O senador Humberto Costa, líder do PT no Senado, protocolou nessa terça-feira (3), requerimento para a criação de uma comissão temporária externa para acompanhar o andamento do Arco Metropolitano do Recife e outras obras em rodovias federais em Pernambuco. O colegiado deve ser composto por cinco parlamentares que serão responsáveis por fiscalizar a execução do Arco e das obras de duplicação das BRs 104, que passa por Caruaru, Toritama e Taquaritinga do Norte, e 423, no trecho entre São Caetano e Garanhuns. O senador Douglas Cintra (PTB) subscreveu o requerimento de criação da comissão externa junto com Humberto.
De acordo com Humberto, o objetivo da comissão é avaliar e monitorar o andamento dos três projetos no Estado, que são viabilizados com recursos federais, que considera essenciais para o desenvolvimento do Nordeste. “Sendo assim, considera-se relevante a intervenção do Senado, como Casa fiscalizadora”, ressalta o petista no requerimento.
O Arco Metropolitano tem dificuldades no lote 1, em razão da necessidade de transposição de uma Área de Proteção Ambiental (APA) na mata de Aldeia, onde há mananciais e nascentes de rios. O projeto original teve que ser refeito por exigências ambientais e o traçado original acabou ampliado em mais de 20 quilômetros.
O municípios de Igarassu, Itapissuma, Paulista, Abreu e Lima e Araçoiaba, retirados do novo projeto, manifestaram descontentamento com a medida, alegando que as cidades que governam sofreriam prejuízos econômicos pela exclusão no traçado alternativo.
Humberto explicou que esse foi um dos motivos que o levou a procurar o novo ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues (PR). A ideia, segundo o líder do Senado, é trabalhar para conciliar preservação ambiental com desenvolvimento.
Humberto ainda quer realizar uma audiência pública com o ministro dos Transportes e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto (PTB), bem como o senador Douglas Cintra.
O lote 2 do Arco, por sua vez, deve ser licitado até o mês que vem. Ele mantém o traçado original do projeto e vai viabilizar o trecho que sai de BR-408, em Paudalho, até a BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho, fazendo conexão com a BR-232 na altura de Moreno.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=196958
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