terça-feira, 7 de julho de 2015

Comissões da Verdade e de Anistia entregam declaração à anistiada política

Esposa de Paulo Cavalcanti, militante, advogado e deputado na época da ditadura militar, Maria Ofélia recebe, nesta quinta-feira (9), a declaração de anistiada política. O ato ocorre na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE) seccional Pernambuco, às 10h, de acordo com a portaria nº 426 do Ministério da Justiça, publicada no dia 25 de maio deste ano.
O ato faz parte das homenagens em comemoração ao centenário de Paulo Cavalcanti. É uma iniciativa da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara (CEMVDHC), em parceria com a Comissão Nacional de Anistia do Ministério da Justiça e a OAB.
Foram convidados para a solenidade, autoridades estaduais, secretários de Governo, parlamentares, representantes de instituições não governamentais, parentes e amigos.
Resgate
Em novembro de 2014, membros da CEMVDHC participaram de encontro, no Recife, com representantes da Comissão de Anistia. Na ocasião, segundo a CA/MJ há mais de 74 mil requerimentos de anistia política – ainda pouco explorados pela historiografia sobre o período de repressão política no Brasil.

Paulo Cavalcanti – Atuante intelectual de esquerda em Pernambuco, se notabilizou pelo posicionamento contrário a medidas autoritárias do presidente Getúlio Vargas, durante o Estado Novo (1937-1945). Elegeu-se deputado estadual em 1947 e em 1951. Acusado de subversão, foi preso onze vezes durante a ditadura militar (1964-1985). Atuou como advogado de sindicalistas, militantes comunistas e líderes das Ligas Camponesas. Crítico literário, Cavalcanti foi estudioso da obra do português Eça de Queiroz. Fundou a União Brasileira de Escritores (UBE), secção de Pernambuco, e a Associação do Ministério Público de Pernambuco.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=210793

Nenhum comentário :

Postar um comentário