O estado de greve levantado pelos peritos médicos da Previdência Social finalmente acabou, depois de cinco meses desde o início das paralisações. A decisão veio após o governo apresentar uma proposta e os profissionais aceitarem em assembleia nesta quarta-feira (17). Segundo o delegado local da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP), Adilson da Silva Morato, a expectativa é que os atendimentos sejam normalizados em até seis meses.
Segundo Morato, os termos da proposta incluem a devolução dos descontos salariais, codificação adequada da frequência, abolição dos processos contra grevistas, aumento de 27,9% em quatro anos (já concedido a outros servidores das carreiras de Estado). "Considerando o contexto atual e a duração da greve, mesmo não contemplando todas as reivindicações, a categoria compreendeu o momento e aceitou a contraproposta", confirma o delegado da ANMP.
O acordo ainda trata do fim do curso pré-aposentadoria, mudança na gratificação por congelamento e pela inversão dos percentuais fixo/variável, comitê paritário da jornada de 30 horas por 6 meses (renováveis por mais 6 meses), aumento dos aposentados pela média dos pontos da gratificação, reposição de trabalho individualizada por horas ou atividades, reajuste dos benefícios não-salariais e suspensão dos indicadores do turno estendido até março de 2017.
Em janeiro, os médicos voltaram às agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas mantiveram o estado de greve. Com o retorno, os profissionais atendiam apenas aqueles que ainda não haviam se submetido à perícia médica inicial. A greve dos médicos peritos foi iniciada o dia 4 de setembro do ano passado.
Fonte:http://www.folhape.com.br/economia/2016/2/medicos-peritos-do-inss-encerram-estado-de-greve-apos-cinco-meses-desde-o-comeco-das-paralisacoes-0274.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário