho. A Heimer Energia Ltda vai se instalar em Vitória de Santo Antão e vai gerar 320 empregos. Já a Fabiano Pereira de Lima EPP fará uma ampliação na cidade de Caruaru e vai gerar 96 empregos.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/10/29/pernambuco-vai-receber-r-875-milhoes-em-projetos-industriais-e-investimento-deve-gerar-1-307-novos-postos-de-trabalho/

Fazenda terá novo titular antes do G-20

A presidente Dilma Rousseff pretende escolher o novo ministro da Fazenda antes da reunião de cúpula do G-20, marcada para os dias 15 e 16 de novembro, na Austrália. A intenção é acalmar o mercado, desfazer incertezas sobre investimentos e recuperar a credibilidade internacional, aparecendo no grupo das 20 maiores economias do mundo como a presidente disposta a fazer o dever de casa.
Dilma reuniu nesta terça-feira (28), no Palácio da Alvorada, os ministros Guido Mantega (Fazenda), Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Miriam Belchior (Planejamento), mais o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, para discutir as medidas econômicas que devem ser anunciadas pelo governo, na tentativa de segurar a inflação e aumentar o crescimento do País.
“Acredito que vamos encerrar o ano melhor”, disse Mercadante ao Estado. “O período eleitoral é sempre de incerteza e especulação. Passada a eleição, a vida volta ao normal.”
Auxiliares da presidente dizem que ela terá de fazer um ajuste fiscal capaz de dar mais eficiência aos programas para garantir emprego e renda e, ao mesmo tempo, apresentar metas consistentes para os próximos anos. A presidente já decidiu que o programa de concessões de infraestrutura sofrerá alterações para se tornar mais atrativo aos bancos privados.
O problema é o tamanho do ajuste. Dilma afirma que ele não será tão severo porque o Brasil está em melhor situação do que em 2003, quando Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o governo. Em conversas reservadas, porém, até integrantes da equipe econômica afirmam que Dilma deve indicar logo um nome forte para a Fazenda de preferência do mercado financeiro, para acalmar os investidores.
Trata-se de uma tentativa de reverter a crise de confiança que abala o governo no início do segundo mandato. Na lista dos cotados estão Rossano Maranhão, ex-presidente do Banco do Brasil e executivo do Safra; o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco; e o economista Nelson Barbosa.
O PT prefere Barbosa, que foi secretário executivo da Fazenda no governo Dilma. O economista saiu em 2013 ao entrar em rota de colisão com Arno e com o próprio Mantega, mas se reúne periodicamente com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem também atuou no governo. Professor da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, Barbosa é colaborador do Instituto Lula.
Em meados do ano passado, Lula sugeriu a Dilma que trocasse Mantega pelo ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles. Ela, que nunca gostou da “ortodoxia” de Meirelles, não aceitou a sugestão.
Amarras
O escolhido estará mais amarrado à política econômica em curso, sem muito espaço para imprimir sua marca, pelo menos no período inicial do próximo mandato. Esse é um risco apontado por integrantes da área técnica do próprio governo, ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, e pode se tornar um problema para a presidente achar um nome. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

(Fonte: Estadão Conteúdo)
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=187389

Sílvio Costa exige que jornalista se desculpe

(Foto: Marina Mahmood)










As declarações preconceituosas contra o Norte e Nordeste provocadas pela vitória da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), têm provocado reações de repúdio de vários setores da sociedade.
Nesta quarta-feira (29), o deputado federal reeleito Sílvio Costa fez um pedido ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, para que ele encaminhe à Rede de Televisão Globo News e ao jornalista Diogo Mainardi um requerimento exigindo um pedido de desculpas do jornalista.
No último domingo (26), depois da confirmação da vitória da petista, Mainardi afirmou que os nordestinos “são bovinos”, por ter votado em peso pela reeleição de Dilma.
“o jornalista ultrapassou todos os limites da ética, da liberdade de imprensa e da democracia quando fez uma agressão, sem precedentes, na história do jornalismo brasileiro ao povo nordestino”, afirmou o deputado, em seu ofício ao presidente da Câmara.
Segundo a assessoria de comunicação do deputado, Henrique Eduardo Alves firmou o compromisso público de que, “se não houver a retratação, o jornalista será acionado judicialmente”.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=187428

