A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) de Pernambuco entregou, na manhã desta terça-feira (24), no auditório da secretaria, os processos de anistiados indenizados pelo Estado à Comissão da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara. O acervo está arquivado em 34 caixas que serão analisadas pela comissão e reúnem a documentação de 472 pessoas.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, abriu a solenidade e ressaltou a importância de repassar o acervo à comissão. “É com grande honra e um gesto de reconhecimento que passo toda a documentação aos detentores de nossa memória”, disse. O evento contou com a participação de representantes da pasta, da Comissão da Verdade e do Arquivo Público, além de anistiados indenizados.
Já o secretário Geral da Comissão da Verdade, Henrique Mariano, falou da necessidade de se divulgar essas informações. “Precisamos apresentar a memória política do Estado de Pernambuco à sociedade e esse material será de grande valor para a conclusão do trabalho da Comissão”, afirmou.
Os processos de indenização ao longo destes anos resultaram em R$ 11,1 milhões repassados pelo governo.
Fonte:
Nenhum comentário :
Postar um comentário