sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Operação especial da Polícia Civil prende 160 pessoas em Pernambuco

A segunda edição da Esforço Geral teve o objetivo de cumprir mandados de prisão por homicídio, tráfico e roubo


Da AFP

 / Foto: Michele Souza/Acervo/JC Imagem

Foto: Michele Souza/Acervo/JC Imagem

A Polícia Civil apresentou nesta quinta-feira (26) o balanço da Operação Esforço Geral II, com o objetivo de combater crimes de homicídio, tráfico de drogas e roubos em Pernambuco. Um efetivo de 779 policiais civis atuaram durante a segunda e terça-feira, 23 e 24, em todo o Estado para o cumprimento de mandados de prisão.

Ao todo, 160 pessoas foram presas por diversos crimes. Do total, 89 foram prisões decorrentes de mandados de prisão. Destas, 59 representavam crimes contra a vida, como homicídios e tentativas de homicídio. A polícia também apreendeu diversas armas, drogas e veículos roubados.

Um dos destaques foi a prisão de um dos homens mais procurados pela Polícia Civil. Paulo Célio da Costa Pimentel, de 25 anos, conhecido como chefe do tráfico de drogas em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, foi preso durante a operação. O acusado tinha mandados de prisão por tráfico e homicídio e era foragido do sistema prisional.

A primeira operação, realizada em 27 e 28 de janeiro, terminou com a prisão de 113 pessoas. O objetivo da ação se concentrou na repressão e no combate aos crimes de homicídio, tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio através de mandados de prisão e busca e apreensão.

Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/policia/noticia/2015/02/26/operacao-especial-da-policia-civil-prende-160-pessoas-em-pernambuco-169919.php

Brasileiros irão substituir estrangeiros em nova etapa do Mais Médicos, diz ministro

Chegada dos médicos cubanos em 2013. Foto: Edmar Melo/JC Imagem.
Chegada dos médicos estrangeiros em 2013. Foto: Edmar Melo/JC Imagem.
Da FolhaPress
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou nesta quinta-feira (26) que o Mais Médicos irá continuar e que, ao fim do período de participação no programa, os estrangeiros que hoje atuam nas unidades de saúde devem começar a ser substituídos por brasileiros em novos processos de seleção.
“O programa veio para ficar, e vai se consolidar dessa maneira. A tendência é uma progressiva substituição dos médicos estrangeiros pelos brasileiros”, afirma.
A afirmação ocorreu após anúncio, em reunião com secretários de saúde, do resultado das inscrições para a 2ª chamada do programa, que passou por mudanças neste ano. Desde o lançamento, o Mais Médicos é alvo de críticas de entidades médicas devido à participação de estrangeiros sem revalidação do diploma.
Das 835 vagas restantes disponíveis na 2ª chamada, apenas 85, em 47 municípios, ainda não foram ocupadas. A maior parte localiza-se em municípios mais afastados e na região Norte, afirma.
Isso significa que, do total de 4.146 vagas ofertadas após a ampliação do programa, 4.061 já foram preenchidas. As vagas ainda disponíveis irão para a terceira chamada, ainda com prioridade para brasileiros.
Os médicos que se inscreveram na nova chamada, no entanto, ainda precisam se apresentar à prefeitura dos municípios para confirmar a participação. Caso ainda sobrem vagas, o processo de seleção será aberto para brasileiros formados no exterior e, em seguida, para estrangeiros.
Para Chioro, o recorde de inscrições de brasileiros pode fazer com que não seja necessário um novo convênio com a Opas (Organização Pan-americana de saúde), responsável pela vinda dos médicos cubanos ao país. Hoje, os médicos cubanos respondem por 79% do total de profissionais que já atuam no Mais Médicos. “É muito pouco provável que não completemos todas essas vagas com brasileiros. Desta vez não vai chegar a Opas”, afirma.
Ainda segundo o ministro, a tendência é que os estrangeiros sejam substituídos por brasileiros assim que mais vagas forem abertas -neste ano, o processo de seleção passará a ocorrer a cada três meses. Anteriormente, não havia prazo determinado.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2015/02/26/brasileiros-irao-substituir-estrangeiros-em-nova-etapa-mais-medicos-diz-ministro/

Audiência pública na Alepe sobre violência em Pernambuco não avança em rigorosamente nada