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Humberto Costa diz que Dilma vai acabar com toma lá da cá

Foto: Agência Senado
O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), traçou as perspectivas da vitória da presidenta Dilma Rousseff durante discurso na tribuna da Casa nesta terça-feira (28).
Para o parlamentar, com a reeleição de Dilma, o Brasil se abre para um novo ciclo histórico de desenvolvimento, em que é preciso radicalizar o diálogo.
“O povo brasileiro não quer mais a política do toma lá da cá. A presidenta Dilma vai ampliar o conceito de governabilidade. E a sociedade irá participar desse processo”, declarou.
Segundo Humberto, os representantes devem abrir um canal permanente de discussão com os representados para a construção de uma agenda de mudanças e de reformas.
“Não há mais espaço, na democracia representativa e participativa, para a política de gabinete, realizada pela burocracia e de maneira apartada dos setores sociais diretamente envolvidos”, afirmou.
Ele avalia que a presidenta foi muito feliz quando, no discurso após a reeleição, fez um chamamento ao diálogo a todos os brasileiros e pediu união em torno do interesse comum do país.
“As paixões político-partidárias não podem turvar o caminho do desenvolvimento inclusivo que queremos trilhar. É reprovável a ideia de que o Brasil está dividido após as eleições”, afirmou.
Pouco mais de 112 milhões de brasileiros foram às urnas no último domingo manifestarem suas preferências políticas.
“Encerrado o pleito, totalizados os votos, vence quem conseguiu a maioria. E os cidadãos – independentemente de a quem confiou seus votos – seguem em frente após o resultado, trabalhando, tocando o país pra frente e cobrando resultados do novo governo. Esse é o espírito da democracia”, observa.
Ele ressaltou que nas duas últimas eleições americanas, em que o presidente Obama saiu vencedor com placar apertado, não se falou em divisão dos Estados Unidos. O mesmo ocorreu na eleição francesa de 2012, quando o atual presidente François Hollande venceu o postulante à reeleição, Nicolas Sarkozy, por um percentual similar ao do segundo turno aqui no Brasil. “E ninguém falou em divisão da França. Então, não há que se falar em divisão do Brasil”, analisou.
O líder do PT também lembrou o papel fundamental que terá o Congresso Nacional nos próximos anos.
De acordo com Humberto, os deputados federais e senadores são agentes ativos dessa agenda de mudanças e reformas que se quer para o país.
“E podemos dar início a ela pela reforma política, sem a qual o sistema político brasileiro seguirá sofrendo sérias distorções. É necessário discutir: cláusula de barreira, coligações proporcionais, sistema de votação, reeleição, maior participação das mulheres e, principalmente, a questão do financiamento das campanhas”, acredita. O senador avalia que a reforma deve nascer de um plebiscito para que, a partir de perguntas claras, a população possa decidir objetivamente sobre as mudanças que deseja no sistema político brasileiro.
Humberto ainda cobrou do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes que recoloque em pauta uma ação direta de inconstitucionalidade movida pela OAB para acabar com o financiamento eleitoral de empresas privadas nos pleitos. Seis ministros já votaram a favor do fim das doações, mas o julgamento está suspenso desde que Mendes pediu vista do processo.
O senador citou como temas prioritários para o Legislativo as reformas tributária, federativa, dos serviços públicos e urbana.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/10/28/humberto-costa-diz-que-dilma-vai-acabar-com-toma-la-da-ca/

