quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Saúde recebe as maiores queixas


Por Amanda Seabra
Da Folha de Pernambuco

A população de Paulista está profundamente insatisfeita com o sistema de Saúde municipal que é oferecido atualmente. Na lista de avaliação dos serviços apurada pelo Instituto Exatta, a área está no topo, como a mais problemática, recebendo 73% das respostas negativas. Em segundo lugar, figura a Segurança, apesar de este item não ser uma responsabilidade direta da Prefeitura. A falta de segurança em Paulista registrou 60% das reclamações no levantamento.

A Educação ficou em terceiro lugar no ranking das áreas com mais problemas. A pesquisa revela que 38% dos entrevistados apresentaram queixas e cobraram soluções urgentes para o setor. A falta de saneamento básico também está entre as principais reclamações dos entrevistados, pois 26% revelaram preocupação com relação à precariedade do serviço. As dificuldades enfrentadas pela população na utilização do transporte público ficaram em quinto lugar na lista dos problemas, com 25% das respostas.

A limpeza dos canais e a pavimentação das ruas ficaram empatadas com 23% das respostas negativas da pesquisa. Só então entra a questão da mobilidade e trânsito, que no Recife está entre os principais problemas. Apenas 12% dos entrevistados pela Exatta apontam a mobilidade como uma prioridade que precisa de soluções imediatas. A iluminação pública é a penúltima do ranking de problemas de Paulista, pois o serviço obteve apenas 11% das reclamações do eleitorado. Finalmente, em último lugar, ou seja, a área me­nos problemática, está a lim­­pe­za das ruas da cidade, aponta­da por 9% das pessoas que res­ponderam ao questionamen­­to do Instituto Exatta.  Um por cento dos entrevistados não soube responder ou não opinou.

AVALIAÇÃO

As áreas que lideram a lista de reclamações também foram avaliadas pela população. Com relação à Saúde, por exemplo, 57% dos entrevistados avaliam como ruim ou péssima, 27% co­mo regular e 12% como boa ou ótima. Já sobre a Segurança, 67% acham o serviço ruim ou péssimo, 21% afirmam que é regular e 10% acham a segurança boa ou ótima. Já o sistema de Educação é apontado como péssimo ou ruim por 33% dos paulistenses, outros 33% consideram regular e 23% acham bom ou ótimo.


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