quarta-feira, 19 de março de 2014

Robson cria projeto que visa identificar os estudantes da rede municipal com problemas de visão


Pensando no melhor para os jaboatonenses, o vereador Robson Leite criou, em 2010, requerimento de número N° 1119, que visa promover a saúde visual dos alunos da rede municipal de ensino por meio da identificação, prevenção e correção de problemas ligados a visão. Robson criou o projeto Olhar Jaboatão dos Guararapes em parceria com a Fundação Altino Ventura - FAV, a ação visa identificar os estudantes da rede municipal, com problemas de visão através de realização de exames de miopia, astigmatismo, hipermetropia e a distribuição de óculos aos alunos em que for diagnosticado a necessidade de uso de lentes corretivas.

O projeto contribui para o sucesso escolar, na medida em que reduz ou elimina elementos que dificultam o processo ensino-aprendizagem.

O Requerimento:

Requerimento N.º    1119   / 2010


Senhor Presidente
Senhores Vereadores:


                                     Requeiro à Mesa, ouvido o Plenário na forma regimental, para que seja feito veemente apelo, ao Exmo. Sr. Elias Gomes da Silva, no sentido de determinar a Secretária de Educação e a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, a implantação do Projeto Olhar Jaboatão dos Guararapes em parceria com a Fundação Altino Ventura - FAV, a ação visa identificar os estudantes da rede municipal, com problemas de visão através de realização de exames de miopia, astigmatismo, hipermetropia e a distribuição de óculos aos alunos em que for diagnosticado a necessidade de uso de lentes corretivas.


JUSTIFICATIVA:
O Projeto Olhar Jaboatão dos Guararapes visa promover a saúde visual dos alunos por meio da identificação, prevenção e correção de problemas, e pela distribuição de óculos gratuitos. Ao proporcionar assistência à saúde visual da criança, o projeto contribui para o sucesso escolar, na medida em que reduz ou elimina elementos que dificultam o processo ensino-aprendizagem.
O trabalho passa pela conscientização de pais e profissionais da educação sobre a necessidade de prevenir e reconhecer sinais e sintomas de alterações visuais, bem como a importância do tratamento precoce. Após ser realizado do exame e diagnosticado a necessidade de uso de óculos o mesmo é fornecido pela Secretaria de Saúde.
Em outras cidades onde o projeto foi implantado, foi realizada pesquisas com professores, demonstrou-se que houve melhora no desempenho escolar para significativo número de alunos que receberam óculos pelo programa.

Sendo mais do que justo necessário o atendimento, ora pleiteado.

          Sala das Sessões da Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes, em 10 de Agosto de 2010. 



                                      Robson Leite de Melo
                                      2º Vice - Presidente

                                                        Vereador – PT                       



Logo abaixo veja matéria que saiu no site da Prefeitura de Jaboatão.


Estudantes jaboatanenses passam por consulta oftalmológica
Parceria entre a Prefeitura de Jaboatão e a Fundação Altino Ventura visa atender as crianças e adolescentes com deficiência visual
Estudantes com deficiência visual que fazem tratamento têm um melhor desempenho no aprendizado, neste contexto a Fundação Altino Ventura fez uma parceria com a Prefeitura do Jaboatão para atender as crianças e adolescentes que apresentarem dificuldades de visão e intelectual. Na tarde da última segunda-feira (17/03), nove estudantes passaram por uma triagem de deficiência visual no centro de reabilitação da Fundação. Além do atendimento também será oferecida formação para os professores das salas de recurso multifuncional, supervisores e professores do ensino regular que estão atendendo aos estudantes. Os pacientes receberão tratamento, óculos, bengala e prótese, de acordo com a necessidade de cada um. Na próxima quinta-feira (20/03) serão atendidos os que apresentam deficiência intelectual.

De acordo com a chefe de Núcleo de Educação Especial, Michele Carvalho, o atendimento será contínuo. “No município os alunos com deficiência são acompanhados por um profissional de apoio na escola. Algumas unidades de ensino possuem salas multifuncionais e materiais para trabalharem nas salas de aula”, afirmou. O secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, destacou que são mais de 500 contratos de estágios para acompanhamentos de estudantes com deficiências.

“Quando ela tinha 1 ano apareceu um tumor no olho, logo em seguida passou para o outro, então ela teve que tirar os olhos. Desde de então ela usa prótese. Tem que trocar todo ano, agora com o atendimento aqui fica mais fácil o tratamento”, relatou a mãe de Luciana Vitória, de 11 anos, Dona Rosileide da Silva.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/secretaria-municipal-de-politicas-sociais-integradas/2014/03/18/NWS,416708,52,556,JABOATAO,2132-ESTUDANTES-JABOATANENSES-CONSULTA-OFTALMOLOGICA.aspx


Nenhum comentário :

Postar um comentário