sexta-feira, 10 de outubro de 2014

TRE convoca treinamento para evitar novos erros

A decisão foi tomada após denúncia de eleitora que teve seus votos computados sem vota


 / Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Foto: Edmar Melo/JC Imagem

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) convocará um novo treinamento para os presidentes de mesa que atuarão no segundo turno das eleições em virtude das denúncias protocoladas pelos eleitores que não conseguiram votar no último domingo (5) porque os seus votos já haviam sido computados. A Corregedoria garante que o ocorrido foi consequência de um erro operacional. Os mesários responsáveis pelo equívoco já foram identificados, mas não haverá punição.

No primeiro turno das eleições pelo menos dois eleitores pernambucanos, Sandra Branco e Wildson Coutinho, foram impedidos de votar devido a um erro da Justiça Eleitoral. Ao chegar à zona eleitoral, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, os mesários digitaram os dados de Sandra e informaram que ela já havia votado. O mesmo aconteceu com Wildson, no Colégio Souza Leão, em Candeias, Jaboatão dos Guararapes. O primeiro caso ocorreu em uma seção onde funcionava o sistema biométrico e o segundo, onde eram utilizadas urnas tradicionais com assinatura no caderno de votação.

“O que aconteceu nesse caso não foi uma falha do sistema biométrico, mas um equívoco do mesário, que digitou os dados do eleitor de forma incorreta. Então, a digital não foi reconhecida, o eleitor votou pelo sistema tradicional e recebeu o comprovante de votação de outra pessoa. Quando o eleitor verdadeiro se apresenta à mesa o voto dele já está registrado”, justificou Raquel Salazar, integrante da corregedoria.

O registro de reclamações formais na ouvidoria do tribunal, com o indicativo dos números da zona e da seção dos eleitores, resultou na identificação dos mesários que cometeram o engano. A denúncia foi enviada ao cartório eleitoral responsável, que deverá reforçar as orientações sobre a conferência dos dados. Entretanto, não existe reparação prevista para o eleitor.

“O TRE-PE me tirou o direito de votar, de expressar minha vontade nas urnas. Acho ótimo que eles tenham convocado o treinamento para que outros eleitores não sejam prejudicados como eu fui. No domingo, solicitei que houvesse o registro em ata e me informaram que nem isso seria possível. Eu considero o ocorrido muito grave”, afirmou Sandra.

Conforme o TRE-PE, os eleitores que não conseguiram votar devem solicitar uma certidão de quitação eleitoral, no site da Justiça Eleitoral, para substituir o comprovante de votação. A data do novo treinamento dos presidentes de mesa será definida na próxima sexta-feira (10).

Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/politica/eleicoes-2014/noticia/2014/10/09/tre-convoca-treinamento-para-evitar-novos-erros-150078.php

Nenhum comentário :

Postar um comentário