sexta-feira, 1 de julho de 2016

HC faz mutirão para detectar glaucoma

Pacientes diagnosticados com a doença serão encaminhados para tratamento no hospital


O Hospital das Clínicas, localizado na Cidade Universitária, Recife, realiza um mutirão de detecção do glaucoma neste sábado (2). O evento vai atender pessoas a partir dos 40 anos por ordem de chegada das 8h às 12h, no estacionamento da Portaria 04 do HC, próximo à Clínica Dermatológica. Não é necessário ter encaminhamento nem trazer algum documento específico.
A faixa etária foi definida por ser um fator de risco do glaucoma crônico simples, forma mais comum da doença. “Outro fator de risco, além da idade, está no grupo de pessoas que tem na família alguém com o diagnóstico, já que é uma doença hereditária. Quanto mais próximo o parentesco, maior o risco”, explica a chefe do Serviço de Oftalmologia, Isabel Lynch.
Durante o atendimento, os pacientes vão realizar dois exames: a Tonometria, para medir a pressão interna do globo ocular, e o Exame de Fundo do Olho, que analisa possíveis lesões no nervo óptico. Os exames são essenciais para a detecção do glaucoma, que é assintomático. “Não incomoda, nem deixa o olho vermelho, só os exames identificam a doença. Se não tratada no começo, a pessoa fica cega e é irreversível”, disse Isabel. O glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível do mundo e já deixou mais de 70 milhões cegos.
Os pacientes do mutirão que forem diagnosticados com a doença serão encaminhados para tratamento no Ambulatório de Oftalmologia do HC. “O tratamento inicial é com colírios, para controlar a pressão. Não conseguindo, passamos para uma intervenção cirúrgica que pode ser a laser ou a tradicional”, explica a médica. O mutirão também visa a conscientização das pessoas e distribuirá panfletos. No dia, a equipe será composta por 20 profissionais do Serviço de Oftalmologia do HC, incluindo staff e residentes, além de cerca de 25 voluntários, entre acadêmicos da UFPE, integrantes do Lions Clube do Recife e da Liga de Oftalmologia da UPE. A expectativa é que 300 a 500 pessoas sejam atendidas.
Fonte:http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/6/hc-faz-mutirao-para-detectar-glaucoma-0583.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário