Criar uma estrutura na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para articular a produção de soluções para a indústria e investir na inovação. Essa foi a pauta de uma reunião entre o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro Neto, o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro; e o coordenador-geral da representação do MCTI no Nordeste, o ex-reitor da Universidade Amaro Lins, ocorrida no fim de semana.
Ficou definido que técnicos da MDIC e da UFPE começarão a trabalhar conjuntamente, nos próximos dias, para viabilizar a implantação de um projeto que aprofunde a relação entre a iniciativa privada e a universidade.
Na opinião do ministro Monteiro Neto, “a política industrial do país tem que ter a visão do quanto à inovação é importante. Porque a capacidade de as empresas concorrerem e enfrentarem o acirramento da competição em escala global se dará na medida em que elas possam ter uma maior propensão a inovar”.
“Isso só se dá se houver cada vez mais um ambiente de cooperação efetiva entre a universidade e as empresas. Esse projeto é muito interessante porque ele responde à necessidade de articular de forma mais efetiva essa troca de competências entre empresas e Universidade. Essa unidade vai prover soluções para a indústria”, afirmou o ministro.
A professora Ana Cristina Fernandes coordenará o projeto e avalia que a estrutura montada facilitará a interação entre pesquisadores e empresas: “A Universidade concentra uma competência científica e tecnológica que é necessária para o desenvolvimento do país como um todo. Essa unidade é uma iniciativa para facilitar tanto que os pesquisadores se aproximem das empresas e dos demais segmentos da sociedade, quanto esses segmentos também identifiquem o caminho de chegar à universidade de uma forma mais simples, fácil, ágil e que isso gere retorno para a sociedade”.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=197392
Nenhum comentário :
Postar um comentário