Temer defende diálogo sobre reforma política

Em meio à resistência do PMDB a uma das principais bandeiras do segundo mandato da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) – a implantação de uma reforma política por meio de um plebiscito -, o vice-presidente Michel Temer defendeu nesta terça-feira, 28, que o tema seja tratado por meio de um diálogo entre Congresso, sociedade e Executivo.
Após reunião com Dilma no Palácio da Alvorada, Temer também afirmou a jornalistas que o acordo entre PT e PMDB na Presidência da Câmara produziu “bons resultados” para o Congresso e que o tamanho do partido no segundo mandato de Dilma será “compatível” com o tamanho da sigla.
Em seu primeiro pronunciamento após a apuração dos votos, Dilma disse no último domingo, 26, que, entre as reformas que pretende promover agora, “a primeira e mais importante” é a reforma política, compromisso que já constava no seu programa de governo lançado na campanha de 2010. Dilma reiterou a importância de mobilizar a sociedade em um plebiscito, por meio de consulta popular.
Após a declaração de Dilma, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou nota em que afirma acreditar que o melhor caminho para tratar do assunto é o Congresso Nacional aprovar a reforma e submetê-la a um referendo popular.
“É preciso dialogar sobre isso, com o Congresso, com a sociedade evidentemente estamos no começo de tudo. Aliás, nem começo do novo mandato, apenas vencemos as eleições. Haverá, disse a presidente, um grande diálogo no Congresso Nacional sobre esse tema e temos que caminhar juntos nisso: o Congresso, o Executivo e a sociedade brasileira”, disse Temer.
Diálogo
De acordo com a vice-presidente, a conversa com Dilma foi para tratar de uma “união nacional em todos os setores brasileiros”. “Ela (Dilma) me chamou para conversar sobre esse diálogo nacional que quer realizar, na verdade ela está em busca da união nacional em todos os setores brasileiros e vamos trocando ideia sobre isso. O objetivo é exatamente esse: passado o calor e a paixão eleitoral, fazer uma unidade em todo o País”, comentou o vice-presidente.

“Isso significa diálogo, como ela tem repetidamente dito, com todos os setores. Nesse sentido é que trocamos algumas ideias, conversamos um pouco. Evidentemente vou colaborar muito nisso.”
Questionado sobre o tamanho do PMDB no segundo mandato de Dilma, Temer respondeu: “Será compatível com o tamanho do PMDB”.
Acordo
O vice-presidente disse que não tratou na reunião com a presidente sobre o acordo entre PT e PMDB quanto à presidência da Câmara dos Deputados. As duas siglas disputam o controle do posto – o PMDB tenta emplacar o deputado Eduardo Cunha (RJ).

“Não tratamos disso, mas em eleições passadas fazíamos um acordo até escrito, entre PT e PMDB, os dois maiores partidos, e ajustávamos que um biênio era do PT e um era do PMDB. Acho que desta feita talvez também esse fosse o melhor caminho, esse acordo deu certo para o Congresso, deu muita harmonia interna e muita harmonia na relação do Congresso com o Executivo”, avaliou o vice-presidente. “O Congresso vai discutir isso, mas eu só recordo esse exemplo porque, volto a dizer, deu bons resultados lá no Congresso.”
(Fonte: Estadão Conteúdo)
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=187293

Jeep revela detalhes do Renegade

Marca norte-americana desvendou o mistério e expôs detalhes técnicos do SUV que será fabricado em Goiana-PE


Da editoria Veículos

Renegade, SUV da Jeep, será produzido na fábrica da Fiat em Goiana-PE. / Divulgação

Renegade, SUV da Jeep, será produzido na fábrica da Fiat em Goiana-PE.

Divulgação

Enfim, a Jeep revelou maiores informações do Renagade - SUV que será produzido na fábrica de Goiana, em Pernambuco. A ocasião não poderia ser melhor para a marca americana desvendar o mistério: o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

O Renegade terá versões com opções de câmbio manual de cinco marchas e duas opções automáticas de seis e nove velocidades. Além de contar com o park assist (sistema que estaciona o carro sozinho). O Jeep Renegade será o primeiro SUV compacto a vir com versão a diesel, com motor turbo 2.0, além de versão a gasolina.

Os preços não foram revelados, mas a expectativa é de que o utilitário esportivo chegue às concessionárias com preços competitivos. O Renegade terá três versões: Sport, Longitude e Trailhawk. 

Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/veiculos/noticia/2014/10/28/jeep-revela-detalhes-do-renegade-153300.php

Ebola: testes de vacina experimental começam esta semana na Suíça

Vacina experimental da GSK é uma das duas vacinas que a OMS considera particularmente promissora


 / Foto: EMLab European Commission DG ECHO

Foto: EMLab European Commission DG ECHO

Os primeiros testes de uma vacina experimental contra o vírus ebola devem ter início esta semana na Suíça, divulgou nesta terça-feira (28) a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a entidade, autoridades suíças autorizaram o início dos testes da vacina, desenvolvida pela empresa britânica GlaxoSmithKline (GSK).

Os testes, que ocorrerão num hospital em Lausanne, perto de Genebra, vão envolver 120 pessoas. “Esta é a última etapa para fornecer o mais rápido possível vacinas seguras e eficazes contra o ebola”, referiu a agência das Nações Unidas, num comunicado.
A vacina experimental da GSK é uma das duas vacinas que a OMS considera particularmente promissora. Os ensaios clínicos já começaram no Mali, no Reino Unido e nos Estados Unidos e em breve, na Suíça e Alemanha. Em dezembro, podem abranger os três países da África Ocidental mais afetados pelo surto da doença – Libéria, Guiné-Conacri e Serra Leoa.
Atualmente, não existe tratamento ou vacina homologada para combater o vírus ebola. O atual surto já matou quase 5 mil pessoas entre os 10.141 casos identificados em oito países (Libéria, Serra Leoa, Guiné-Conacri, Nigéria, Senegal, Mali, Espanha e Estados Unidos).

Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/mundo/internacional/noticia/2014/10/28/ebola-testes-de-vacina-experimental-comecam-esta-semana-na-suica-153269.php

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Dilma reafirma que todos votaram por País melhor

A presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) reafirmou na noite desta segunda-feira, 27, que o “recado das urnas” é de mudança e repetiu que é a hora de todo os brasileiros se unirem para garantir um futuro melhor para o País. “Eu acredito que uma eleição é sempre um recado de mudança, acho que a eleição na democracia é um momento que as pessoas, mesmo com posições diferentes, elas defendem uma mudança, uma melhoria”, disse, em entrevista ao vivo à TV Record.
Dilma lembrou que as palavras mais ditas durante a campanha foram “mudança” e “reforma” e disse que em todas as democracias maduras no mundo, quando se fala em união “não está se falando de unidade perfeita de ideias”. “Mas sim em uma possibilidade de abrir-se um amplo diálogo”, diz.
A presidente disse ainda que vai trabalhar para garantir que o País cresça e mantenha esse nível baixo de desemprego. “Vamos abrir o dialogo amplo com todas as forças produtivas e sociais e todo o setor financeiro também”, disse. “A partir de agora o clima é de construção de pontes.”
(Fonte: Estadão Conteudo)
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=187208

Falcão defende candidatura de Lula em 2018


(Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas)










O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou que o movimento de articulação para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja candidato em 2018 ainda não começou porque a eleição de 2014 acabou de ser concluída. “Isso ainda não existe porque a presidente acabou de ser eleita. Mas eu pessoalmente defendo essa alternativa”, destacou.
Falcão diz acreditar que, se a candidatura de Lula for apresentada, receberá um grande apoio do PT. “Mas isso depende de o presidente Lula aceitar. E ele já disse que não quer”, afirmou. O ex-presidente, quando questionado sobre seu possível retorno, tem desconversado. Em alguns momentos diz que não sabe se estará vivo até lá e em outros afirma que nunca sairá da política.
Segundo Falcão, Lula sempre atendeu os apelos da maioria do partido e isso deve pesar na decisão. “E vai ter bastante apelo” afirmou. Em relação à participação do ex-presidente neste novo governo, Falcão disse que “ninguém recruta” Lula, mas que ele terá o seu papel. “Ele vai ajudar muito”, afirmou, referindo-se às possíveis dificuldades de articulação política.
Lava Jato
Falcão desqualificou novamente as declarações do doleiro Alberto Youssef de que Lula teria conhecimento de esquemas de corrupção da Petrobras e também voltou a criticar a revista Veja. “Eu acho que é preciso primeiro que o delator prove o que falou antes de envolver o presidente Lula numa afirmação caluniosa”, disse.
Segundo Falcão, nem o doleiro nem a publicação que, para ele, faz “jornalismo de esgoto”, “merecem crédito”. Ele voltou a dizer que é preciso ter conhecimento dos depoimentos porque “a alusão genérica do PT (na operação Lava Jato) atinge todos nós”. “É preciso que se tenha provas que se comprove crimes, para tomarmos as providências”, disse. O presidente do partido disse ainda que todos os processos contra a Veja serão mantidos e que, das sete ações judiciais, algumas obtiveram liminar.
(Fonte: Estadão Conteúdo)
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=187209

