quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Ex-presos políticos revisitam Dops e DOI-Codi em Pernambuco com a Comissão Nacional da Verdade

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Pela primeira vez com a Comissão Nacional da Verdade, presos políticos que passaram por centros de tortura na ditatura militar em Pernambuco revisitaram essas unidades nesta terça-feira (14), em diligência de reconhecimento. Dentro das instalações do Dops e do DOI-Codi ou por oficiais desses lugares, foram mortas seis pessoas e outras outras 10 desapareceram. No Estado, foram 51 casos.
Embora os ex-presos tenham sido convidados a depor para o colegiado federal, um deles não conseguiu falar aos membros da comissão por não estar credenciado para entrar no prédio que abrigou o DOI-Codi até 1978 e hoje funciona o Hospital do Exército do Recife. Foi o publicitário José Nivaldo Júnior, atualmente com 63 anos, preso e torturado na unidade de 29 de agosto a 5 de outubro de 1973 por ser ligado a Manoel Lisboa, um dos líderes do Partido Comunista Revolucionário (PCR), e ter encontro marcado marcado com outra liderança da organização, Valmir Costa, um alagoano de codinome Gomes.
José foi sequestrado em casa e levado encapuzado, à luz do dia, para o Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna do IV Exército. Ao descobrir que o filho estava preso, o pai do publicitário, um médico conservador, chegou a afirmar que ele estava sendo castigado por se envolver com comunistas. Porém, ao descobrir que ele estava sendo vítima de agressões e choques, mobilizou a classe política local para tentar livrá-lo do regime. O máximo que conseguiu foi vê-lo duas vezes, ainda no DOI-Codi.
Após sair da unidade, José foi levado para o Departamento de Ordem Política e Social, o Dops, onde teve a prisão oficializada parou de sofrer violência física. No arquivo do Dops, há cerca de 21,9 mil prontuários, mas apenas 12 mil nomes foram identificados e confirmados.


Também está nos registros o ex-militar José Adeildo Ramos, hoje com 72 anos e surdo de um ouvido por causa da tortura. Veja o depoimento dele e de outras pessoas presas na ditadura.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/10/14/ex-presos-politicos-revisitam-dops-e-doi-codi-em-pernambuco-com-comissao-nacional-da-verdade/

Nenhum comentário :

Postar um comentário