quinta-feira, 27 de março de 2014

Lei 395/2010 de autoria do vereador Robson Leite é destaque na imprensa

 Foto: google

Tempo de espera em fila leva Procon a interditar banco em Jaboatão

Agência do Itaú no Centro da cidade deve ficar fechada por 48 horas.
Lei municipal define que usuários devem ser atendidos em até 15 minutos.

A agência do Banco Itaú de Jaboatão Centro, no Grande Recife, foi interditada nesta quarta-feira (26) em ação do Procon municipal. Localizada na Praça do Rosário, a unidade ainda foi multada em R$ 320 mil por descumprir a lei municipal 395/2010, chamada "lei das filas", em que os clientes devem ser atendidos em até 15 minutos, a contar da impressão do bilhete.

A secretária executiva de Defesa do Consumidor de Jaboatão, Débora Albuquerque, explica que já foram feitas outras autuações, com aplicação de multa, mas sem alteração da rotina de longas esperas. "O banco é reincidente, várias e várias vezes. Eles têm o agravante porque não pagam as multas que foram imputadas. Todas as agências são conhecedoras que estão descumprindo o que determina essa lei, não é surpresa de forma alguma", aponta a secretária.



Agência do banco Itaú em Jaboatão é interditada

O Procon municipal de Jaboatão dos Guararapes interditou na manhã desta quarta-feira (26) a agência do Banco Itaú de Jaboatão Centro. O banco fica localizado na Praça do Rosário e foi fechado por descumprir a lei municipal 395/2010, conhecida como "lei das filas", que determina o atendimento dos clientes em até 15 minutos, a contar da impressão do bilhete. A agência já foi notificada outras vezes e já acumula uma multa de R$ 320 mil.



Tempo de espera em fila leva Procon a interditar banco em Jaboatão


A agência do Banco Itaú de Jaboatão Centro, no Grande Recife, foi interditada nesta quarta-feira (26) em ação do Procon municipal. Localizada na Praça do Rosário, a unidade ainda foi multada em R$ 320 mil por descumprir a lei municipal 395/2010, chamada "lei das filas", em que os clientes devem ser atendidos em até 15 minutos, a contar da impressão do bilhete.

A secretária executiva de Defesa do Consumidor de Jaboatão, Débora Albuquerque, explica que já foram feitas outras autuações, com aplicação de multa, mas sem alteração da rotina de longas esperas. "O banco é reincidente, várias e várias vezes. Eles têm o agravante porque não pagam as multas que foram imputadas. Todas as agências são conhecedoras que estão descumprindo o que determina essa lei, não é surpresa de forma alguma", aponta a secretária.



Procon interdita agência do Itaú em Jaboatão


A agência do Banco Itaú de Jaboatão Centro, Região Metropolitana do Recife (RMR), foi interditada nesta quarta-feira (26) após fiscalização do Procon municipal. A agência, que fica na Praça do Rosário, fechou as portas e foi multada em R$ 320 mil por descumprir a lei municipal 395/2010, chamada "lei das filas", em que os clientes devem ser atendidos em até 15 minutos, a contar da impressão do bilhete.

"A fiscalização foi realizada na terça-feira e, após a abertura do processo administrativo, voltamos hoje para interditar o local. O banco é reincidente, já foi atuado e multado mais de 30 vezes. O que notamos é um desrespeito completo ao consumidor porque houve esperas de mais de duas horas para um atendimento. Além de tudo, o Itaú não pagou nenhuma das multas que foram imputadas desde o íncio do ano passado", explica a secretária executiva de Defesa do Consumidor de Jaboatão, Débora Albuquerque.




Procon interdita agência do Banco Itaú

Ação conhecida como "Jaboatão sem Fila", percorrerá todas as agências bancárias do município para verificar se a lei das filas e o código de defesa do consumidor está sendo respeitado

O PROCON de Jaboatão dos Guararapes interditou na manhã desta quarta-feira (26/03) a agência bancaria do Itaú, em Jaboatão Centro. A instituição financeira, situada na Praça Nossa Senhora do Rosário ficará fechada por 48 horas. A motivação foi o descumprimento da lei municipal de número 395/2010, conhecida como “lei das filas”, que determina que os usuários devam ser atendidos pelos caixas em até quinze minutos, a contar da impressão do bilhete. Será aplicada ainda uma multa no valor de R$ 320 mil, podendo o banco recorrer da decisão.