Dilma quer dar sinais rápidos para acalmar mercado


Dilma deve reforçar o compromisso com a responsabilidade fiscal e o combate à inflação antes mesmo da nova posse (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)










Passada a eleição e preocupado com a instabilidade do mercado, o governo quer emitir sinais rápidos para tranquilizar a Bolsa e o setor produtivo. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, diz que a presidente Dilma Rousseff (PT), reeleita neste domingo (26), vai reforçar o compromisso com a responsabilidade fiscal e o combate à inflação antes mesmo da nova posse.
Segundo a publicação, há um entendimento no governo de que é preciso reabrir o diálogo e deixar para trás as manobras fiscais do primeiro mandato.
Ainda segundo a coluna, o comando da campanha da petista diz não temer uma disparada da moeda dos Estados Unidos ou novas quedas da Bolsa. Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, “a eleição acabou” e “agora o ambiente especulativo se encerra. Vamos voltar à normalidade”.
Dilma ainda deve descansar alguns dias antes de fazer o anúncio do novo ministro que substituirá Guido Mantega na Fazenda.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=187132

Aliados do PT na América Latina comemoram vitória


Aliados cumprimentaram Dilma Rousseff por sua reeleição (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Considerados os aliados regionais mais próximos ideologicamente do governo do Partido dos Trabalhadores (PT), os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Argentina, Cristina Kirchner, foram os primeiros líderes estrangeiros a cumprimentar Dilma Rousseff por sua reeleição, na noite deste domingo (26).
Um dos principais interessados na vitória de Dilma o venezuelano Maduro, foi o primeiro a felicitar a petista. “Vitória de Dilma no Brasil… Vitória do povo… Vitória de Lula e seu legado. Vitória dos povos da América Latina e do Caribe”, tuitou Maduro às 20h23 de Brasília. “Dilma venceu a guerra suja e a mentira. Pôde mais a verdade de 12 anos de um povo que olha para o futuro com esperança… Parabéns”, declarou.
De acordo com analistas políticos, se a Presidência do Brasil – principal aliado comercial da Venezuela na América Latina – tivesse sido conquistada pelo tucano Aécio Neves, a colaboração econômica e política entre Brasília e Caracas mudaria drasticamente, o que poderia pôr em risco o governo de Maduro.
“Felicitações, Dilma, por sua coragem e valentia diante de tanta maldade. O povo do Brasil decidiu a história. Mil abraços de irmandade”, tuitou o presidente venezuelano. “Muito obrigada!”, respondeu a petista cinco minutos depois no microblog.
O jornal venezuelano El Universal – que, após mudar de donos, em julho, abandonou sua linha crítica ao governo chavista – publicou na manchete de seu site a notícia da vitória de Dilma, afirmando que a petista conseguiu a reeleição “com uma diferença mínima”.
Do Prata
A presidente argentina, Cristina Kirchner, também usou o Twitter para cumprimentar a colega brasileira. “Querida companheira e amiga Dilma, parabéns pelo triunfo!”, tuitou às 21h11. “Vitória de Dilma (é) um passo mais para a consolidação da pátria grande. Grande vitória da inclusão social e da integração regional”, tuitou a argentina pouco depois.

Também pelo Twitter, o presidente do Equador, Rafael Correa, qualificou como “maravilhoso (o) triunfo de Dilma no Brasil”. “Nosso gigante continua com o Partido dos Trabalhadores. Felicitações Dilma, Lula, Brasil!”
O jornal americano The New York Times apresentou a vitória de Dilma como um endosso às políticas de combate à pobreza e aos baixos índices de desemprego no País, ressaltando a pequena diferença de votos para o segundo colocado, Aécio Neves.
Washington
A Casa Branca só deve se manifestar nesta segunda-feira, 27, sobre o resultado da eleição. Até o início da noite de ontem, o Departamento de Estado ainda não se havia pronunciado sobre a reeleição de Dilma.

Na Europa, os principais jornais destacaram a divisão do País e o fato de que Dilma venceu a eleição com uma vantagem mínima. Segundo o britânico Financial Times, essa foi a eleição mais acirrada em uma “geração” e teve a marca de escândalos de corrupção. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
(Fonte: Estadão Conteúdo)
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=187127

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dilma vence Aécio em eleição emocionante e vai comandar o Brasil por mais quatro anos

A emoção ficou pelo fato de o resultado das urnas só ter sido divulgado às 19h (do Recife), quando a apuração das urnas chegava a 95%, tudo porque era necessário esperar o encerramento da votação no Acre, que tem um horário diferente do restante do País. Números foram apertados



Do JC Online

 / Foto: AFP

Foto: AFP

Em uma eleição emocionante e uma apuração mais emocionante ainda, a petista Dilma Rousseff foi eleita, neste domingo (26), para comandar o Brasil por mais quatro anos. A emoção ficou pelo fato de o resultado das urnas só ter sido divulgado às 19h (do Recife), quando a apuração das urnas chegava a 95%, tudo porque era necessário esperar o encerramento da votação no Acre, que tem um horário diferente do restante do País.
Quando o resultado das urnas foi divulgado, a diferença era de quase dois milhões de voto, mas ainda faltava apurar algumas urnas no Nordeste, reduto onde Dilma tem grande maioria de eleitores.
O Nordeste, aliás, foi um capítulo a parte nessas eleições. Em Pernambuco, a petista teve mais de 70% dos votos válidos, contra 29% para Aécio, mesmo com o tucano sendo apoiado no Estado por Paulo Câmara e Geraldo Julio, ambos líderes políticos do PSB após a morte do ex-governador Eduardo Campos.

Essa foi uma das eleições mais apertadas da história, para presidente do Brasil. Pesquisas de boca de urna davam favotirismo a Dilma, mas ainda existia a possibilidade de uma reviravolta de Aécio, como aconteceu no primeiro turno (Marina figurava na frente de Aécio, mas acabou sofrendo a virada). Quando o resultado parcial foi divulgado, às 19h do Recife, a diferença era de 1,9 milhão de votos e faltavam mais de sete milhões de votos serem apurados, o que aumentou ainda mais o suspense.

Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/politica/eleicoes-2014/noticia/2014/10/26/dilma-vence-aecio-em-eleicao-emocionante-e-vai-comandar-o-brasil-por-mais-quatro-anos-152945.php

Pernambuco, um capítulo à parte na reeleição de Dilma

Dilma conseguiu ter 70,26% dos votos válidos no Estado, contra 29,74 do tucao - uma diferença de quase dois milhões de votos


Do JC Online


 / Foto: Guga Matos/JC

Foto: Guga Matos/JC

Pernambuco foi um capítulo à parte na reeleição de Dilma Rousseff. No Estado, no primeiro turno, ela não foi a mais votada - ficou atrás de Marina Silva (PSB). No segundo turno, porém, a redenção. Mesmo com Paulo Câmara e Geraldo Julio, líderes do PSB em Pernambuco após a morte do ex-governador Eduardo Campos, apoiando a candidatura de Aécio Neves (PSDB), Dilma conseguiu ter 70,26% dos votos válidos no Estado, contra 29,74 do tucao - uma diferença de quase dois milhões de votos.

