segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Braço Forte, Mão Amiga: Soldados do Exército chegam a Jaboatão para ajudar no combate ao Aedes aegypti

A partir da próxima segunda-feira (28), 40 soldados do exército reforçam ações de combate ao mosquito



Foto: Valter Andrade

Missão dada é missão cumprida. A partir da próxima segunda-feira (28), as ruas de Jaboatão passarão a ser vistas como uma extensão de um quartel militar. É que, como estava previsto no Plano Municipal de Combate ao Aedes Aegypti, um grupo de soldados do exército chegam à cidade para ajudar a Prefeitura nas ações de prevenção e proteção ao cidadão. Os novos agentes visitarão as casas dos moradores da cidade, junto aos agentes de endemia do Governo Municipal, orientando e ajudando a tratar e erradicar os depósitos de larvas do Aedes aegypti.
Segundo Gessyanne Paulino, secretária executiva de Promoção da Saúde, nessa primeira etapa, 40 soldados reforçarão as ações já desenvolvidas pelas equipes da Prefeitura. "Ao todo, teremos 100 homens reforçando nossas ações de combate. Nesse primeiro momento, esses primeiros soldados-agentes estarão juntos com nossas equipes em todas as Regionais Administrativas. Os outros ainda estão em treinamento para se juntar a nós", disse a secretária. Já estão previstas ações e visitas até o dia 15 de janeiro de 2016. A primeira semana de ações será da segunda até a quarta-feira (30), respectivamente, nos bairros Vista Alegre (Jaboatão Centro), Pacheco (Cavaleiro) e Curado IV (Curado).
Ações e serviços urbanos em caráter preventivo e em regime de mutirão já vêm acontecendo na cidade desde o início deste mês, quando todo o Estado de Pernambuco entrou estado de emergência pelo aumento de número dos casos das endemias transmitidas pelo Aedes Aegypti e também pela relação de uma delas, a zika, com os casos de microcefalia, que chamaram atenção do Poder Público e das autoridades da área de Saúde. Desde que as atividades começaram, aproximadamente 2 mil imóveis já foram visitados. Quase 5 mil depósitos já foram inspecionados, e mil foram tratados. Além de 2 toneladas de entulhos terem sido coletadas. Os números foram apresentados na terceira reunião do Comitê Intersetorial de Mobilização, Prevenção e Controle aos criadouros do Aedes aegypti.  
 
Entre agentes e colaboradores, são 529 pessoas em todo o município executando as ações programadas pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Uma dessas pessoas é o líder comunitário da Gameleira, em Cavaleiro, o porteiro Frederico Assis, 55 anos. O morador ressalta a importância do trabalho de conscientização. "Esta é uma via de mão dupla. O governo nos dá o suporte, mas somos nós, aqui da comunidade, que temos que, dia-a-dia, passar um pente fino. O carro do lixo passa todo dia, temos que cumprir com nossa parte também.", disse o líder. Para ele, o principal elemento para que os resultados das ações de combate sejam duradores é a educação. "A educação é a base de tudo. Vamos nos conscientizar e nos educar!", acrescentou.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/secretaria-municipal-de-desenvolvimento-e-mobilizacao-social/2015/12/26/NWS,419973,52,552,JABOATAO,2132-BRACO-FORTE-MAO-AMIGA-SOLDADOS-EXERCITO-JABOATAO-AJUDAR-COMBATE-AEDES-AEGYPTI.aspx

Nenhum comentário :

Postar um comentário