Deputado Silvio Costa Filho
Com uma galeria lotada por representantes de categorias da área de segurança pública, a exemplo dos agentes penitenciários, e de entidades como o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), a Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou nesta quinta-feira (26) um debate sobre o Pacto pela Vida e a crise no sistema prisional de Pernambuco.
Além dos deputados estaduais, participaram do encontro o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Pedro Eurico, membros de entidades sociais e de organizações populares.
No evento, a bancada de oposição de Pernambuco alertou para o aumento da violência no Estado, comprovado por números oficiais divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS).
Em janeiro de 2015, Pernambuco registrou 321 assassinatos, 65 homicídios a mais do que os contabilizados em 2014.
Conforme deixou claro a oposição, em fevereiro, este índice também deve crescer em relação ao mesmo período do ano passado.
“Só no Carnaval de 2015, por exemplo, houve um aumento nos assassinatos de 29,7% em relação à festividade de 2014. Foram 83 casos, contra 64 do ano passado. “A sensação de insegurança da população pernambucana é uma realidade que não se pode negar. É preciso enfrentar este problema”, constatou o líder da bancada de oposição na Assembleia, Silvio Costa Filho (PTB).
Silvio afirmou que a audiência pública foi o primeiro passo para que deputados e a sociedade civil organizada possam cobrar do Governo do Estado soluções efetivas para a segurança pública e o sistema prisional de nosso Estado, que ele classificou de medieval.
“A partir daí, iniciaremos uma série de debates através da Comissão de Direitos Humanos para discutir temas específicos, a exemplo da situação do presídio de Itaquitinga, a violência contra a mulher, jovens e negros, além das políticas públicas para o enfrentamento ao consumo e tráfico de drogas”, detalhou.
Representante do Ministério Público de Pernambuco, o promotor de Execuções Penais Marcellus Ugiette também apontou como problema do Pacto pela Vida o fato do Estado se preocupar em apenas encarcerar, sem dar a devida atenção às políticas sociais básicas.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, por sua vez, reconheceu problemas no sistema penitenciário de Pernambuco que, segundo lembrou, possui a maior população carcerária do Nordeste, com 31,7 mil presos, quando a capacidade é de 11 mil vagas. Quase metade dos detentos pernambucanos está atrás das grades sem ter julgamento e condenação.
Avaliando como positiva a primeira audiência pública solicitada pela bancada de oposição, o deputado estadual Silvio Costa Filho lamentou, contudo, a falta de apresentação de medidas concretas por parte do secretário Pedro Eurico.
“O secretário não apresentou nenhuma proposta convincente, com ações concretas, para resolver o grande desafio do sistema prisional”, concluiu.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2015/02/26/audiencia-publica-na-alepe-sobre-violencia-em-pernambuco-nao-avanca-em-rigorosamente-nada/

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Humberto irá se reunir com Câmara para tratar de obras federais

Senador quer ajudar nos projetos de obras viárias federais no Estado (Foto: Rogério França/Folha de Pernambuco)










O senador Humberto Costa (PT) declarou, nesta quarta-feira (25), que deve ajudar o governo de Pernambuco nas obras viárias federais. Mesmo com as divergências nas últimas eleições entre o PT e o PSB, o petista afirmou que irá se reunir com o governador Paulo Câmara (PSB) para auxiliar nas intervenções e intensificar ainda mais a parceira entre o Governo Federal e o Estado para resolver problemas no setor.
“Vou procurar o governador Paulo Câmara, explicar claramente que não se trata de uma interferência nas questões do Estado, mas, acima de tudo, de uma parceria em todos os níveis de governo”, explicou Humberto.
O petista ainda relatou que protocolou no Senado, junto com o senador Douglas Cintra (PTB), um requerimento para a criação de uma comissão com a finalidade de fiscalizar e acompanhar algumas intervenções viárias federais em Pernambuco que são vitais para o Estado, como o Arco Metropolitano do Recife e as BRs 104 e 423.
De acordo com o parlamentar, a intenção do colegiado é garantir a execução dos empreendimentos, trabalhar pelo cumprimento dos cronogramas, alocação dos recursos necessários e destravar eventuais entraves administrativos havidos entre os diversos níveis de governo.
“É essa a missão que tenho com os pernambucanos, é para isso que fui eleito, é o compromisso que assumo no exercício do meu mandato de senador”, disse.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=198571

