quinta-feira, 20 de março de 2014

Reunião debate adesão ao Projeto Nova Chance em Jaboatão

A iniciativa visa reinserir os reeducandos no mercado de trabalho


Foto:Valter Andrade

Nesta quarta-feira (19/03), os secretários da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes receberam representantes da Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco. A reunião teve como pauta o Projeto Nova Chance, que tem como proposta inserir a população carcerária no mercado de trabalho, para que o município possa aderir a iniciativa. Em execução há mais de dois anos, já são 400 pessoas beneficiadas, nos municípios de Petrolina, Pesqueira, Recife e Paulista.

“Para participar, os reeducandos devem seguir alguns critérios, entre eles, estar em regime semi-aberto e não ter registro de punição nos últimos 12 meses. Para a escolha da mão-de-obra, é feito recrutamento, baseado na avaliação comportamental. Em contrapartida ao trabalho executado, para cada três dias de ocupação, é reduzido um dia da pena”, explicou o gerente de Educação e Qualificação Profissional, Marcelo Silva. Durante o período de prestação de serviço, equipe técnica fará acompanhamento, para avaliar o desempenho de cada profissional.

Segundo ele, é realizado um estudo para distribuir as equipes, que poderão trabalhar na limpeza e manutenção de equipamentos da cidade, como praças e escolas. Cada profissional contará com uma pulseira eletrônica, que permitirá um perímetro limite para transitar.  A contrapartida do município será o pagamento do salário mínimo, transporte, alimentação, fardamento e equipamentos de proteção individual (EPI). O prazo do convênio é estabelecido de acordo com as necessidades de cada prefeitura.

Para o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Humana de Jaboatão, Evandro Avelar, o Projeto Nova Chance é uma oportunidade para que essa população tenha oportunidade de ser reinserido no mercado de trabalho. “A iniciativa faz parte do modelo da atual gestão, em aderir a projetos que busquem a responsabilidade social. Estaremos realizando planejamento para aderir ao projeto, que visa recuperar vidas”, assegurou.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/secretaria-municipal-de-politicas-sociais-integradas/2014/03/19/NWS,416719,52,556,JABOATAO,2132-REUNIAO-DEBATE-ADESAO-PROJETO-NOVA-CHANCE-JABOATAO.aspx

Nenhum comentário :

Postar um comentário