De acordo com a secretária executiva de Defesa do Consumidor de Jaboatão dos Guararapes, Débora Albuquerque, um dos fatores motivados para o fechamento foram as constantes reclamações e denúncias dos consumidores. “A maioria das agencias do município já foram visitadas pela nossa equipe de fiscais, algumas foram multadas e autuadas, mas observamos que os mesmos erros continuaram a serem cometidos. Escolhemos um horário em que agência ainda não tinha sido aberta para evitar maiores aborrecimentos aos clientes ”, afirmou.



Procon interdita agência bancária em Jaboatão

A agência do Itaú, que fica no centro, não estava cumprindo a lei das filas.

Apesar de muita gente achar normal, enfrentar fila em banco por horas vai contra a lei municipal de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.  A “lei das filas”, como foi apelidada a lei 395 de 2010, determina que os usuários sejam atendidos em no máximo 15 minutos após a impressão da senha. A lei também prevê a obrigatoriedade de painel eletrônico e máquina fornecedora de senha.  Por descumprir a legislação, o Procon interditou, por 48 horas, a agência do Banco Itaú em Jaboatão centro.

Confira os detalhes na reportagem de Lorena Aquino:



Agência do Itaú em Jaboatão é interditada

Além de ficar fechado por 48 horas, estabelecimento pagará multa de R$ 320 mil

A agência do Itaú, em Jaboatão Centro, foi interditada na manhã desta quarta-feira (26) pelo Procon da cidade por descumprir a Lei Municipal de número 395/2010 que determina que os usuários devam ser atendidos pelos caixas em até quinze minutos, a contar da impressão do bilhete. O estabelecimento permanecerá fechado por 48 horas, a instituição financeira terá de pagar uma multa de R$ 320 mil. Cabe recurso.

De acordo com a secretária executiva de Defesa do Consumidor de Jaboatão dos Guararapes, Débora Albuquerque, um dos fatores motivados para o fechamento foram as constantes reclamações e denúncias dos consumidores. Ainda segundo ela, várias agencias do município já foram visitadas pela equipe de fiscais da secretaria, algumas foram multadas e autuadas, mas os erros continuaram ocorrendo.



Procon interdita mais dois bancos em Jaboatão

Agências do Itaú e Santander descumpriam o tempo de espera na fila

Mais duas agências bancárias localizadas na cidade de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foram interditadas em menos de 24 horas. Nesta quinta-feira (27), o alvo da operação realizada pelo Procon do município foram o Santander e o Itaú da Avenida Bernardo Vieira de Melo, em Piedade. Ontem, outra agência do Itaú também foi fechada.
A motivação foi a mesma dessa quarta-feira (26): o descumprimento da lei municipal de número 395/2010, conhecida como “lei das filas”. A norma assegura o bom tratamento do consumidor, máquinas e painel informativo funcionando, banheiro feminino e masculino para os clientes e telefone disponível para a realização de denúncias. Além disso, existe o tempo de fila, que seria 15 minutos nos dias normais e 30 minutos, nos dias de maior movimento.



Tempo de espera em fila leva Procon a interditar banco em Jaboatão  


A agência do Banco Itaú de Jaboatão Centro, no Grande Recife, foi interditada nesta quarta-feira (26) em ação do Procon municipal. Localizada na Praça do Rosário, a unidade ainda foi multada em R$ 320 mil por descumprir a lei municipal 395/2010, chamada "lei das filas", em que os clientes devem ser atendidos em até 15 minutos, a contar da impressão do bilhete.
A secretária executiva de Defesa do Consumidor de Jaboatão, Débora Albuquerque, explica que já foram feitas outras autuações, com aplicação de multa, mas sem alteração da rotina de longas esperas. "O banco é reincidente, várias e várias vezes. Eles têm o agravante porque não pagam as multas que foram imputadas. Todas as agências são conhecedoras que estão descumprindo o que determina essa lei, não é surpresa de forma alguma", aponta a secretária.
De acordo com a lei municipal, em dias normais, os clientes devem ser atendidos em até 15 minutos, mas, em períodos sazonais, como vésperas de feriado, pode levar até 30. "Essa lei não tem sido cumprida pela totalidade dos bancos. Quando estávamos lacrando a agência, ouvimos relatos de pessoas que dizem ter ficado mais de duas horas na fila", conta Débora Albuquerque.


Nenhum comentário :

Postar um comentário