Frente da Segurança Pública na Câmara quer revogar Estatuto do Desarmamento

Mais de duzentos deputados de vários partidos fazem parte da Frente Parlamentar da Segurança Pública, relançada nesta quarta-feira (25) na Câmara com objetivos bem definidos. Os principais projetos defendidos pelo grupo são a redução da maioridade penal, a diminuição de benefícios a detentos e a revogação do Estatuto do Desarmamento.
A proposta (PL 3722/12) que facilita a aquisição de armas no País será uma das primeiras prioridades dos parlamentares. O texto foi arquivado no ano passado depois que a comissão especial criada para examiná-lo não conseguiu votar o relatório final do deputado Cláudio Cajado (DEM-BA). Os deputados da frente defendem agora a criação de uma nova comissão especial para rediscutir a matéria.
O parecer de Cajado ao projeto do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC) revoga o Estatuto do Desarmamento e institui o Estatuto das Armas de Fogo. Além disso, permite a compra e venda de armas, desde que o comprador tenha mais de 25 anos e não tenha passagem pela polícia.
As licenças para aquisição ficariam a cargo da Polícia Federal e das polícias civis dos Estados. Os registros dariam direito ao uso do armamento nas residências, propriedades rurais e no local de trabalho do proprietário, que poderia pedir autorização para o porte da arma se ficar mais de cinco anos sem se envolver em ocorrência policial como autor.
Violência

A proposta foi criticada por entidades ligadas aos direitos humanos, que relacionam o uso de armas ao aumento de crimes violentos. Cajado não concorda com o argumento.”Se você pega o mapa da violência vê que mais de 60 mil pessoas foram assassinadas com o Estatuto do Desarmamento vigorando, sem que as pessoas de bem tenham armas”, disse o deputado.

O presidente da ONG Viva Brasil, Benê Barbosa, apoia as propostas da Frente Parlamentar da Segurança Pública e aposta que, dessa vez, o projeto que facilita o uso de armas será aprovado pelos deputados, ao contrário do que ocorreu no ano passado.
“Temos um Congresso muito mais conservador do que tínhamos naquela época. Se, antes, a maioria dos deputados era favorável ao desarmamento achando que ele daria certo, hoje, principalmente os novos deputados, sabem que isso não funciona e precisa mudar”, afirmou Barbosa.
(Fonte: Agência Câmara)
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=198574

Juiz do Piauí determina suspensão do WhatsApp no Brasil

O motivo seriam crimes envolvendo crianças e adolescentes



Folhapress

 / Foto: Reprodução da Internet

Foto: Reprodução da Internet

Um juiz do Piauí determinou o bloqueio do WhatsApp no Brasil, em razão de a empresa supostamente ter descumprido decisões anteriores relacionadas a investigações realizadas pela Polícia Civil do Estado. O motivo seriam crimes envolvendo crianças e adolescentes.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, a ordem judicial, emitida no dia 11 de fevereiro, foi encaminhada aos provedores de internet e de conexão, como as operadoras de telefonia, e não aos donos das lojas de apps, como o Google e a Apple. O magistrado é da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina.
De acordo com Katia Esteves, delegada titular a DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente), houve o pedido de bloqueio à Justiça em razão de, desde 2013, a companhia não ter atendido a pedidos envolvendo as investigações do órgão. "Não posso me manifestar sobre o assunto, porque ele é sigiloso. Mas envolve a delegacia em que eu trabalho", disse Esteves.

Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/tecnologia/noticia/2015/02/25/juiz-do-piaui-determina-suspensao-do-whatsapp-no-brasil-169806.php

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Cegonheiros escondem placa de caminhões do interior de São Paulo, em protesto por emprego no Recife

_RFB1902
Reivindicando a contratação de motoristas pernambucanos para transportar a produção da fábrica da Fiat em Goiana, profissionais da área, conhecidos como cegonheiros, protestaram pelas ruas do Centro do Recife com mais de dez carretas na manhã desta terça-feira (24). A manifestação provocou congestionamentos por cerca de três horas.
O engraçado, no ato, foi que a maioria das carretas tinha a placa pintada, para esconder a origem dos caminhoneiros que se diziam pernambucanos. Os meios digitais registram apenas as faixas, deixando passar este pequeno detalhe.
Com ato marcado para as 8h, os cegonheiros começaram a se concentrar por volta das 6h30, no Cais de Santa Rita. Os caminhões, cobertos por faixas, foram estacionados no acostamento e os manifestantes foram à faixa central para entregar panfletos aos motoristas.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2015/02/24/cegonheiros-escondem-placa-de-caminhoes-interior-de-sao-paulo-em-protesto-por-emprego-no-recife/

