terça-feira, 5 de julho de 2016

Sonda da Nasa entrará na órbita de Júpiter

Instrumentos da sonda penetrarão a espessa camada de nuvens para estudar o planeta


Cinco anos depois de seu lançamento, a sona Juno, da Nasa, entrará nesta terça-feira (5) em órbita de Júpiter para tentar desvendar os mistérios do maior planeta do Sistema Solar, escondido sob uma espessa camada nebulosa.
"Chegaremos a Júpiter, algo difícil de conseguir", declarou à imprensa o chefe científico da missão, Scott Bolton, do Southwest Research Institute de San Antonio (Texas).
A sonda de quase quatro toneladas, impulsioanda por energia solar, realizará uma série de 37 sobrevoos em torno de Júpiter, a maior parte sobre a espessa camada nebulosa, durante uma missão científica de 18 meses.
Os sobrevoos de Juno serão muito mais próximos do planeta gigante que o recorde anterior de 43.000 km estabelecido pela sonda americana Pioneer 11, em 1974.
Nesta terça, às 03h18 GMT (00h19 de Brasília) - e ainda 4 de julho, dia da Independência nos Estados Unidos -, Juno, que avança a 64 km por segundo, acionará seu motor principal durante 35 minutos para frear seu trajeto de maneira a ser capturada pela gravidade de Júpiter e ficar em uma órbita polar de 53,5 dias.
Dada a distância entre Júpiter e a Terra, 869 milhões de quilômetros, o sinal de rádio de confirmação do acionamento do motor chegaqrá aos controladores de voo 48 minutos depois, às 04h06 GMT.
Depois das dus primeiras voltas de 53,5 dias, Juno se colocará, a partir de outubro, em uma órbita de 14 dias, que a fará passar sucessivamente perto dos dois polos.
Durante seus sobrevoos, os instrumentos da sonda penetrarão a espessa camada de nuvens para estudar as gigantes auroras boreais, sua atmosfera e sua magnetosfera.
Fonte:http://www.folhape.com.br/geral/mundo/2016/7/sonda-da-nasa-entrara-na-orbita-de-jupiter-0026.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário