O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) solicitou de órgãos estaduais e municipais, em audiência realizada nesta terça-feira (18), explicações sobre o saneamento e o uso dos chuveirões com água contaminada em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. As instituições têm 10 dias para apresentar os documentos. Após a entrega, será marcado um novo encontro para investigar a poluição.
Na reunião desta terça, a promotora de Justiça de Defesa do Consumidor Liliane Rocha e o promotor de Justiça do Meio Ambiente Geraldo Margela pediram à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) cópias dos documentos emitidos pelo órgão para a perfuração de poços profundos.
Com base nisso, o MPPE vai solicitar à Secretaria de Controle Urbano e Mobilidade Urbana do Recife que adote as medidas contra os chuveirões que usam água de poços irregulares. A secretária-executiva de Controle Urbano, Cândida Bonfim, esteve na reunião, para iniciar uma apuração que pretende descobrir os responsáveis pelos chuveirões.
À Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) serão solicitadas informações sobre o saneamento da orla de Boa Viagem.
A audiência foi realizada após uma pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apontar que a água coletada possui altas concentrações das substâncias como nitratos, fósforos e coliformes fecais em taxas acima do indicado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o que pode ser prejudicial à saúde dos frequentadores da orla. No encontro, a professora Silvana Calado, responsável pela pesquisa, entregou o material aos promotores.
Fonte:http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/11/18/orgaos-estaduais-e-municipais-tem-10-dias-para-explicar-contaminacao-de-chuveiroes-em-boa-viagem-ao-mppe/
Nenhum comentário :
Postar um comentário