Humberto cobra pauta progressista da Câmara

Os senadores vão concluir, nesta semana, as discussões sobre a composição das 12 comissões permanentes da Casa para dar início à pauta legislativa do ano. A declaração foi do líder do PT no Senado, Humberto Costa. Além disso, os parlamentares também devem finalizar os debates sobre o novo colegiado de líderes.
De acordo com o petista, a pauta da Câmara dos Deputados não vai ditar o ritmo de trabalho do Senado, apesar de ter dado uma aceleração na votação de projetos nos primeiros dias de trabalho com a eleição do novo presidente, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
“Acho que a Câmara tem uma novidade, que foi a eleição de um novo presidente. Geralmente, nessa condição, há interesse da Mesa em mostrar trabalho e fazer com que as coisas andem. Eu espero que isso vá até o fim, porque ao longo desses últimos quatro anos a Câmara foi o espaço onde várias coisas foram votadas no Senado, lá não saíram do lugar”, avalia o líder do PT.
“Falava-se até que era um buraco negro, que a Câmara absorvia todas as matérias votadas aqui no Senado. É importante, ainda, que essa pauta de lá seja progressista. Mais do que a quantidade de propostas aprovadas, os projetos têm de ter qualidade”, afirmou Humberto.
Para esta semana, a prioridade é a composição das 12 comissões do Senado, que deve ser definida em reunião de líderes ainda não agendada. Boa parte dos congressistas acredita que o princípio da proporcionalidade, de acordo com o número de senadores de cada partido ou bloco, deverá ser repetido.
Ainda nesta terça-feira (24), às 19h, os parlamentares se reúnem em sessão do Congresso para a apreciação de quatro vetos presidenciais e do Projeto de Lei Orçamentária de 2015. Pela primeira vez, senadores e deputados poderão votar os itens da pauta por meio de uma “cédula” que permitirá a apuração eletrônica dos votos.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=198476

Mais um trecho da Conde da Boa Vista terá comércio informal ordenado

O trabalho começou em 29 de janeiro e teve a segunda etapa realizada nesta terça-feira (24). Terceira fase será na primeira semana de março


Da Editoria Cidades

 / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Em entrevista coletiva às 11h desta terça-feira (24), para falar sobre o ordenamento dos ambulantes da Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, o secretário municipal de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, avisou que vai dar continuidade aos trabalhos na primeira semana de março de 2015, no trecho da avenida que fica entre a Rua da Soledade e a Rua do Hospício.

Segundo ele, serão permitidos 141 ambulantes em toda a extensão da Conde da Boa Vista, de forma temporária. A intenção da prefeitura é transferir os comerciantes informais para os terrenos onde serão construídos shoppings populares, até o fim deste ano. João Braga informa que, dos 141 camelôs liberados para colocarem tabuleiros na avenida, 73 já pegaram os crachás.

No trecho entre a Rua José de Alencar e a Rua da Aurora, os camelôs só podem trabalhar nos locais indicados pela prefeitura, por trás das paradas de ônibus. Nenhum deles pode manipular alimentos, por questão de saúde pública. "As calçadas do Centro ficarão livres para os pedestres e as paradas de coletivos, liberadas para os passageiros", declara João Braga.
A prefeitura adquiriu cinco terrenos no bairro da Boa Vista e está negociando a desapropriação de outros três (um na Boa Vista e dois no bairro de Santo Antônio), para realocar cerca de dois mil ambulantes do Centro do Recife. Além dos terrenos, os camelôs que estão nas ruas do Centro também deverão ser transferidos para quatro prédios, um galpão e o Shopping Santa Rita (que passa por reformas), todos no bairro de São José.

Depois de concluir a organização da Avenida Conde da Boa Vista, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano iniciará o ordenamento do comércio informal da Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio. O projeto completo deverá ser concluído em dezembro de 2016.

Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2015/02/24/mais-um-trecho-da-conde-da-boa-vista-tera-comercio-informal-ordenado-169586.php

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Atendimento do cartão SUS com dias definidos na Regional Guararapes

Três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas, das 8h ao meio-dia, a solicitação pode ser feita na Regional 7
  
Os moradores do Jaboatão dos Guararapes têm acesso aos serviços básicos, descentralizados através das sete Regionais do município. Isso facilita a vida de quem procura, por exemplo, solicitar o cartão do SUS. Para os moradores da Regional 7 - Guararapes, a solicitação deste cartão passa a ser às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h.
 
De acordo com o  Ministério da Saúde, o cartão nacional de saúde tem a finalidade de identificar o usuário e seu prontuário de saúde em qualquer lugar do País, facilitando o controle dos procedimentos médicos vinculados ao SUS. Só na Regional 7, no serviço de solicitação do cartão, são atendidas de 30 a 50 pessoas por dia. Com a fixação de dias certos para as solicitações, o processo avança.    
Aos moradores dos bairros de Guararapes e de localidades do entorno, a Regional 7 oferece outros diversos serviços, entre eles: consulta de vagas de emprego, através da Agência do Trabalhador,  solicitação de iluminação, limpeza  de esgoto e outras ações, por meio do CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão).

