Iniciativa tem como objetivo homenagear mulheres que se destacaram na luta pelos direitos das mulheres
Foto: Marcelo Ferreira
Sob a música clássica do violoncelo da pequena Emilly Aileen Navamuel, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes entregou, na manhã de terça-feira (22), a Medalha “Mulheres dos Guararapes” para dez mulheres que se destacaram na luta pela igualdade de direitos sociais, justiça e paz às mulheres. O momento aconteceu no auditório da sede do Executivo Municipal, em Prazeres. Este é o segundo ano de entrega da comenda.
Criada por meio da Lei nº 848/2013, a medalha foi instituída para valorizar o papel da mulher como participante dos avanços das políticas públicas na sociedade. "O prêmio é uma forma de reconhecer, é sempre importante lembrar as trajetórias de vida dessas mulheres, que fazem a diferença na vida de outras pessoas. E estimular outras mulheres a fazerem a diferença. Resumindo, essa comenda homenageia a força e a disposição de fazer melhor”, afirmou Ana Selma dos Santos, secretária executiva da Mulher do Jaboatão.
As mulheres que receberam a homenagem foram: Adelaide Maria da Silva, professora e atuante na defesa dos direitos das Mulheres e criadora do CAEC – Centro Alternativo de Educação e Cidadania; Ana Paula Maravalho Borges, advogada e sócia fundadora da ONG Observatório Negro; Geisa Filomena da Silva, batuqueira e integrante do grupo Coletivo de Mulheres de Jaboatão e do grupo Maracatu Flores do Monte; Maria Lúcia Gomes dos Prazeres, educadora e coordenadora do Núcleo de Igualdade Racial de Jaboatão; Lenira Maria da Silva Machado, cadeirante, vítima de violência doméstica, integrante do Conselho Municipal de Defesa das Pessoas com Deficiência e da Comissão Permanente de Acessibilidade de Jaboatão; Maria Zacarias de Souza, professora e gestora da Escola em Tempo Integral Bartolomeu de Gusmão; Nivete Azevedo de Mendonça Silva, professora e coordenadora do Centro das Mulheres do Cabo (CMC); Regina Célia Almeida, filósofa e professora universitária, sócia fundadora, vice-presidenta e diretora pedagógica do Instituto Maria da Penha; e Vilaneida Aguiar Barbosa, delegada da Polícia Civil de Pernambuco.
Sílvia Cordeiro, secretária da Mulher do Estado, que também foi uma das condecoradas, aproveitou para agradecer a comenda e destacar o esforço de Jaboatão na luta pelos direitos das mulheres. “É uma honra estar neste município, que também tem uma grande importância na luta pela afirmação da política de Igualdade. Estou muito agradecida pelo prêmio e estamos todos juntos para continuar o nosso trabalho”, afirmou.
Regina Célia Almeida falou em nome de todas as homenageadas. “Eu sou negra, nordestina, brasileira e professora. Então imaginem quanta identidade para sofrer qualquer tipo de discriminação, de ouvir muitos ‘nãos’. No entanto, é a partir dessa identidade que buscamos o sim. E com perseverança que estamos na luta e vamos chegar ao sim”, destacou a professora. Ao final da solenidade, Lúcia dos Prazeres recitou um de seus poemas.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/secretaria-municipal-de-desenvolvimento-e-mobilizacao-social/2015/12/23/NWS,419966,52,552,JABOATAO,2132-MULHERES-HOMENAGEADAS-MEDALHA-MULHERES-GUARARAPES.aspx
Nenhum comentário :
Postar um comentário