Depois de perder a eleição no Estado no primeiro turno, havia uma incógnita grande quanto ao desempenho que ela poderia ter no segundo turno. O cenário começou a virar após trabalho incansável da militância petista, que foi para as ruas para tentar reverter o quadro. Os números mostram que os votos de Marina no primeiro tirno em Pernambuco foram divididos entre Dilma e Aécio. Vale salientar que o candidato tucano também teve uma boa votação no Estado, sobretudo de for levado em consideração a quantidade de votos que ele teve no primeiro turno - pouco mais de 7%.
Pernambuco foi a terceira maior votação proporcional de Dilma no Nordeste. Só o Maranhão (78,67%, com 98,8% das urnas apuradas) e o Piauí (78,26%, com 99,16% das urnas apuradas) deram à presidente reeleita uma vantagem maior. Ela venceu em todos os Estados da região.

Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/politica/eleicoes-2014/noticia/2014/10/26/pernambuco-um-capitulo-a-parte-na-reeleicao-de-dilma-152947.php

PT de Pernambuco destaca força da militância na reeleição de Dilma

Militância do PT é apontada como uma das responsáveis pela expressiva vitória de Dilma em Pernambuco. Foto: Guga Matos/JC Imagem.
Militância do PT é apontada como uma das responsáveis pela expressiva vitória de Dilma em Pernambuco. Foto: Guga Matos/JC Imagem.
Com informações da repórter Amanda Miranda, especial para o Blog
Ao contrário do dia 5 de outubro, Pernambuco deu uma expressiva vitória a Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. A petista venceu no Estado com 70,20% dos votos válidos. Após coletiva com os dirigentes do PT em Pernambuco, neste domingo (26), a força da militância pró-Dilma foi apontada como um dos pontos vitais para se chegar à reeleição da candidata.
Segundo o coordenador da campanha de Dilma em Pernambuco, senador Humberto Costa (PT), a alegria dele é triplicada, porque Dilma ganhou no Brasil, em Pernambuco e no Recife.
Costa relembrou que em 2010, a petista teve quase a mesma votação, mas na época havia o apoio da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado. “Foi uma campanha muito difícil, porque tivemos 2 milhões de reais para investir na campanha em Pernambuco e o militante precisou se mobilizar. No interior se mobilizaram até de graça. A campanha foi feita pela militância”, afirmou.
Sob a ótica de Humberto, o PSB errou ao apoiar o candidato Aécio Neves que, segundo ele, não tem “nenhuma identificação com Pernambuco”. “A arrogância, muitas vezes, é má conselheira”, disparou o petista.
Reunião com dirigentes do PT em Pernambuco. Foto: Amanda Miranda/BlogImagem
Reunião com dirigentes do PT em Pernambuco. Foto: Amanda Miranda/BlogImagem
Para a presidente do PT em Pernambuco, Teresa Leitão, nas eleições de 2014 o partido conseguiu reagrupar a militância em torno de uma ideia comum. Durante a fala, Teresa relembrou a postura adotada por Dilma, quando ela dizia que não estava diante de uma eleição, mas de uma proposta de País.
Segundo Teresa, o Brasil já conheceu os dois lados do Brasil, governado pelo PT e pelo PSDB, e a população mostrou que “gosta mais do PT”.
O deputado federal João Paulo, que disputou e perdeu a vaga no Senado, reiterou a fala da presidente do PT e agradeceu o empenho da militância na reeleição de Dilma.
Passada a euforia da vitória, João Paulo observa que o PT precisa reconsiderar as alianças e se reposicionar politicamente em Pernambuco.
Militância no Marco Zero neste domingo (26). Foto: BlogImagem.
Militância no Marco Zero neste domingo (26). Foto: BlogImagem.
Ao senador Armando Monteiro Neto (PTB) coube o papel de criticar os adversários socialistas no âmbito regional. O petebista, que disputou o governo de Pernambuco, afirmou que a postura do PSB foi de “total desrespeito por quem tanto fez pelo Estado”, disse o senador, em referência aos muros pintados no Recife com acusações contra o PT, dizendo “O PT matou Eduardo”.
Petistas tiram onda com tucanos. Foto: BlogImagem.
Petistas tiram onda com tucanos. Foto: BlogImagem.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/10/26/pt-de-pernambuco-destaca-forca-da-militancia-na-reeleicao-de-dilma/