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/secretaria-municipal-de-politicas-sociais-integradas/2015/02/20/NWS,418418,52,556,JABOATAO,2132-ATENDIMENTO-CARTAO-SUS-DIAS-DEFINIDOS-REGIONAL-GUARARAPES.aspx

Governo estuda acabar com o fator previdenciário, afirma ministro

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Carlos Gabas defendeu o fim do fator para uma fórmula que retarde a aposentadoria


Do JC Online

Na prática, o fator previdenciário reduz o benefício para quem se aposenta por tempo de contribuição / Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Na prática, o fator previdenciário reduz o benefício para quem se aposenta por tempo de contribuição

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Após negociar cortes em benefícios como pensão por morte e auxílio-doença, o Governo Dilma Rousseff estuda acabar com o fator previdenciário, aplicado para cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição e por idade. A informação é do ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com o ministro, o fator previdenciário não cumpre com o papel de retardar as aposentadorias, além de que o benefício recebido pelo aposentado é menor e serve como complemento de renda. "Previdência não é complemento de renda, ela é substituta da renda", afirma. A proposta defendida pelo governo para retardar a aposentadoria é de que a fórmula que soma a idade do previdenciário com o tempo de serviço seja alterada para 85/95 - 85 anos para mulheres e 95 anos para homens.

Nos sistemas em que a instituição requer uma idade mínima para o trabalhador se aposentar (nesse caso, o uso do fator é opcional), Gabas diz que a fórmula não protege o trabalhador mais pobre. "Se coloca 65 anos como idade mínima para se aposentar, ele terá de trabalhar quase 50 anos ou mais. Já um trabalhador de família mais rica, que ingressa mais tarde no mercado de trabalho, teria outra realidade", explicou ao jornal O Estado de S. Paulo.

Questionado se os novos cortes significam um montante significativo no orçamento, o ministro citou os dados referentes ao ano passado. "Em 2014, o governo gastou R$ 94,8 bilhões com pensões por morte e esse dinheiro todo foi para 7,4 milhões de pensionistas. Com o auxílio-doença gastamos R$ 25,6 bilhões para 1,7 milhão de beneficiados. Em relação às pensões, as mudanças foram propostas porque essa transição que vivemos no Brasil, onde as pessoas estão vivendo mais, exige uma administração diferente da Previdência. Essa expectativa de vida de 84 anos é para quem tem hoje 50 anos. Quem nasceu agora terá uma expectativa de vida de quase 100 anos.", explicou.

Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/nacional/noticia/2015/02/23/governo-estuda-acabar-com-o-fator-previdenciario-afirma-ministro-169399.php

Programas para declaração do IR estarão disponíveis em março

Entre as novidades está a possibilidade de salvar on-line os dados da declaração e recuperá-los de qualquer lugar antes de enviar o documento


Da Folhapress

O preenchimento do rascunho estará disponível até 28 de fevereiro, informou o Fisco / Foto: USP Imagens

O preenchimento do rascunho estará disponível até 28 de fevereiro, informou o Fisco

Foto: USP Imagens

Os programas para declaração do Imposto de Renda 2015 estarão disponíveis a partir das 8h da próxima segunda-feira, 2 de março, informou a Receita Federal.

O dia coincide com o início do prazo para a declaração, que se estenderá até 30 de abril. Nos anos anteriores, a Receita colocou os programas à disposição com alguns dias de antecedência.

Segundo Carlos Roberto Occaso, subsecretário de Arrecadação e Atendimento, não haverá prejuízo para o contribuinte, e a demora se deve ao conjunto mudanças que a Receita preparou para a declaração deste ano.

Entre as novidades está a possibilidade de salvar on-line os dados da declaração e recuperá-los de qualquer lugar --computador, smartphone ou tablet-- antes de enviar o documento. Os dados ficam em nuvem e são acessados apenas pelo contribuinte, por meio de uma palavra-chave.
"O contribuinte pode iniciar o preenchimento por um dispositivo, recuperar por outro e transmitir por um terceiro", exemplificou Occaso.

Outra mudança é a possibilidade de uso do rascunho (ferramenta lançada em outubro do ano passado) para facilitar o preenchimento da declaração.

Por meio do rascunho, que pode ser baixado no computador ou em dispositivos móveis, o contribuinte pode organizar suas informações ao longo do ano e depois importá-las para o documento final que será enviado para a Receita.
O preenchimento do rascunho estará disponível até 28 de fevereiro, informou o Fisco. Segundo Occaso, 32 mil contribuintes baixaram a ferramenta.

