terça-feira, 18 de setembro de 2012

Bancários entram em greve nesta terça-feira


Do portal FolhaPE

A partir desta terça-feira (18), bancários de todo o país entram em greve por tempo indeterminado. A paralisação inclui tanto bancos públicos quanto privados, segundo informou Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Com isso, clientes de bancos que pretendem ir a uma agência bancária, nesta terça, poderão encontrar funcionando apenas os caixas eletrônicos, embora Juvandia admita que, em geral, no primeiro dia de greve, a adesão dos trabalhadores ainda não seja muito grande.

Segundo Juvandia, desde o dia 1º de agosto, quando a pauta de reivindicações foi entregue, ocorreram nove rodadas de negociação, sem que tivesse sido estabelecido um acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Os bancários reivindicam reajuste salarial de 10,25%, com 5% de aumento real, além de plano de cargos, carreira e salários, maior participação nos lucros e resultados (PLR) e mais segurança nas agências. A proposta oferecida pela Fenaban foi 6% de reajuste salarial.

A federação tinha prazo até esta segunda-feira (17) para apresentar uma nova proposta, o que, até o momento, não foi feito. A noite bancários de São Paulo vão participar de uma assembleia. A Febraban ainda não se pronunciou sobre a greve, mas alertou a população de que muitas das operações bancárias poderão ser realizadas por meio dos caixas eletrônicos, internet banking, telefone e correspondentes bancários, tais como casas lotéricas, agências dos Correios e outros estabelecimentos credenciados. Ano passado, a greve da categoria durou 21 dias.

Recife

Na manhã desta terça (17), integrantes do sindicato vão conversar com gerentes das agências do Centro do Recife, cidades da Região Metropolitana do Recife e do Interior. O objetivo deles é que todas as agências sejam fechadas. Ao todo, 12 mil funcionários do Estado ficarão sem trabalhar e 500 agências e postos estarão fechadas. Ainda na tarde desta terça, será realizada uma assembleia para ser analisado o balanço do primeiro dia de paralisação.


Nenhum comentário :

Postar um comentário