quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Municípios do Agreste e Zona da Mata sentem tremor sísmico nesta terça-feira

Epicentro ocorreu na cidade de São Caetano



Divulgação/LabSis-UFRN
Mapa de localização epicentral: o epicentro do maior evento está em vermelho


    Alguns municípios do Agreste do Estado e da Zona da Mata sofreram com um abalo sísmico na tarde desta terça-feira (23). De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), o tremor, de magnitude de 3.8 na Escala Richter, começou por volta das 14h21. O epicentro ocorreu na cidade de São Caetano. Inicialmente, foram registrados 3.5 pontos, porém o número subiu logo em seguida. Em maio de 2006, a cidade registrou um abalo ainda maior: de 4.0 pontos na escala, um dos maiores já verificados no Estado de acordo com a entidade.

    Divulgação/LabSis-UFRN
    Sismograma desta terça da estação NBCA, podendo ser visto o registro de diversos eventos
    Segundo o LabSis/UFRN, algumas pessoas do Recife entraram em contato com a instituição com queixas sobre a ocorrência. O Portal FolhaPE entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e, até o momento, não houve relato de vítimas por conta do tremor.

    Muitos moradores caruaruenses se assustaram com o sismo. O professor Rômulo Quaresma, de 33 anos, afirma nunca ter percebido um abalo como o desta terça-feira. “Eu estava em casa, me organizando para ir ao trabalho, quando senti o tremor, que foi muito potente. O barulho também foi grande”, declarou. “A casa estralou bastante e o sofá chegou a sair um pouco do lugar”, complementou.
    Para se proteger, Rômulo relata que foi para a varanda da casa dele. “A ideia foi correr para a varanda. Primeiro, acreditava-se que havia sido uma explosão, mas quando os vizinhos saíram de casa nós pudemos ver que foi tremor. Os cachorros, por exemplo, ficaram muito agitados”, afirmou Rômulo.
    Ainda conforme a instituição, foram registrados 85 sismos pela estação de Caruaru (NBCA), em sua maioria microtremores, que são registrados pela estação, porém não são sentidos pela população. O maior evento ocorreu às 15h35, momento em que houve os primeiros relatos de moradores que sentiram a trepidação. 
    Fonte:http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/2/municipios-do-agreste-e-zona-da-mata-sentem-tremor-sismico-nesta-terca-feira-0369.html

    Nenhum comentário :

    Postar um comentário