MENSAGEM DE CELULAR

A partir do fim de maio, o contribuinte contará com outra facilidade --toda vez que a sua declaração mudar de status, a Receita vai enviar uma mensagem por celular.

Se a declaração for processada ou tiver caído na malha, por exemplo, o contribuinte será notificado por meio de SMS. Para ter acesso a esse sistema, o contribuinte terá que se cadastrar no site da Receita.

FORMAS DE ENTREGA

O contribuinte tem três opções de entrega da declaração: por meio de aplicativos em dispositivos móveis (celular e tablet), do programa PGD no computador ou na página da Receita, de forma online (opção válida apenas para quem tem certificado digital).

Para os contribuintes com certificado digital, é possível optar pela declaração pré-preenchida, em que dados são inseridos pela Receita, restando ao contribuinte apenas conferir e confirmá-los.

Neste ano, as declarações pré-preenchidas terão uma novidade - informações médicas e de rendimentos com aluguéis já serão preenchidas pela Receita.

DECLARAÇÃO

É obrigada a apresentar a declaração a pessoa física residente no Brasil que recebeu no ano passado rendimentos tributáveis acima de R$ 26.816,55 --valor corrigido em 4,5% em relação ao de 2014.

Deve entregar a declaração quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil.

Também é obrigatória a declaração para quem teve, em qualquer mês de 2014, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.

Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/nacional/noticia/2015/02/23/programas-para-declaracao-do-ir-estarao-disponiveis-em-marco-169417.php

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Os dois extremos do Pacto pela Vida

Ao final de oito anos, programa de combate à criminalidade exibe resultado, mas precisa de ajustes


Foto da cidade de Salgueiro /

Foto da cidade de Salgueiro

No mapa de Pernambuco, os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, ambos na Região Metropolitana do Recife, estão afastados 500 quilômetros, aproximadamente, do município sertanejo de Salgueiro, um dos polos do interior do Estado. Nos gráficos e planilhas do Pacto pela Vida, programa de combate à criminalidade cujo principal objetivo é a redução de homicídios, porém, a distância entre eles é ainda maior: os dois primeiros constituem o maior foco de incidência de assassinatos e, no ano passado, contabilizaram 452 vítimas, representando 13% de todos os crimes violentos letais intencionais (CVLIs) do Estado.
Na outra extremidade, Salgueiro abandona de vez o rótulo de “capital do Polígono da Maconha”, embora ainda se cultive ilegalmente a erva na região, e caminha para ser a única cidade pernambucana de médio ou grande porte com a taxa de homicídio dentro da faixa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera aceitável, de dez homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. No ano passado, foram sete vítimas na cidade, com quase 60 mil habitantes.

No próximo mês, o Pacto pela Vida completa oito anos desde o início de sua gestação, a partir da criação, por parte do ex-governador Eduardo Campos, da Assessoria Especial para a Segurança Pública e da encomenda de um diagnóstico sobre a violência em Pernambuco, com a participação de 16 câmaras temáticas formadas por integrantes dos três Poderes e de entidades da sociedade civil organizada. Em maio de 2007, o Pacto foi lançado com Pernambuco fechando o ano anterior com o saldo de 4.478 assassinatos e uma taxa de homicídios de 52,7 por 100 mil habitantes. No Nordeste, liderava negativamente as estatísticas, ao lado de Alagoas.
Oito anos depois, a iniciativa fecha o primeiro ciclo com uma redução no acumulado de 33% da taxa de homicídios. Mas registrou um revés inédito no ano passado, ao contabilizar pela primeira vez crescimento de 9,5% no número de assassinatos em relação ao ano anterior. Foram 3.434 vítimas em 2014, contingente superior ao de 3.100 assassinados em 2013.

Agora, o desafio do governador Paulo Câmara é fazer o Pacto pela Vida, um dos maiores legados do seu padrinho político, voltar ao trilho da redução dos números, por meio do exercício da liderança do chefe do Executivo, um dos pilares de sustentação do programa. Fevereiro ainda não acabou, mas – se a tendência dos números for mantida – fechará a estatística no vermelho, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Será o décimo segundo mês consecutivo de aumento nas ocorrências de homicídios.

Publicamente, o governador anunciou o deslocamento de 177 policiais militares e 28 viaturas para as Áreas Integradas de Segurança do Cabo e de Jaboatão e publicou decreto colocando o sistema prisional em estado de emergência. Em reserva, Paulo Câmara já decidiu que retomará algo implementado por Eduardo mas abandonado pelo sucessor: a presença certa do governador, ao menos uma vez por mês, às reuniões de monitoramento do Pacto, sempre às quintas-feiras. Nos nove meses em que exerceu o cargo, sem o apoio que desejava para disputar a reeleição, João Lyra esteve apenas em um encontro.

