O líder do PT no Senado, Humberto Costa, subiu à tribuna da Casa Legislativa, nesta quinta-feira (27), e discursou sobre a Força Nacional de Segurança Pública, que completa dez anos de existência no próximo sábado (29). O grupo forma um dos programas de cooperação na área de segurança pública do País entre União e entes federados e já obteve sucesso em diversas localidades onde atuou.
Humberto lembrou que a Força Nacional foi idealizada pelo então ministro da Justiça do Governo Lula, Márcio Thomaz Bastos, falecido na semana passada. O líder do PT no Senado destacou ainda que ela já foi utilizada com sucesso no Espírito Santo e no Mato Grosso do Sul, por exemplo, para ajudar a conter rebeliões e que foi acionada para atuar em Pernambuco.
“No primeiro semestre deste ano, foi acionada também para atuar no meu Estado de Pernambuco com a finalidade de assumir a segurança nas ruas, juntamente com o Exército, em um momento sensível de greve dos policiais militares do Estado”, ressaltou.
Ele explicou que a força é acionada sempre que um governador ou um ministro de Estado requisita ou determina, na forma do Decreto nº 5.289/2004, auxílio federal para conter atos que atentem contra a lei e a ordem e que corram risco de sair do controle das forças de segurança locais.
A Força Nacional é formada por bombeiros militares do Grupamento de Busca e Salvamento, policiais militares e civis e de perícia, entre outras categorias, e atua por meio de convênios firmados a partir do Programa de Cooperação Federativa, concebido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=190103
Nenhum comentário :
Postar um comentário