quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Erika Ferraz é a nova ouvidoria do TRE -PE

Acaba de ser eleita pela corte do TRE-PE para Ouvidora a desembargadora Erika Ferraz. O antigo ouvidor Paulo Victor indicou o nome para o presidente do TRE-PE Antônio Carlos Alves da Silva, que aprovou e levou à Corte. O mandato é de dois anos. Será a primeira mulher no cargo por aqui. O Blog de Jamildo deseja-lhe boa sorte.
Para estimular o eleitor a fiscalizar, o processo eleitotal, a Justiça Eleitoral adotará QR Code nas próximas eleições. As urnas eletrônicas utilizarão a tecnologia do QR Code nos boletins de urna (BUs), que poderão ser lidos em smartphones Android e iOS.
O QR Code (código de acesso rápido) é um código de barras que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm icâmera fotográfica. Tem sido adotado amplamente na publicidade e sistemas automatizados, pois facilita a inserção de dados como texto e endereços eletrônicos.
De acordo com o TRE, a utilização do código QR vai permitir ao eleitor realizar sua própria auditoria após o encerramento da votação e a impressão do BU. O eleitor poderá usar seu smartphone ou tablet para fazer a leitura do código que estará estampado no relatório.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, o aplicativo vai gravar as informações e a checagem se tornará mais rápida e precisa. “A Justiça Eleitoral tem o compromisso junto aos cidadãos de promover um processo cada vez mais seguro e transparente. Segurança e transparência são nossos dois pilares básicos e o compromisso da Justiça Eleitoral é investir cada vez nesse binômio”, afirmou.
A implantação não gerará custos para a Justiça Eleitoral, pois o QR possui licença de código aberto e o aplicativo será desenvolvido pelo TRE do Ac
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2015/08/04/erika-ferraz-e-a-nova-ouvidoria-do-tre-pe/

Nenhum comentário :

Postar um comentário