SEM MORTES - Sete cidades pernambucanas, todas de pequeno porte, não registraram assassinatos em 2014, fazendo com que a taxa de homicídio ficasse em zero. O município de Terra Nova, no Sertão, é o que tem a maior população (pouco mais de 10 mil, segundo o IBGE) e pertence à Área Integrada de Segurança de Salgueiro, ajudando a AIS-23 a ter a menor taxa do Estado.

Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/policia/noticia/2015/02/22/os-dois-extremos-do-pacto-pela-vida-169297.php

Hospital Oswaldo Cruz ganha laboratório para diagnosticar causa de fraqueza muscular

Unidade realiza biópsias para detectar origem das miopatias, caracterizadas por fragilidade e cansaço que comprometem a qualidade de vida


"Sentia muita fraqueza muscular. Depois do tratamento, minha qualidade de vida melhorou", conta João Vasconcelos

Guga Matos/JC Imagem

O Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (Huoc/UPE) dá um passo importante no cenário de diagnóstico das miopatias – um grupo de doenças neuromusculares caracterizadas especialmente por fraqueza intensa e progressiva, capaz de levar a dificuldades para realização de atividades rotineiras, como subir escadas, caminhar, escovar os dentes e pentear o cabelo. Recentemente, o hospital inaugurou o Laboratório de Biópsia Muscular Professora Dra. Maria Eunice de Vasconcelos Xavier Coelho, um serviço pioneiro nas redes pública e privada do Norte e Nordeste do Brasil. 

No laboratório, os pacientes podem se submeter a biópsias musculares, que retiram uma amostra de músculo (do braço ou da coxa, por exemplo). O material é analisado através de métodos essenciais que estabelecem a causa das miopatias e ajudam o médico a conduzir um tratamento adequado. “Vários são os motivos de aparecimento dessas doenças. Em relação às miopatias adquiridas, podemos citar como causas o uso de algumas medicações, como corticoides e estatinas prescritas para tratar colesterol alto”, diz a neurologista Carolina Cunha, que está à frente do laboratório. Ela frisa que há também a classe das miopatias hereditárias, que englobam distrofias musculares, como a de Duchenne. 

Quanto mais cedo os pacientes iniciam a terapêutica (contempla não apenas medicações, mas também atividade físico e acompanhamento nutricional específico), maiores são as chances de diminuir o impacto decorrente da doença neuromuscular.

"Os pacientes que precisavam se submeter a uma biópsia muscular tinham que recorrer a Estados do Sudeste e Sul do País, pois não contávamos com um laboratório com essa metodologia no Norte-Nordeste", informa Carolina. Assim, a neurologista acrescenta que esse atendimento especializado do hospital minimiza gastos do Sistema Único de Saúde (SUS), que custeia a assistência integral à saúde de pacientes fora do domicílio. 

O técnico de enfermagem o técnico de enfermagem João Vasconcelos, 32 anos, tem miopatia desde que nasceu, mas só descobriu aos 26 anos. "Sentia muita fraqueza muscular: não conseguia fazer o mínimo esforço porque me cansava facilmente. Subir escadas e caminhar eram tarefas difíceis. Achava que era falta de condicionamento físico, mas a fadiga vinha da doença. Depois que comecei o tratamento, minha qualidade de vida melhorou demais”, conta João. 

Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/saude/noticia/2015/02/22/hospital-oswaldo-cruz-ganha-laboratorio-para-diagnosticar-causa-de-fraqueza-muscular-169164.php

Camburão da Alegria toma as ruas do Centro do Recife

Banda da Polícia Militar (PM) abriu o desfile de dez trios elétricos


Do JC Online

Com informações da repórter Margarida Azevedo

 / Foto: Fernando da Hora/JC Imagem

Foto: Fernando da Hora/JC Imagem


O Camburão da Alegria fez o seu desfile na manhã deste domingo (22), e provou que o Carnaval no Recife só termina hoje. Dez trios elétricos fizeram a festa de quem ainda tem pique para cair na folia, com atrações como Nonô Germano e a banda Excesso de Bagagem. O primeiro trio elétrico a sair foi o da Banda da Polícia Militar (PM). Claudionor Germano, um dos homenageados, seguiu no segundo carro, junto com seu filho, Nonô Germano. O cantor Walter de Afogados com o Trio do Brega seguiu no último carro.

Centenas de pessoas se reuniram na Avenida Sul e seguiram pela Praça Sérgio Loreto e pela Avenida Dantas Barreto. O desfile terminou na Avenida Nossa Senhora do Carmo.  O trajeto, semelhante ao feito pelo Galo da Madrugada, tem aproximadamente três quilômetros. 

