A Frente Parlamentar de Combate ao Uso do Crack e Outras Drogas realizará vistoria, nesta quarta-feira (16), às 10h, no presídio Frei Damião de Bozzano, antigo Aníbal Bruno Bruno, que faz parte do Complexo Prisional do Curado. A iniciativa partiu do coordenador do grupo, o deputado estadual Professor Lupércio. A intenção é fazer um levantamento na área para avaliar a criação de um espaço de reabilitação para dependentes químicos na unidade. A equipe é ligada à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Além do Aníbal Bruno, o plano de criação de áreas de reabilitação para dependentes químicos deverá englobar as principais unidades prisionais do sistema carcerário do Estado. A frente já visitou o Centro de Triagem Professor Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, e a Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá.
No início deste ano, o assunto foi alvo de discussão pela frente, que protocolou um projeto de lei sobre o tema. A ideia, entretanto, foi reprovada pela Comissão Estadual de Constituição, Legislação e Justiça por ser considerada onerosa ao Poder Executivo. Apesar disso, a frente continua trabalhando para garantir a adequação do texto a fim de protocolar um novo projeto em 2016.
“Temos constatado nas visitas que é possível trabalhar com as áreas já existentes nos presídios, sem precisar construir novas dependências. Seria uma questão de organização”, explicou o deputado.
O parlamentar esclareceu também que profissionais voluntários podem desempenhar o trabalho sob a supervisão dos funcionários das instituições.
A Frente atua em cima de três eixos: prevenção, reabilitação e ressocialização. Além do Professor Lupércio, também fazem parte da Frente os deputados Adalto Santos, André Ferreira, Joel da Harpa, Miguel Coelho, Pr. Cleiton Collins, Priscila Krause, Raquel Lyra e Ricardo Costa.
Fonte:http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=225953
Nenhum comentário :
Postar um comentário