O tema da festa deste ano foi "Bota Pra Ferver", em homenagem ao cantor Claudionor Germano.  

Esta foi a 23ª edição do bloco criado por policiais e bombeiros que estavam de plantão durante o Carnaval e, por isso, não puderam brincar no período oficial do Reinado de Momo.   

Para o idealizador do bloco, Coronel Almeida, as expectativas sobre o bloco foram superadas. "Esperávamos o mesmo número do ano passado (cerca de 100 mil pessoas). No entanto, tivemos umas 200 mil pessoas brincando conosco. E o melhor de tudo: o bloco aconteceu em paz", afirma.

Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2015/02/22/camburao-da-alegria-toma-as-ruas-do-centro-do-recife-169281.php

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Gigante do Samba é campeã do Carnaval do Recife

É o oitavo título da escola que fica em Água Fria. Galeria do Ritmo ficou em segundo lugar


Do JC Online

Integrantes da Gigante do Samba comemoram o oitavo título seguido de campeã do Carnaval / Foto: Fernando da Hora / JC Imagem

Integrantes da Gigante do Samba comemoram o oitavo título seguido de campeã do Carnaval

Foto: Fernando da Hora / JC Imagem


A Gigante do Samba é a escola de samba campeã do Carnaval deste ano no grupo especial. É o oitavo título seguido da verde e branco. Com o tema Bumbás, Festa da Raça: Salve Amazonas, a escola fez uma homenagem ao bumba meu boi do Maranhão e da Amazônia. 

A Galeria do Ritmo ficou em segundo lugar e a Estudantes de São José na terceira posição. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, no Sítio da Trindade. Após a divulgação, membros da Gigante comemoraram a vitória num arrastão pelas ruas do bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife, onde fica a sede da escola de samba.

A diretoria da Galeria ingressou na manhã desta quinta-feira com um recurso na Prefeitura do Recife, pedindo que o resultado do concurso não fosse divulgado hoje. "A Gigante colocou um carro na avenida que atrapalhou nosso desfile. Queríamos que o resultado só fosse anunciado após o julgamento do nosso recurso contestando essa atitude", afirmou o presidente da Galeria, Reinaldo Santos.


O Bola de Ouro, clube de frevo que completa cem anos em 2015 e foi homenageado pela Prefeitura do Recife neste Carnaval ficou em primeiro lugar no grupo 1.


Por conta das chuvas no dia do concurso, os seis representantes dos maracatu de baque solto concordaram em dividir o valor total do prêmio. Ninguém foi desclassificado ou mudou de grupo.



Veja os primeiros colocados do Grupo 1


GRUPO 1 

Bois do Carnaval
1º lugar: Boi Maracatu, de Arcoverde
2º lugar: Boi Mimoso da Bomba do Hemetério
3º lugar: Boi Glorioso, de Bonito

Ursos
1º lugar: Cangaçá de Água Fria
2º lugar: Urso da Tua Mãe 
3º lugar: Branco do Cangaçá de São Lourenço da Mata

Índios
1º lugar: Canindé Brasileiro de Itaquitinga
2º lugar: Tupi Nambá
3º lugar: Tupiniquins

Troças
1º lugar: Batutas de Água Fria
2º lugar: Tô Chegando Agora
3º lugar: Abanadores do Arruda

Clubes de Boneco
1º lugar: Tadeu no Frevo
2º lugar: Seu Malaquias
3º lugar: O Sapateiro

Clubes de Frevo
1º lugar: Bola de Ouro
2º lugar: Girassol da Boa Vista
3º lugar: Lenhadores

Bloco de Pau e Corda
1º lugar: Com Você no Coração
2º lugar: Amante das Flores, de Camaragibe
3º lugar: Madeira do Rosarinho

Caboclinhos
1º lugar: Tupy 
2º lugar: Kapinawá 
3º lugar: União Sete Flexas de Goiana

Maracatu Baque Solto
Por conta das chuvas no dia do concurso, os seis representantes concordaram em dividir o valor total do prêmio. Ninguém foi desclassificado ou mudou de grupo.

Maracatu Baque Virado
1º lugar: Estrela Brilhante 
2º lugar: Cambinda Estrela do Recife
3º lugar: Aurora Africana

Escola de Samba
1º lugar: Gigante do Samba
2º lugar: Galeria do Ritmo
3º lugar: Estudantes de São José


Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/jc-na-folia/noticia/2015/02/19/gigante-do-samba-e-campea-do-carnaval-do-recife-168975.php